Como divulgar minha empresa? Confira 4 dicas de marketing e comunicação

Carreira

Ter uma boa campanha de divulgação é essencial para todas as empresas, principalmente para aquelas que desejam aumentar seu lucro conquistando novos clientes. A questão é que muitos empresários se perguntam incessantemente “como divulgar minha empresa?” Mas a resposta é simples!

A melhor forma de promover a divulgação de uma empresa é investindo na comunicação e no marketing — em especial no marketing digital, que se faz tão necessário neste mundo moderno e tecnológico. Assim, se você se preocupa com o futuro da sua empresa, está na hora de investir em estratégias de marketing e propaganda para alcançar melhores resultados.

Ficou interessado no assunto? Então confira as nossas dicas para descobrir quais são as melhores estratégias!

1. Tenha em mente qual é o seu público-alvo

Antes de criar qualquer plano de ação, você precisa se perguntar “qual é o público que eu quero atingir?” Essa é uma estratégia básica de marketing tradicional e digital.

Ter um público-alvo definido é importante porque, dessa forma, a empresa sabe com quem está lidando. Por isso, defina e detalhe a personalidade do seu consumidor principal, por exemplo: se você tem uma loja de lingeries, provavelmente o seu público-alvo são mulheres adultas.

Quanto mais você souber sobre o seu público, melhor. Portanto, conheça as necessidades do seu cliente, suas exigências, sua renda e onde moram, mas procure saber também o que eles estão buscando e quais sãos os seus desafios. Ao entender tudo isso, a empresa estará mais propensa a criar ações efetivas, que saciem as vontades dos clientes, e medidas que cuidem de suas dores.

Mas tenha em mente algo muito importante: as informações sobre o público-alvo não devem ser baseadas em suposições. A empresa deve fazer uma pesquisa para coletar dados reais, a fim de que os planos de ação sigam a direção correta.

2. Crie metas

Assim como você deve definir o seu público-alvo, também é importantíssimo saber onde você quer que a empresa chegue. Elaborar uma meta é fundamental, pois é a partir daí que os planos de ação serão criados.

Seja humilde e tenha os pés no chão, pois de nada adianta criar metas impossíveis de serem alcançadas. Toda vez que a empresa bate uma meta, tanto o empresário quanto os colaboradores são incentivados. Mas não se dê por satisfeito quando uma meta for atingida, crie outra logo em seguida! Toda empresa precisa ter um objetivo para seguir adiante e prosperar.

3. Esteja presente no mundo virtual

A tecnologia faz parte da vida da grande maioria da população nos dias de hoje. O seu público-alvo certamente tem acesso à internet, logo a sua empresa precisa estar presente nesse mundo online.

Atualmente, é imprescindível que as empresas tenham um endereço digital. A vantagem dos sites e blogs é que ambos são canais de comunicação baratos e que atingem um número enorme de pessoas de todos os lugares do mundo.

Os sites são uma ótima forma de venda, principalmente para quem deseja investir em e-commerce. Já os blogs aproximam o público da empresa, pois o cliente em potencial poderá conhecer mais sobre o trabalho da empresa, seus produtos e sua ética, por meio dos posts. A credibilidade da empresa aumenta quando todas as informações que o cliente deseja saber estão expostas na internet, isso significa que a empresa não tem nada a esconder e deseja manter um relacionamento saudável com seu público-alvo.

Outra vantagem de investir no mundo digital é que, por meio dos sites e blogs, você tem acesso ao número exato de pessoas que foram atingidas pelo seu conteúdo, você também sabe onde elas clicaram e o que elas compraram, ou seja, você terá dados concretos em suas mãos, que o ajudarão a descobrir o que mais chama a atenção do seu público dentro da sua empresa.

4. Conheça os seus concorrentes

Identificar os seus concorrentes é tão importante quanto conhecer o público-alvo. O intuito de conhecer a concorrência não é para gerar inimizade ou rivalidade entre os empresários, isso não passa de uma estratégia de marketing.

Dentro de um mercado tão concorrido, você precisa fazer de tudo para se destacar. Observe os erros da sua concorrência e aprenda com eles, da mesma forma que você também pode se inspirar nos acertos. Mas cuidado, tente sempre ser diferente dos seus concorrentes, de um jeito bom. A sua empresa precisa ter um diferencial, algo que faça os clientes preferirem os seus serviços aos da empresa ao lado. Tudo isso você só vai conseguir observando os concorrentes ao seu redor.

Não se esqueça de observar seus concorrentes de segmento até mesmo nas redes sociais e nos sites. Tenha todo o cuidado do mundo para não gerar conteúdo, para as suas redes ou para os seus blogs, parecido com aquilo que foi produzido pelos seus concorrentes, já que os clientes percebem e isso pode causar problemas futuros.

5. Invista nas redes sociais

Ter um site e um blog não é o suficiente, estar presente na maioria das redes sociais também é necessário. As redes sociais são os lugares mais frequentados pelas pessoas dentro do mundo virtual, de modo que é quase impossível encontrar uma pessoa que não use nenhuma rede social. Por isso, você deve usar esses canais para criar um vínculo direto com os seus clientes.

A Netflix, por exemplo, é conhecida por responder seu público no Twitter, de maneira divertida e jovial. O público adora essa interação direta, eles se sentem especiais e mais próximos da marca, pois a empresa está tirando um tempo para respondê-los. Assim, se você for mesmo investir em redes sociais, contrate um pessoal para cuidar delas. Os clientes odeiam ficar esperando por uma resposta.

Agora que nós já respondemos a sua pergunta “como divulgar a minha empresa?” basta que você escolha uma boa equipe e faça bons planejamentos. Existem várias estratégias de marketing, e nós citamos apenas algumas. Separe aquelas que você julga mais eficientes para a sua empresa e faça bom uso delas! A escolha da estratégia correta pode definir o futuro da sua empresa.

Gostou das dicas? Você já usa algumas dessas estratégias na sua empresa? Conte-nos todas as suas experiências nos comentários logo abaixo!