6 passos para você melhorar sua organização de tempo agora mesmo!

Casa & Família

Embora as pessoas tenham atingido um novo nível de conectividade e produtividade com as inovações tecnológicas, é inegável que a nossa rotina se tornou mais agitada, não acha? Isso tende a dificultar a organização de tempo para eventos importantes.

Com os dias cada vez mais corridos, o tempo para se dedicar à família ou mesmo para descansar tem sido reduzido. Tal situação abre espaço para uma série de problemas — entre eles, podemos citar o estresse.

Para melhorar suas condições de vida e ensinar a você como usar o tempo de forma mais adequada, preparamos este conteúdo. Continue a leitura e descubra 6 passos para obter sucesso na organização de tempo!

1. Crie metas e planeje o percurso até elas

Todas as atividades humanas são desenvolvidas em prol de objetivos específicos. O problema é que, em boa parte das vezes, trata-se de metas grandes demais para serem alcançadas de uma só vez. O melhor caminho para que elas sejam atingidas com mais facilidade é dividi-las em pequenos objetivos menores e alcançar um de cada vez.

Ao realizar uma divisão em metas, torna-se possível observar de forma clara cada tarefa que deve ser feita e realizar planos de ação para que sejam cumpridas com maior facilidade e rapidez. Digamos que o objetivo em questão seja organizar o espaço e melhorar o ambiente do escritório, por exemplo.

Dividir a tarefa em pequenas etapas menores, como arrumar os arquivos, tirar a poeira das mesas e jogar fora a papelada que já não é necessária, deixa a visualização da atividade mais intuitiva e esclarece qual procedimento deve ser realizado para o alcance do objetivo.

2. Delegue tarefas quando não for capaz de cumpri-las adequadamente

Em um ambiente de trabalho competitivo, mostrar proatividade e engajamento é fundamental para uma pessoa que pretende se desenvolver profissionalmente. Nesse contexto, pode ser muito difícil dizer não a uma demanda.

Mas vale considerar que, ao pegar um grande número de atividades ao mesmo tempo, é praticamente impossível apresentar um bom resultado em todas elas. Na verdade, em uma situação como esta, é mais provável que o desempenho fique abaixo da média como um todo.

Portanto, antes de aceitar um trabalho, a pessoa deve analisar se de fato tem possibilidade de realizá-lo corretamente. Caso a resposta seja negativa, é melhor explicar isso ao chefe e delegar a tarefa para outra pessoa.

Tomando esse cuidado, o profissional pode focar no número de atividades que consegue entregar adequadamente, terminá-las de modo mais rápido e, ainda, obter um resultado acima da média em cada uma delas.

3. Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje

Mesmo que o ditado seja antigo, sua sabedoria pode ser plenamente aplicada atualmente, pois a procrastinação é uma das maiores inimigas da organização de tempo. À primeira vista, é possível pensar que deixar o cumprimento de certa demanda para depois é o caminho para descansar ou passar mais tempo com a família.

O grande problema é que as tarefas ficam mais complexas conforme se acumulam. Como consequência, uma falha que seria facilmente resolvida acaba se tornando dor de cabeça quando somada a outras questões pequenas.

O resultado de realizar as atividades assim que elas surgem é uma resolução mais rápida, o que acaba se traduzindo em mais tempo disponível!

4. Tome cuidado para não perder o foco

Em meio ao dia a dia, pequenas distrações não são raras. Portanto, é importante que a pessoa interessada em organizar melhor seu tempo tenha o cuidado de não se deixar levar por elas.

Para manter o foco nas atividades que está realizando, muitas vezes se faz necessário encerrar antecipadamente uma conversa (sempre de forma educada) ou recusar tarefas que nada tenham a ver com sua atividade-fim.

Assim, é possível manter o foco e terminar o trabalho em um período mais curto. Além disso, ao dar mais atenção à atividade, o profissional notará erros que antes passariam despercebidos e terá a chance de eliminá-los.

5. Reserve espaço na agenda para suas atividades pessoais

Um erro cometido por grande parte das pessoas é agendar apenas os compromissos ligados a trabalho ou estudos, deixando os objetivos pessoais para qualquer tempo livre que sobrar. Embora essa atitude não aparente ser um grande problema, acaba levando o indivíduo a ficar sem tempo suficiente para si mesmo e sua família.

Sem esse descanso necessário, a saúde física e mental acaba abalada, o que prejudica as demais atividades agendadas. Portanto, é fundamental que sua organização de tempo considere um tempo útil para que você se dedique à família ou a algum hobby.

6. Faça uso da tecnologia

O mau uso do celular é um dos maiores impedimentos para que uma pessoa organize seu tempo de forma adequada. Redes sociais, aplicativos, jogos: são muitas as distrações prontas para tomar boa parte do nosso tempo.

Apesar disso, é fato que as inovações tecnológicas vieram para melhorar nossas vidas e existem boas soluções para quem deseja organizar melhor seu tempo disponível. Entre elas, podemos citar os aplicativos desenvolvidos para facilitar a execução de tarefas.

Através de agendas eletrônicas, alarmes e lembretes automáticos, essas tecnologias nos permite planejar o dia a dia e acompanhar, em tempo real, se as metas estipuladas estão sendo devidamente alcançadas ou não.

O estilo de vida movimentado é apreciado por um grande número de indivíduos, mesmo aqueles que têm família. A movimentação em si não é um problema — a situação só se torna prejudicial quando a pessoa perde o controle sobre o próprio tempo e deixa de se dedicar a si mesma.

Realizar um controle efetivo de atividades é fundamental para evitar esse erro. Tomando tal cuidado, conseguir tempo para si mesmo e melhorar sua qualidade de vida se tornarão missões simples!

Saber como ter uma boa organização de tempo é fundamental, mas, mesmo com esse conhecimento, às vezes é difícil ficar o bastante com nossos entes queridos. Para resolver a questão, descubra como conciliar a rotina entre o trabalho e a família!