Coberturas do Seguro de Vida: saiba quais são

DESTAQUES POSTS Seguro de Vida

As coberturas de seguro de vida são garantias contra diversos tipos de riscos e imprevistos que podem acontecer com você a qualquer momento. Portanto, é fundamental que pessoas que ajudam no orçamento do lar ou que são profissionais liberais e precisam trabalhar para ganhar seu dinheiro, estejam especialmente atentas para a necessidade de contratar um seguro de vida.

Afinal, será que seus filhos teriam condições de pagar todas as despesas da casa se você ficasse incapacitado de andar, ou se por qualquer outra razão não conseguisse mais trabalhar?

O seguro de vida traz, justamente, esse tipo de proteção financeira para você e sua família. Além do mais, outra vantagem é que ele não entra em inventário.

Continue a leitura deste post para entender melhor como funcionam as diferentes coberturas que um seguro de vida pode oferecer.

Morte por causas naturais ou acidental

Essa é a cobertura mais popular de um seguro de vida, garantindo a quem for apontado como beneficiário da apólice uma indenização em caso de falecimento do segurado, desde que seja por alguma causa natural ou acidental.

Levando em consideração que uma apólice tem como finalidade principal assegurar a proteção financeira da família, as seguradoras consideram os entes dos segurados como beneficiários automáticos. Durante uma dificuldade, com certeza, essa será uma ótima forma de garantir a estabilidade desses familiares.

Quando ocorre a morte por causas naturais ou acidentais, o seguro indeniza 100% do valor contratado na apólice. Já quando a causa da morte é um suicídio, existe uma carência legal de 2 anos para que a cobertura seja válida para que não restem dúvidas se o ocorrido foi premeditado. Nesse caso, a seguradora fica obrigada a pagar a mesma quantia estipulada para morte por acidente.

Invalidez permanente ou total por acidente

A cobertura de invalidez permanente ou total por acidente protege o segurado contra possíveis perdas, reduções ou qualquer tipo de incapacidade funcional de órgãos ou membros do seu corpo, mesmo quando ele ainda conseguir manter as demais funções corporais. Esse prêmio é calculado proporcionalmente ao valor do contrato, seguindo a tabela da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Essa tabela tem como referência a gravidade do dano que o segurado sofreu e quem determina o grau do comprometimento da lesão é um médico, por meio de uma perícia. Dessa maneira, caso o segurado perca 100% das funções dos dois braços ou das duas pernas, o prêmio pago será o valor total da cobertura prevista em contrato.

Agora, se o segurado perder a mobilidade em somente uma de suas mãos, a quantia paga pode diminuir até o patamar de 60%. Em contrapartida, perder a mobilidade de um dos membros inferiores confere ao segurado o pagamento de metade do valor contratado. Portanto, como podemos ver, cada caso deve ser avaliado individualmente.

Invalidez permanente por acidente majorada

Quando o segurado precisa utilizar, de modo específico, algum de seus órgãos ou membros para poder trabalhar, a cobertura é vista como um caso especial de invalidez. Por exemplo, uma bailarina que provê o seu sustento e o da sua família com a dança precisa das suas pernas para desempenhar essa função. Já um musicista precisa das suas mãos para tocar o instrumento, assim como um cirurgião precisa delas para desempenhar todo o seu trabalho.

Nesse tipo de situação, a cobertura de um seguro de vida tem a previsão de majorar, ou seja, aumentar o valor da indenização quando a invalidez permanente comprometer a habilidade laboral do segurado. Isso significa que ao contratar o tipo de cobertura majorada, a bailarina, o musicista e o cirurgião, por exemplo, podem pedir o total do prêmio do seu seguro.

Auxílio-funeral

O auxílio-funeral cobre todas as despesas do funeral do segurado caso ele venha a falecer durante a validade do contrato. Nessa cobertura, existe a comodidade de os familiares poderem escolher qualquer lugar para a contratação dos serviços, não sendo necessário seguir nenhuma orientação da seguradora.

O reembolso de todos os gastos é feito mediante a apresentação das notas fiscais, sendo que o teto do valor será determinado pelo que está previsto na apólice. O contrato também prevê a quem esse dinheiro será endereçado, mas os familiares podem fazer a indicação de um terceiro, caso essa pessoa tenha sido responsável pelas despesas do funeral.

Assistência funeral

Apesar do nome ser muito parecido com o auxílio-funeral, essa é uma cobertura diferente, pois a assistência funeral determina que a própria seguradora indique quem serão as empresas responsáveis pela prestação dos serviços referentes ao contrato, como velório, sepultamento, taxa para certidão de óbito, transporte do corpo, entre outros.

A similaridade entre o auxílio-funeral e a assistência funeral fica a cargo do valor pago, pois os dois devem ser estipulados no contrato do seguro. Se acontecer dos gastos serem maiores do que esse valor, os familiares deverão assumir essa diferença.

Doenças graves

Essa cobertura garante ao segurado o direito ao prêmio caso ele seja diagnosticado com alguma doença grave ou que tenha sido especificada e caracterizada no contrato do seguro. Existem outros nomes para esse tipo de cobertura, como “Diagnóstico de câncer”. Também pode acontecer de a apólice segmentar as doenças por sexo, por exemplo, câncer de próstata para homens e câncer de mama para mulheres.

Acidentes pessoais

A cobertura de acidentes pessoais, como o próprio nome diz, oferece proteção apenas para morte, invalidez e demais riscos ocasionados, exclusivamente, por algum acidente que venha provocar uma lesão física ou óbito. Caso a lesão exija tratamento médico, o segurado pode estar coberto também. Um ponto importante é salientar que se o acidente causar lesões apenas temporárias, a cobertura não é válida.

Ao contratar um seguro de vida, você também deve considerar incluir seu marido ou esposa e filhos como dependentes da sua apólice. Assim, os benefícios serão concedidos para toda a família, conforme previsto na minuta contratual. Ao optar pela inclusão dos seus dependentes na sua apólice de seguro, você economizará no valor final, pois fica mais barato do que contratar os seguros de vida individualmente para cada familiar.

Agora que você já está por dentro de como funcionam as coberturas de seguro de vida, entre em contato com a Classic Seguros para encontrar um seguro de vida de acordo com as necessidades da sua família!