Afinal, por que é importante um seguro para profissionais liberais?

Carreira DESTAQUES POSTS

Captar clientes, manter as contas em dia, planejar a aposentadoria etc. São tantas obrigações que passam pela cabeça de quem está atuando no mercado que o seguro para profissionais liberais, às vezes, podem ser deixados de lado.

Profissional liberal é aquele que possui a formação obrigatória para exercer determinada atividade e que escolhe, de acordo com sua conveniência, se vai atuar por conta própria, prestar serviço para uma empresa ou misturar essas duas formas.

Como não possuem contratos na modalidade CLT, os profissionais liberais contam com condições de trabalho mais fragilizadas em relação à demanda de serviço, suporte por motivos de doenças, manutenção de seus equipamentos, entre outras questões. 

Além disso, há os riscos inerentes a determinadas profissões, como uma fatalidade no atendimento realizado por um médico, por exemplo. Esse é um dos bons motivos para ter um seguro.

A seguir, confira outros motivos que demostram a importância do seguro para profissionais liberais, além de algumas dicas sobre como escolher o melhor. Boa leitura!

Recurso para indenizações e questionamentos judiciais

Mesmo com um bom planejamento financeiro e controle dos contratos, a maioria dos profissionais liberais não tem uma reserva destinada ao pagamento de indenizações e processos judiciais.

Não é que eles não tenham o hábito de poupar, mas é porque, na maioria dos casos, os valores contestados ou indenizações solicitadas são infinitamente mais altos do que alguma reserva que possam ter.

Sem um seguro, poupar uma quantia pequena pode ser insuficiente, enquanto um montante muito grande pode impedir que o profissional faça investimentos em outras áreas da sua carreira.

Frente a essa situação, haveria a necessidade de montar uma estratégia de investimento em alguma modalidade que oferecesse liquidez para um resgate rápido e com boa rentabilidade.

Por outro lado, ao contar com um seguro apropriado e devidamente quitado, é possível acionar a apólice para tratar contestações de responsabilidade civil e solucionar tal demanda.

Suporte financeiro para cobrir afastamentos temporários

Existem afastamentos por razões felizes, como é o caso de uma gravidez, e outros nem tanto, como aqueles realizados por conta de doenças ou incapacidades temporárias.

Se o afastamento não se enquadra na primeira categoria, ter um seguro de vida permite que o profissional liberal acione sua apólice em um momento complicado e receba o suporte financeiro necessário para amenizar ou resolver suas despesas durante sua ausência no trabalho.

Vale lembrar que, para o profissional liberal, estar afastado de suas funções, em alguns casos, pode significar o fim da sua fontes de renda. Com o suporte financeiro oferecido pelo seguro, o retorno ao mercado de trabalho pode ser menos traumático. Afinal, reconstruir contatos e vendas de produtos ou serviços demanda tempo e dedicação.

Garantia para profissionais liberais e suas ferramentas

Muitos profissionais liberais utilizam os seus próprios carros como ferramenta de trabalho. Se esse item é tão importante para os seus negócios, assegurá-lo significa contar com todas as precauções necessárias para que a atividade não seja interrompida.

Caso isso aconteça e seja necessário alugar um carro ou usar aplicativos de transporte para continuar trabalhando, por exemplo, a renda do profissional pode ser drasticamente afetada e trazer prejuízos financeiros.

Apoio familiar 

Uma das relevâncias do seguro está relacionada ao suporte financeiro aos familiares ou pessoas indicadas em caso de morte do profissional. Esse apoio garante uma vida segura por determinado tempo às pessoas que também dependiam da renda gerada, de modo que elas consigam se restabelecer.

Por outro lado, a possível ausência desse suporte poderia significar um comprometimento da qualidade de vida dos integrantes da família. Portanto, o seguro também representa uma proteção às pessoas ao redor do profissional.

Agora que você compreende a importância de um seguro para profissionais liberais, vale a pena entender como escolher um. Acompanhe a leitura!

Como escolher o seguro alinhado às suas necessidades?

O ideal é montar um checklist de prioridades e necessidades a serem atendidas, considerando alguns aspectos. São eles:

Avaliar o impacto dos custos mensais nas despesas

As coberturas determinam quanto o profissional liberal ou sua família recebe quando o seguro é acionado. Também é preciso considerar o pagamento da apólice.

Quanto ela custará mensalmente, as formas de pagamento e demais elementos de controle financeiro devem ser considerados, pois a inadimplência no pagamento inviabiliza seu acionamento nas ocorrências.

Estudar a credibilidade da seguradora

Existem muitas empresas de seguros no mercado, assim como representantes próprios e terceirizados. Um dos passos mais importantes é escolher uma seguradora com credibilidade e que demonstre consideração com o cliente.

Classic Seguros, por exemplo, trabalha com as melhores seguradoras do mercado. Para garantir que o seu cliente tenha todos os benefícios e coberturas que gostaria, ela faz, em primeiro lugar, uma consultoria para entender as suas necessidades. 

Ponderar sobre a apólice, suas condições e benefícios

Como existem boas seguradoras no mercado, além das coberturas básicas e os valores que o profissional liberal eventualmente receberia ao acionar a apólice, é importante estudar os serviços e assistências extras oferecidos.

Alguns disponibilizam serviços para suporte residencial, como chaveiros, e outros oferecem consultoria de saúde, descontos com laboratórios de exames, personal trainer e muito mais.

As condições e regras para o acionamento das apólices também é outro ponto de atenção: os canais de contato, tipo de documentação que deve ser apresentado, o suporte oferecido etc.

É preciso lembrar que, quando o seguro é acionado, o profissional liberal ou os seus familiares estão emocionalmente envolvidos e preocupados. Um profissional que tenha se acidentado, por exemplo, pode estar sentindo dores, preocupado com seus negócios e clientes que não poderia deixar de atender de jeito nenhum.

Para isso, um bom seguro para profissionais liberais pode oferecer um substituto na prestação de algum serviço. Nesse caso, se for da vontade do segurado, outro especialista na sua área pode ser direcionado para o serviço, garantindo que contratos do negócio não sejam rompidos.

Além disso, a seguradora pode oferecer assistências pessoais que podem salvar a vida de um profissional liberal em sua rotina frenética e inconstante.

Esses são alguns dos benefícios oferecidos pela Classic Seguros. Converse com um de nossos especialistas para saber mais sobre seguro para profissionais liberais e conte já com essa proteção.