Afinal, como conciliar a rotina entre trabalho e família?

Carreira DESTAQUES POSTS

Quem é que nunca reclamou de falta de tempo? Esse é o dilema do mundo moderno. As pessoas estão tão ocupadas com os afazeres de suas vidas profissionais que mal resta tempo para se dedicarem à vida pessoal. O maior desafio de quem vive essa realidade é, sem dúvidas, saber conciliar trabalho e família.

Essa não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Você não pode prejudicar a sua vida profissional (afinal, essa é a sua base financeira), tampouco pode abrir mão do seu bem mais precioso, que é a sua família.

Se você se identificou com essa situação, então é melhor continuar lendo este post. Aqui nós mostraremos as melhores maneiras de equilibrar vida pessoal e profissional. Vamos lá?

Mantenha a organização

Seja você um profissional autônomo ou um colaborador com expediente fixo, organização é a palavra-chave para não levar o trabalho para casa. Muitas pessoas não conseguem terminar os seus afazeres dentro do ambiente de trabalho e acabam levando alguns serviços para serem finalizados dentro de casa.

É claro que uma vez ou outra é normal que isso aconteça, mas lembre-se bem de que o seu local de trabalho é a sua empresa, e que a sua casa deve ser o seu refúgio (e não o seu segundo turno).

Para algumas pessoas essa pode parecer uma tarefa impossível, mas saiba que é fácil manter o trabalho em dia. Primeiramente, não assuma mais compromissos do que você pode aguentar, todos temos um limite e você precisa saber qual é o seu e respeitá-lo. Em segundo lugar, fique atento aos prazos de entrega, caso seja possível e necessário, negocie esse prazo.

Por último, pare de procrastinar. O que não for feito dentro do seu local de trabalho precisará ser feito em casa, por isso, prefira fazer agora do que mais tarde.

Aprenda a dizer não

Saber dizer não é importantíssimo, principalmente para quem trabalha para outras pessoas. Não é porque você é um colaborador que é obrigado a fazer tudo o que seu chefe mandar, como fazer horas extras durante os finais de semana ou feriados. Pode parecer meio assustador, mas não há nada de errado em negar um pedido feito pelo seu superior, principalmente se ele fere seus direitos.

Veja bem, nós sabemos que ser um colaborador solícito é muito importante para a sua vida profissional, isso faz com que a empresa enxergue você com bons olhos. Não estamos sugerindo que você deixe de fazer favores, afinal, agradar o chefe é importante.

Contudo, saber dizer não, eventualmente, é tão importante quanto ser prestativo. Caso contrário, podem começar a abusar da sua boa vontade dentro da empresa já que você não parece ser capaz de negar um pedido.

Faça as refeições com a sua família

As refeições, principalmente a hora do jantar, são um momento muito importante para a família. É quando todos podem sentar-se à mesa e compartilhar as experiências e dizer como foram os seus dias. Diferentemente do almoço, durante o jantar ninguém precisa comer com muita pressa porque em seguida precisa trabalhar ou estudar. Esse é o momento perfeito para reunir a família.

Provavelmente, durante a semana, você deve ter poucas chances de ficar perto de toda a sua família como durante o jantar, portanto, não desperdice esse momento. Alguns imprevistos podem acontecer uma vez ou outra, mas tente sempre honrar o horário das refeições. Essa é uma das melhores táticas para conciliar trabalho e família.

Peça ajuda ou delegue funções

Algumas pessoas são tão orgulhosas que não conseguem pedir ajuda nem nos momentos mais extremos. Carregar a empresa inteira nas costas sozinho é impossível, por isso é tão importante aprender a pedir ajuda.

Você, mais cedo ou mais tarde, vai se deparar com um serviço grande demais para ser feito sozinho — é para isso que servem os colegas de trabalho! Se você não quer levar serviço para casa ou passar o final de semana trabalhando, é melhor deixar o orgulho de lado.

Mais importante do que aprender a pedir ajuda é aprender a delegar tarefas. Se você receber um trabalho que acabará bagunçando o seu cronograma, repasse-o para outra pessoa. Como já foi dito, você precisa conhecer os seus limites. Em vez de ficar saturado com serviço, delegue algum deles para uma pessoa menos ocupada.

Respeite o seu momento de férias

Todo mundo merece uma folga, não é mesmo? Permita-se descansar durante o seu período de férias, nada de aproveitar esse tempo livre para terminar algum trabalho ou resolver questões dentro da empresa.

Certifique-se de não marcar nenhum compromisso relacionado a trabalho durante as suas férias e nada de ficar o tempo todo grudado no celular respondendo a e-mails. Desligue-se totalmente do seu trabalho e foque somente no seu divertimento.

Aproveite que esse é o único momento em que todos da família estão livres. Passeie, divirta-se, viaje. Quando as suas férias acabarem, você poderá finalmente voltar para o seu trabalho.

Use a tecnologia a seu favor

Quem trabalha muito geralmente não consegue dar a devida atenção aos seus filhos ou companheiros. Uma ótima dica é usar a tecnologia para ficar próximo das pessoas que você gosta durante os intervalos do seu trabalho.

Mande mensagens para o amor da sua vida, converse com seus filhos, esteja presente mesmo que virtualmente. Pode ter certeza que eles ficarão felizes pois perceberão que você se importa. O importante é mostrar para a sua família que eles podem contar com você. Só tenha cuidado para não trocar o contato físico pelo virtual, por mais que você se mantenha presente por mensagens e ligações é importante ver a sua família pessoalmente.

Como você pôde perceber, conciliar trabalho e família não é impossível, basta ter força de vontade. Se você souber equilibrar a sua vida profissional, logo sobrará tempo para dedicar à sua vida pessoal. Temos certeza que, ao seguir todas essas dicas, você conseguirá se doar para a sua família sem prejudicar o seu trabalho.

Gostou do texto? Está interessado em ler mais artigos desse tipo? Então, siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas atualizações! Você nos encontra no Facebook, no Instagram, no YouTube e também no Twitter!