Saiba o que levar em consideração ao escolher a escola dos filhos

Casa & Família DESTAQUES

Escolher a escola dos filhos é um grande desafio para os pais. Afinal, esse ambiente receberá a criança e ficará com ela durante boa parte do dia. Portanto, é uma decisão que deve ser feita com muito cuidado.

A escola é a responsável pelos primeiros contatos da criança com pessoas fora do seio familiar. Sendo assim, pode transformar a personalidade dos pequenos em poucos meses. Por isso, essa definição deve ser feita com cautela e, principalmente, ser acompanhada de perto pelos pais.

Neste artigo, mostraremos os principais pontos que você deve observar antes de contratar a escola para seus filhos. Acompanhe!

Por que ter atenção na hora de escolher uma escola para os filhos?

A fase de estudos é uma das mais importantes da vida de uma criança. Ela influencia todo o futuro e serve como base para o desenvolvimento da personalidade. Existem aqueles que consideram esse período essencial para o desenvolvimento das funções cognitivas, que podem torná-los adultos mais autônomos e com mais qualidade de vida.

Nesse contexto, escolher a escola dos filhos se torna uma responsabilidade extremamente grande, podendo, inclusive, causar prejuízos na vida dos pequenos, se não for feito da forma correta, avaliando todos os pontos necessários.

Existe uma diversidade de critérios que precisam ser levados em consideração para essa escolha. Entre eles, metodologia de ensino, estrutura, valores das mensalidades, profissionais, etc.

Quais os pontos a avaliar na escolha da escola dos filhos?

A partir de agora, mostraremos, detalhadamente, quais são esses pontos que você precisa avaliar no momento de escolher a escola dos filhos. Fique atento a cada uma dessas dicas!

Estrutura física

A primeira questão que precisa ser avaliada pelos pais é a estrutura física da escola. Verifique se ela vem passado por manutenções com frequência, se os ambientes são seguros e se tem diversas saídas de segurança.

Problemas com estrutura física são facilmente perceptíveis, mesmo por aqueles que não são profissionais no assunto. Portanto, é sempre importante fazer uma visita na escola para conhecer seus espaços e verificar se o seu filho se acostumará com eles.

Se a escola que você está avaliando não permite visitas antes de matricular os seus filhos, desconfie! Afinal, pode ser que eles estejam tentando esconder de você a realidade sobre os seus espaços físicos. Nesses casos, vale a pena procurar outra instituição de ensino para oferecer mais segurança às crianças.

Equipe de profissionais

Outro ponto importante é avaliar a equipe de profissionais que atenderá os seus filhos. Não somente os professores ou demais trabalhadores da área da educação, mas sim, todos os colaboradores daquele estabelecimento. Conheça desde as pessoas que ficam na portaria recebendo as crianças até aquelas que cuidam da limpeza.

Verifique se esses profissionais são carinhosos e atenciosos com as crianças que já estudam lá ou, até mesmo, com os pais que frequentam a escola e demais colaboradores. Às vezes, uma simples atitude de um zelador, por exemplo, pode ficar positivamente ou negativamente marcada na mente do seu filho e fazer com ele leve aquele momento por anos em sua vida, contribuindo para a formação da sua personalidade.

Ainda sobre a equipe de profissionais, é crucial, portanto, avaliar a formação do corpo pedagógico daquela escola. Verifique o grau de instrução dos professores, experiência e perfil dos que lecionarão para os seus filhos.

O ideal é que a escola forneça as características profissionais do professor, seus níveis de formação e demais pontos sobre a forma de ensino.

Segurança

A segurança é outro ponto de destaque quando o assunto é escolher a escola dos filhos. Isso deve ser avaliado tanto externamente, verificando janelas, portas e pontos de entrada e saída de pessoas, como o ambiente externo.

Verifique se a instituição de ensino dispõe de profissionais treinados para garantir a segurança nos arredores. Também, analise a própria localização para verificar se é um lugar tranquilo e que tenha movimento durante todo o dia.

Valores de mensalidades e materiais

Os valores de mensalidades e materiais também são critérios que precisam ser avaliados. Eles não são determinantes, mas é preciso saber se estão dentro da realidade e se são compatíveis com o tipo de serviço educacional que é oferecido e com seu orçamento.

Localização

A localização é outro ponto determinante na escolha de uma escola para os filhos. Isso, inclusive, precisa ser colocado na ponta do lápis para verificar os gastos mensais que existirão com os estudos das crianças.

Caso a instituição fique perto e você opte por deixar seus filhos irem andando até ela, é fundamental orientá-los sobre os cuidados que precisam ser adotados. Se contratar uma van para fazer essa atividade, é preciso verificar se ela está com todos os documentos em dia e se oferece todos os seguros e garantias necessários.

Projeto pedagógico

Os projetos pedagógicos que a escola realiza também merecem destaque em sua análise. Ficar o ano inteiro dentro de uma sala de aula não é a forma mais indicada de desenvolver o intelecto e a capacidade cognitiva dos seus filhos. Portanto, avalie se a escola tem feito projetos que saem um pouco dessa rotina.

Flexibilidade

Por fim, é fundamental que a escola selecionada ofereça certas facilidades de relacionamento com diretores, coordenadores e demais profissionais que estão em cargos mais elevados. É necessário que eles sejam acessíveis e flexíveis para atenderem a possíveis necessidades especiais de certas crianças.

Além disso, como estamos lidando com pessoas que ainda não têm muita maturidade para lidar com determinados assuntos, é normal que ocorram problemas durante a estadia dos pequenos na escola. Nesse caso, esses profissionais precisam ser acessíveis para que você consiga resolver esse tipo de questão.

Além disso, é importante verificar se a escola permite que os pais participem do período de adaptação da escola, até que os pequenos possam ficar no ambiente com mais tranquilidade, desfrutando da companhia dos colegas de sala e dos professores e monitores.

Se você seguir todas essas dicas, não terá problemas para escolher de forma correta a escola dos filhos. Assim, terá a tranquilidade de saber que eles estão se desenvolvendo em um ambiente seguro e agradável.

Gostou deste artigo e quer ficar por dentro de todas as novidades do nosso site? Então, curta nossa página no Facebook para não perder nenhuma novidade.