Como contar aos beneficiários sobre o seu Seguro de Vida?

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Que coisa boa! Você adquiriu uma apólice seguro de vida para proteger financeiramente sua família (ou quem você desejar) no caso de seu falecimento.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Departamento Jurídico e Geral do Reino Unido, uma família mediana britânica possui economias suficientes para sobreviver financeiramente por apenas 18 dias após a perda da renda do principal provedor. Após esse período, essa família ou ficará desemparada ou dependerá totalmente de benefícios do governo e/ou ajuda de amigos e familiares.

Ter um seguro de vida é um grande passo em sua vida porque esse investimento garante que sua família tenha recursos para se manter quando você não estiver mais aqui. Além disso, o seguro protege seu patrimônio, evita o endividamento familiar e ainda oferece coberturas que podem ser usufruídas, em vida, pelo titular.

Porém, mesmo com todos esses benefícios falar sobre seguro de vida pode causar estranheza. Para te ajudar nessa empreitada, elencamos abaixo as precauções que devem ser tomadas por você para que os seus beneficiários usufruam do seguro de vida no momento certo. Acompanhe!

1° ETAPA: ORGANIZANDO A DOCUMENTAÇÃO
Agora que você tem o seguro de vida, é fundamental repassar a uma ou duas pessoas de confiança ou aos seus beneficiários, informações como número da apólice e nome da corretora ou seguradora contratada. Isso ocorre porque é muito importante que eles saibam como acionar o seguro de vida para que possam se beneficiar do pagamento.

Os passos abaixo o ajudarão a organizar toda documentação necessária para que tudo ocorra com tranquilidade.

1) Separe a documentação
Em dois envelopes coloque cópias de sua carteira de identidade, CPF, testamento e apólice do seguro de vida. Se você não possuir a apólice impressa, anote em um papel o nome, telefone e endereço da seguradora ou corretora, bem como o número da apólice. Se possível, guarde também os comprovantes de pagamento. Conserve esses envelopes em dois lugares distintos e informe aos beneficiários – ou a uma pessoa de confiança – sobre sua localização.

2) Digitalize os documentos
Digitalize esses documentos e armazene-os no suporte de sua preferência – que pode ser um pen drive, HD externo ou nuvem, cuidando para que as pessoas a quem você contou sobre o seguro possam acessá-los quando necessário.

3) Converse com seu advogado ou contador
Caso você tenha um advogado ou contador em quem confie e que já administre suas finanças, é interessante deixar em suas mãos uma cópia desses documentos anexados ao seu testamento, caso haja um.

Se quiser, pode até anexar uma carta que pode ser lida posteriormente por seus familiares contando um pouco mais sua decisão de contratar um seguro, bem como o porquê da escolha dos valores que cada membro designado irá receber (essa carta é adicional).

Se sua documentação ainda não está em ordem, agora é o momento perfeito para iniciar o processo. Caso você não saiba como separar, no meio de toda a papelada, aqueles documentos importantes que devem ser guardados, o guia que você encontra aqui vai orientá-lo.

2°ETAPA: ACIONANDO O SEGURO EM CASO DE MORTE DO TITULAR
Acionar o seguro de vida é um momento bastante delicado. Por essa razão os passos a seguir farão com que todo o processo corra de forma simples evitando transtornos. O ideal é que você imprima essas instruções e junte ao restante da documentação apresentada no item anterior.

• Entre em contato com a Central de Relacionamento da sua corretora ou seguradora.
• Informe os dados do titular do Seguro como CPF, RG e número da apólice (se tiver). Com esses dados em mãos, a solicitação será aberta com mais facilidade e fluidez.

PROTEÇÃO PARA O QUE IMPORTA
Quem ama, cuida! Logo, é preciso pensar no futuro de seus dependentes contemplando os diferentes cenários. Se você já adquiriu um Seguro de Vida Classic e tomou todas as providências para garantir sua proteção, assim como a de quem você ama, pode descansar tranquilo.

Se ainda não possui um seguro de vida, entre em contato com a Classic Seguros para saber qual plano vai atender melhor as suas necessidades. Até a próxima!