Fechar

Aviso
Devido ao feriado do securitário, não teremos expediente hoje.
Retornaremos nossas atividades dia 17/10.

Blog

Proteção para toda a família!

Home Blog 7 dicas essenciais para você tomar decisões melhores na sua vida

7 dicas essenciais para você tomar decisões melhores na sua vida

POSTS

Tomar decisões normalmente envolve fazer de uma opção, uma escolha, ou seja, optar por um, em relação a outro. O receio de errar, assim como a insegurança de deixar para trás certas oportunidades, tende a ser paralisante para muita gente. É quase uma regra geral.

Desse modo, conhecer a situação e entender o que se passa com nossos sentimentos é essencial para se decidir com segurança. Para conseguir bons resultados nessa estratégia alguns cuidados são de grande valia.

Continue a leitura e conheça 7 dicas essenciais para tomar melhores decisões na vida.

1. Entenda a lógica de uma decisão

Fazer uma opção por um caminho quase sempre envolve deixar outro, ou seja, em qualquer decisão haverá um aspecto que decidimos deixar para trás. Por exemplo: qual a melhor escola para os filhos? Acima de tudo, essa lógica da decisão nos impõe a responsabilidade de assumir e de encarar os resultados, caso seja necessário.

2. Mude a perspectiva

Diante da necessidade de uma decisão costumamos adotar um ponto de vista para a situação. Primeiramente, procure identificá-la e, uma vez conhecendo essa primeira abordagem, em seguida, tente olhar de um ângulo diferente. Às vezes, apenas a mudança de perspectiva já traz mais clareza e facilita a tomada de decisão.

3. Considere opiniões contrárias às suas

Um contraponto quase sempre permite esclarecer melhor a própria opinião que se tem a respeito de algum assunto. Dessa forma, se for um tema do qual você já conheça essas opiniões, pondere sobre elas. Se não, peça para alguém de sua confiança contra argumentar as suas próprias opiniões e tente sustentá-las.

4. Evite a paralisia analítica

Por vezes, somos atraídos para a armadilha da procrastinação em nome da necessidade de avaliar melhor a situação. Assim, podemos acreditar ser necessário analisar uma infinidade de variáveis para um dia decidir. Para resolver isso, a dica seguinte é suficiente: defina um prazo.

5. Defina um prazo para decidir em cada situação

A ideia central dessa dica reside no fato de que, havendo um prazo, uma decisão pode ser mais facilmente tomada. Portanto, avalie a situação e, em função de suas prioridades e das possibilidades existentes no caso, defina o prazo mais adequado. Afinal, gestão do tempo também traz eficiência.

6. Considere a influência do medo

O medo, de qualquer natureza, tende a ser paralisante e impedir uma tomada de decisão, especialmente se houver situações de risco, reais ou imaginárias. Por sua vez, é importante discernir entre medo e precaução. Sendo assim, procure identificar o que ocorre e, se for medo, pondere sobre os fundamentos que o motivam.

7. Evite decidir por impulso

Decisões por impulso costumam ocorrer quando conduzidas por fatores emocionais que, embora sejam úteis, não podem ter as rédeas nas mãos. Se for o caso, aguarde um pouco, pondere de modo racional e verifique outras possibilidades.

Na verdade, essa pode ser uma regra inteligente para todos os casos que não exijam alguma urgência. Considere avaliar racionalmente a importância da contratação de um seguro, ao invés de fazê-lo após um acidente.

Com a prática desses cuidados e mesmo sua adoção como regras pessoais, tomar uma decisão se dará de modo mais fácil e com mais segurança.

Se você gostou deste post, assine nossa newsletter e tenha sempre a informação precisa para definir os caminhos a seguir.

Cadastre-se em nossa newsletter

    FECHAR