Saiba como garantir segurança financeira familiar

DESTAQUES Finanças Pessoais POSTS

A garantia da segurança financeira familiar não é uma missão fácil, mas trata-se de algo totalmente possível. Para isso, é preciso equilibrar os gastos de agora com os investimentos do futuro.

Uma ferramenta, a ser utilizada na busca da saúde financeira da sua família, é o planejamento das finanças. Esse tipo de organização garantirá a estabilidade dentro da sua casa.

Para saber como assegurar um futuro tranquilo para você e seus familiares, continue essa leitura. Vamos dar dicas simples e eficientes. Confira!

Entenda a importância do planejamento financeiro familiar

Se você deseja evitar problemas no futuro, o melhor a ser feito é organizar o seu presente. Por isso, é imprescindível que você e sua família desenvolvam um planejamento financeiro. Essa é a maneira de focar na prosperidade e evitar o acúmulo de dívidas.

A boa notícia é que essa tarefa é mais simples do que parece. O primeiro passo é reunir toda a família para discutir a elaboração desse plano, para que todos tomem as decisões juntos. É muito importante que seus filhos estejam presentes também, para que desde cedo eles saibam como lidar com o dinheiro de uma forma saudável.

Depois, faça uma lista de todas as entradas de recursos da família. Não se esqueça de incluir tanto os fixos como os extras também.

Agora, chegou a hora de mapear onde vocês gastam o dinheiro que entra. Tenham paciência para elencar todas as despesas, grandes e pequenas. Essa etapa é primordial para que esse planejamento financeiro seja bem-sucedido.

Feito isso, todos da família devem analisar os resultados obtidos, refletindo sobre a realidade financeira que vocês estão vivendo. Assim, vocês poderão fazer os ajustes necessários, como cortar despesas supérfluas para ter mais dinheiro voltado aos investimentos.

Conheça quais investimentos que podem ajudar na segurança financeira

Para ajudar a conquistar a segurança financeira familiar, listamos os principais investimentos que merecem a sua atenção.

1. Seguro de vida

Esse tipo de seguro evita que contratempos, como falecimentos ou acidentes, acabem com a estabilidade financeira da sua família. Por isso, é um investimento importante. Hoje, existem vários formatos de contratação desse seguro. Com certeza, você encontrará um plano familiar compatível com a sua renda.

2. Plano de saúde

Infelizmente, é arriscado contar com a saúde pública no Brasil. Por isso, ter um plano de saúde particular pode salvar a vida financeira da sua família, em caso de doenças graves e internações. Algumas opções até incluem planos odontológicos no pacote.

3. Consórcios

Para ter um lar feliz, você também precisa se preocupar com a moradia da sua família. Um consórcio é uma boa alternativa para alcançar o sonho da casa própria. Trata-se de um formato que reúne quem precisa de financiamento. Você paga um valor mensal para participar dos sorteios, que contempla o ganhador da vez com a carta de crédito, ou você pode dar um lance, aumentando suas chances.

4. Previdência privada

Quem é profissional liberal nem sempre consegue a aposentadoria tradicional. Nesse caso, a previdência privada é uma ótima alternativa. O valor pago e a rentabilidade dependerão do contrato firmado com a instituição financeira. Algumas vantagens comuns entre todos os planos são a ausência de alguns impostos e a alíquota decrescente.

Então, agora chegou a hora de colocar a teoria em prática. Sente com a sua família e comece o planejamento dos gastos e ganhos agora mesmo. Converse com seus filhos para que, juntos, vocês possam escolher quais despesas cortar e quais investimentos aplicar.

Para garantir segurança financeira da sua família, temos outro conteúdo muito relevante sobre esse assunto. Continue sua leitura com o post “Finanças do casal: como organizar as contas”.