Veja as 5 competências profissionais que você deve desenvolver!
POSTSO sucesso profissional e a qualidade de vida no trabalho dependem de algumas características que devem ser desenvolvidas ou aprimoradas pelo indivíduo: as competências profissionais. Elas acima de tudo, representam os diferenciais do empresário, do executivo e de qualquer trabalhador.
Constituem qualidades que contribuem para melhores resultados nas atividades conduzidas. Sendo assim, quando deixamos estes aspectos de lado, corremos o risco de sofrer uma desvalorização profissional.
Continue a leitura e veja 5 competências profissionais que você deve desenvolver.
1. Proatividade
A proatividade é a característica de quem toma a iniciativa de levar adiante boas ideias, suas ou de terceiros. É uma competência essencial no profissional moderno e muito valorizada pelas empresas, uma vez que as instituições contam com os colaboradores proativos.
Essa qualidade traz maior dinamismo para a organização e é um dos pilares de uma equipe vencedora. Se ainda não faz parte de suas qualidades profissionais, trabalhe para desenvolvê-la e cultivá-la, pois é um grande diferencial.
2. Trabalho em equipe
Ao lado da proatividade, está a capacidade de trabalhar em equipe como outra virtude da profissional sobre a qual se sustenta o funcionamento das empresas de sucesso. Essa característica viabiliza a construção de equipes fortes, além de, ajudar a corrigir distorções individualizadas que costumam ocorrer.
Se você desenvolve essa competência, sua presença na equipe ganha importância, pois você se torna um agregador, isto é, aquele que ajuda a reunir o grupo. Ao mesmo tempo, você passa a despertar comportamento de mesma natureza nos colegas com potencial semelhante.
3. Autoconfiança
A autoconfiança é fundamental para qualquer profissional. No entanto, o ideal é alimentar sua autoconfiança, se baseando nos conhecimentos adquiridos, resultados apresentados e experiências no geral. Essa é uma característica que deve ser o resultado do esforço de reconhecer as próprias fraquezas e corrigi-las.
O lado escuro da autoconfiança pode ser a prepotência e a ideia de que sabe tudo, e de que a sua é sempre a melhor solução. Absolutamente não se trata disso, mas de um dos pressupostos da liderança: ser autoconfiante por que sabe onde deve chegar.
4. Organização
A organização é a característica que permite otimizar os recursos disponíveis e realizar uma boa gestão do tempo. Como um profissional organizado, seu trabalho será sempre valorizado pelo mercado, qualquer que seja o segmento em que você atue e, na vida pessoal, a organização financeira é essencial.
Através destas competências, fica mais fácil de apresentar bons resultados, conduzir da melhor forma as tarefas. Quando associada à proatividade, é capaz de produzir profissionais imbatíveis naquilo que fazem.
5. Desejo de aprender
A vontade de aprender se harmoniza com a necessidade de permanente evolução. Nesse sentido, os negócios precisam dessa competência para o crescimento e para conseguir apresentar cada vez melhores resultados.
Essa característica permite o indivíduo tornar-se multidisciplinar em suas possibilidades e muito mais facilmente se posicionar diante das demandas do mercado e evoluir em seu plano de carreira. É uma qualidade indispensável para o crescimento de qualquer profissional, mas especialmente do MEI.
Como você pode perceber, o desenvolvimento de competências profissionais faz parte do crescimento e facilita a colocação e a desenvoltura no mercado, sobretudo para o MEI. Dessa forma, as principais capacidades técnicas do profissional devem ser aprimoradas na direção dessas competências.
Continue conosco em nossas redes sociais e aprimore o seu desempenho: Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn.