Compras online com segurança: aprenda como fazer!

DESTAQUES Finanças Pessoais POSTS

Realizar compras online com segurança tem se tornado um hábito cada vez mais comum por milhares de pessoas que encontram nessa modalidade uma alternativa rápida, acessível e prática para adquirir produtos e serviços sem ter que sequer sair de casa. Porém, apesar da popularização do e-commerce, nem todo mundo se sente seguro para comprar pela internet, o que é natural para quem não tem familiaridade com o mundo virtual.

Realmente é preciso tomar alguns cuidados na hora de realizar compras online, a fim de evitar golpes que podem gerar prejuízos financeiros significativos. Com o crescimento do uso da internet para realização de negócios, o consumidor precisa ter atenção e tomar cuidados que garantam a concretização de um negócio seguro.

Para ajudar a esclarecer questões relacionadas ao tema, nesse artigo separamos algumas dicas que ajudam na hora de escolher boas lojas virtuais para realizar suas compras. Continue a leitura e saiba o que fazer!

As vantagens de se fazer compras online

Comparadas à loja física, as lojas virtuais, de modo geral, apresentam vantagens significativas que podem resultar em uma economia real para o consumidor na hora de comprar produtos, bens e serviços. Isso acontece, porque nos negócios online o lojista consegue oferecer um preço menor, devido aos menores custos com aluguel, pagamento de vendedores, decoração da loja etc.

Outro ponto de grande relevância é a ampla concorrência, o que faz com que seja preciso diminuir os preços dos produtos, para que eles se tornem mais competitivos perante às demais empresas. Entre as principais vantagens de fazer compras online estão:

  • facilidade e praticidade nas compras;
  • diversas formas de pagamento;
  • possibilidade de uso de cupons de desconto;
  • privacidade no processo de compra;
  • grande variedade de produtos;
  • facilidade para comparar preços.

Os cuidados necessários para fazer compras online

Por mais cômodo que realizar compras online seja, é preciso sempre tomar alguns cuidados, a fim de garantir que o processo de compra seja realmente seguro. Entre as dicas que podem ajudar nesse caso estão as que você verá a seguir. Confira!

Procure por sites seguros

Assim como comprar em lojas físicas, no e-commerce também é preciso buscar por empresas sérias, que ofereçam produtos de qualidade e padrão de atendimento diferenciado. Para isso, a dica é pesquisar e se informar bastante antes de concretizar o negócio. Atualmente as grandes lojas físicas também possuem versões online, portanto, o fundamental é pesquisar.

Confira se o site tem selos de segurança

Existem alguns selos que certificam a confiabilidade das transações realizadas na loja e garantem aos consumidores que a empresa entrega o que promete. Geralmente eles ficam localizados no rodapé dos sites, por isso é indicado ficar sempre atento.

Confirme a existência da loja

No mundo virtual registrar um domínio e abrir em loja online é algo relativamente simples, por isso é fundamental que o consumidor esteja atento e procure por informações sobre a real existência da empresa, antes de fornecer seus dados pessoais e concretizar a compra.

A ideia é evitar fraudes e/ou golpes que geram prejuízos financeiros ou que o produto tenha qualidade abaixo do que foi anunciado.

Pesquise o feedback de outros consumidores

A melhor maneira de medir a credibilidade de uma empresa é se informar sobre a opinião de seus clientes. Sendo assim, antes de fazer uma compra online em um e-commerce, o ideal é pesquisar e obter informações de pessoas que já compraram no mesmo lugar, a fim de verificar se a empresa realmente entrega o que foi prometido.

A reputação da loja é um bom caminho para se descobrir a credibilidade da empresa no mercado. Essas informações podem ser obtidas pelas avaliações nas redes sociais da loja, no próprio site, em sites de proteção ao cliente como o Reclame Aqui, entre outras alternativas. O importante é ter segurança na hora de fechar negócio.

Informe-se sobre as formas de pagamento

No geral, a compra online pode ser feitas com diversas opções de pagamento, já que a maioria das empresas disponibilizam um grande leque para o cliente. Porém é sempre importante se informar e escolher a loja que ofereça a forma de pagamento mais vantajosa possível e que esteja de acordo com o seu orçamento.

controle financeiro familiar

Como realizar compras online com segurança

Além de se informar sobre a reputação da loja virtual, é importante também tomar alguns cuidados em relação ao seu computador e a maneira como os produtos são ofertados. Entre os cuidados indicados, não deixe de verificar os itens a seguir.

Mantenha o antivírus atualizado

Um bom antivírus é sempre muito importante para proteger o seu computador e principalmente garantir o sigilo das informações que ficam armazenadas nele. Existem ótimas opções disponíveis no mercado, sendo assim, mais uma vez, a dica é se informar e encontrar uma opção que atenda às suas necessidades e esteja de acordo com o seu orçamento.

Desconfie de preços muito baixos

É verdade que as lojas virtuais conseguem oferecer um preço menor, quando comparada às lojas físicas, porém se os valores forem muito inferiores aos oferecidos pela concorrência é indicado prestar atenção.

Por mais vantajosa que a compra online possa ser, um preço muito baixo pode ser um forte indício de que algo está errado. O indicado é sempre pesquisar e comparar os valores, a fim de ter um parâmetro de preços.

Verifique se o site é confiável

Mais uma vez a dica é se informar e ter certeza de que o site em que a compra está sendo realizada é realmente confiável. Pode até parecer algo básico, mas no mundo virtual em que as ações ocorrem em alta velocidade é preciso redobrar a atenção e buscar sempre por boas empresas, que tenham respeito pelo cliente, entreguem o que foi combinado com qualidade e que ofereçam suporte sempre que necessário.

Gostou do conteúdo? Neste artigo falamos sobre a importância de o consumidor ter atenção na hora de fazer compras online, a fim de realizar bons negócios e principalmente evitar problemas com o e-commerce e, consequentemente, prejuízos financeiros ou a entrega de mercadorias com qualidade abaixo do esperado. Com atenção e cuidados básicos, é possível ter bons resultados.

Siga nosso FacebookInstagramYoutube e Twitter para receber mais conteúdos como este e acompanhar as novidades sobre o assunto.