8 livros sobre controle financeiro para novos hábitos

DESTAQUES Finanças Pessoais POSTS

Se você quer criar um patrimônio que dê segurança financeira para você e seus familiares, é preciso aprender como fazer a gestão dos seus recursos, pensando no futuro. E nada melhor do que os ensinamentos de quem atingiu esse objetivo com maestria. Por isso, neste post, listamos para você os 8 livros sobre controle financeiro.

Cada uma dessas obras ajudará a lidar com o seu dinheiro de uma maneira mais consciente, prática e objetiva. Assim, ficará muito mais fácil cuidar dos seus ativos para ter um futuro tranquilo. Veja quais são esses livros!

1. Pai Rico, Pai Pobre

Esse é um best seller das finanças pessoais e educação financeira. Com leitura muito atrativa, Sharon Lechter e Robert Kiyosaki passam conceitos úteis sobre dinheiro de forma simples e clara.

A narração discorre a respeito dos pais de um bilionário. Seu pai biológico era o “pai pobre” e o pai do seu melhor amigo, o “pai rico”. A ideia é mostrar que os ricos não trabalham por dinheiro.

Pai Rico, Pai Pobre fala sobre como o entendimento de algumas questões básicas sobre economia pode ajudar no acúmulo de patrimônio, de modo que você consiga sua independência financeira.

2. Os Segredos da Mente Milionária

A expressão “mente milionária” realmente é um mindset importante para todo mundo que deseja ter hábitos saudáveis ao lidar com dinheiro. O modo de pensar dos ricos é o que muda a trajetória de uma vida financeira bem ou mal sucedida. Nesse livro, T. Harv Eker esclarece tudo isso com sabedoria.

A leitura desse sucesso em vendas fará com que você repense algumas concepções que impactam a maneira como você faz o seu controle financeiro. Os segredos da mente milionária reforça hábitos positivos que talvez você já esteja praticando.

3. Trabalhe 4 Horas por Semana

A maioria dos empreendedores digitais atuais apontam essa obra como uma leitura obrigatória. O conteúdo vai muito além de finanças e negócios, abordando questões relacionadas à busca de qualidade de vida.

É para quem sonha em sair da rotina, viajando pelo mundo com uma renda mensal milionária. Ou então, para os que simplesmente desejam diminuir o ritmo de trabalho para aproveitar mais os momentos que realmente importam.

Com interação e irreverência, Timothy Ferriss conta de que forma ele foi capaz de construir uma fortuna automatizando seu negócio para que trabalhasse somente 4 horas por semana. Muito além da reflexão a respeito de finanças pessoais e economia, esse livro oferece orientações para o vínculo entre a rotina de trabalho e o empreendedorismo.

Tim Ferriss regidigiu esse best seller pensando em como as pessoas poderiam se sentir mais satisfeitas com o que fazem, sem deixar de ganhar dinheiro com isso. A ideia é refletir se o jeito como as pessoas conciliam carreira e vida pessoal atualmente faz sentido ou se essa correlação está impactando os empreendedores negativamente ao gerar níveis elevados de estresse.

4. Dinheiro é um Santo Remédio

Muita gente só se preocupa com as questões financeiras quando elas atingem um patamar grave. Com uma escrita de fácil compreensão, os autores Conrado Navarro e André Massaro procuram dar um incentivo para seus leitores mudarem essa atitude.

Para tanto, estimulam o hábito de prestar atenção, diariamente, à vida financeira por meio de uma metodologia simples que calcula indicadores importantes. Dinheiro é um Santo Remédio está entre os livros mais vendidos de finanças pessoais. Como bônus, você tem acesso a uma planilha gratuita online para fazer o seu controle financeiro.

5. A Nova Regra do Jogo

Esse livro foi escrito por Rafael Paschoarelli com o intuito de evidenciar as artimanhas bancárias, de lojistas e corretoras em relação ao dinheiro. O conceito de A Nova Regra do Jogo é revelar de que maneira algumas instituições fazem proveito da falta de informação de grande parte da população para ter lucro.

Dentro desse contexto, Paschoarelli ensina as pessoas a estarem devidamente preparadas para enfrentar essas armadilhas. Para tanto, o autor apresenta ensinamentos de negociação e renegociação de dívidas, análise de boas alternativas de negócios, proteção do seu patrimônio e construção de uma visão crítica sobre o mercado financeiro.

6. Quem pensa enriquece

Esse livro foi escrito por Napoleon Hill, que levou 20 anos para investigar as metodologias e boas práticas das 500 pessoas mais ricas do mundo nas primeiras décadas do século XX. Esse estudo possibilitou que o autor extraísse 15 métodos que eram comuns a todos que conseguiram formar grandes fortunas.

O primeiro lançamento da obra foi em 1937. Até hoje, mais de 20 milhões de cópias foram vendidas ao redor do mundo. Não é à-toa que Quem pensa enriquece é visto como um grande clássico das finanças pessoais.

7. O homem mais rico da Babilônia

Esse livro já vendeu mais de 2 milhões de unidades pelo mundo. Por aqui, O Homem mais rico da Babilônia teve sua publicação no ano de 2013. Ao longo das suas 160 páginas, George S. Clason invoca ensinamentos de uma civilização muito antiga, que foi bastante rica: a babilônica.

Com isso, ele consegue elaborar conselhos de como produzir mais renda para acabar com os seus problemas financeiros. O autor faz correlações interessantíssimas entre a riqueza da Babilônia e a maneira como tratamos nossa vida financeira hoje em dia. Se você gosta de história, não deixe de ler essa obra.

8. Cartas a um jovem investidor

O consultor financeiro, professor, palestrante e administrador Gustavo Cerbasi escreveu esse livro para quem quer se dar bem no mundo das das finanças e dos investimentos. O modo que ele encontrou para fazer isso é contar as decisões que ele precisou tomar ao longo da sua própria trajetória.

Essa obra foi intitulada Cartas a um jovem investidor porque a sua estrutura tem o formato de cartas. É assim que Cerbasi divide o que aprendeu e seus conhecimentos, dando dicas de investimentos.

Esses livros 8 livros sobre controle financeiro que acabamos de apresentar, o ajudarão a alcançar a tão sonhada independência financeira. Mas, para ter um futuro seguro, quando o assunto é dinheiro, você não pode se esquecer de criar um planejamento financeiro em família.

Quer saber como fazer isso? Baixe o e-book sobre planejamento financeiro familiar agora mesmo!