Como planejar o financiamento estudantil? Veja!

POSTS

Você já ouviu falar sobre o financiamento estudantil? Entrar em uma universidade e ter o sonho de conquistar um diploma é o objetivo de muitas pessoas.

No entanto, no momento de se planejar, é comum encontrar alguns gargalos, especialmente quanto às questões financeiras.

Por essa razão, ao buscar por alternativas disponíveis no mercado, existe a possibilidade de alcançar essa meta com mais facilidade, além de ter a oportunidade de concluir os cursos sem que isso afete o orçamento.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda o que é o financiamento estudantil, quais são as suas principais características, além de conferir dicas de como contratá-lo. Continue a leitura e saiba mais!

1- O que é o financiamento estudantil e como funciona?

Conforme sabemos, financiamento por si só é um empréstimo que a pessoa realiza para que possa comprar algum bem. Seja a conquista da casa própria, seja um carro novo, existem diferentes produtos no mercado que contribuirão para que esse objetivo seja concluído.

No caso do estudantil, a lógica é a mesma. A instituição desejada vai liberar uma quantia para financiar o seu projeto, de modo que a dívida seja quitada em parcelas.

Ou seja, são programas que viabilizarão o empréstimo para que estudantes possam quitar o valor de seus cursos, ou até mesmo itens que contribuem para a formação (materiais escolares, por exemplo). O financiamento pode ser integral ou parcial, de acordo com as necessidades da pessoa.

Quanto aos prazos para pagamento, vai depender das condições acordadas entre o estudante e a instituição.

Não há um período estabelecido que vale para todos. O ideal é avaliar as condições atuais e entender quais são as alternativas oferecidas pela empresa pesquisada.

2- Financiamento estudantil e bolsa de estudos é a mesma coisa?

Uma dúvida comum entre as pessoas está relacionada a este ponto: financiamento e bolsa são a mesma coisa? Não.

– Financiamento

O financiamento, conforme mencionamos, trata-se de um empréstimo para que você possa honrar com seus compromissos.

– Bolsa de estudos

A bolsa de estudos é um abatimento das parcelas. Ou seja, no segundo caso não haverá a necessidade de efetuar o pagamento em parcelas, uma vez que o aluno passou por alguns critérios anteriores que o possibilitou receber esse benefício.

3- Quais as vantagens do financiamento estudantil?

Agora que você já sabe o que é, chegou o momento de entender sobre as principais vantagens do financiamento estudantil. A seguir, elencamos quais são elas. Confira!

– Liberação rápida de crédito

Ao contar com um financiamento estudantil, você tem a possibilidade de ter uma liberação rápida de crédito. Sabemos que, no caso do estudo, é preciso de urgência quanto a questão financeira. Mensalidades vencem todos os meses, bem como existe a necessidade de ter em mãos os principais materiais que orientarão o aluno ao longo de todo o curso.

Nesse sentido, ter uma liberação rápida contribuirá para que o estudante possa honrar com suas obrigações sem comprometer outras finanças, possibilitando a conclusão do curso sem grandes gargalos.

– Permite uma melhor organização das finanças

Antes de entrarmos nesse benefício, devemos ressaltar a importância de um bom planejamento financeiro, mesmo para quem optar pelo financiamento estudantil. Por meio dele, você terá um entendimento claro sobre quais são as suas contas a pagar, o que permite uma visão mais ampla sobre gastos que podem ser reduzidos (garantindo uma reserva financeira).

Além disso, terá mais insumos para tomar decisões estratégicas — o melhor momento para fazer algum tipo de investimento, por exemplo —, bem como reduzirá as chances de adquirir dívidas.

Dito isso, devemos mencionar que o financiamento possibilitará uma melhor organização das finanças, sem que você tenha que recorrer a alternativas que cobram taxas de juros altas — como o cheque especial. Além disso, como você estará com as contas em dia, evitará também que o nome fique sujo. Quem tem o nome sujo pode sofrer consequências negativas, como:

  • impossibilidade de realizar outros tipos de financiamento;
  • suspensão de benefícios oferecidos pelas principais instituições do mercado;
  • não contar com alternativas de crédito para imprevistos;
  • perda do poder de compra; entre outros.

4- Quais pontos de atenção ao escolher por um financiamento estudantil?

A seguir, selecionamos alguns dos principais pontos de atenção ao escolher por um financiamento estudantil. Confira!

– Tenha um controle sobre as suas finanças

Voltamos à dica sobre o planejamento financeiro. Esse ponto é fundamental no momento de optar por um financiamento, uma vez que vai possibilitar o pagamento sem grandes dificuldades. Por essa razão, entenda qual é o seu orçamento, quais são os custos que devem ser cortados ao longo dessa trajetória e como economizar para que faça esse pagamento.

Além disso, confira junto à instituição desejada sobre as principais formas de pagamento. Assim, você pode optar por aquela que melhor atenderá à sua realidade, o que permite maiores facilidades em seu dia a dia.

– Avalie as instituições existentes no mercado

Ao entender um pouco mais sobre as suas finanças, chegou o momento de avaliar sobre as instituições existentes no mercado. Busque por aquela que tenha um bom atendimento, que lhe apresente as principais condições, além de contar com taxas atrativas.

Uma seguradora, por exemplo, apresentará os produtos que são mais adequados para cada etapa da sua vida, trazendo como diferencial o poder de escolha ao optar por benefícios que são mais importantes. Além disso, são empresas que buscam sempre oferecer um produto com bom custo-benefício, de modo que valha a pena ao cliente tanto para a sua realidade atual quanto para o futuro.

– Reúna a documentação necessária

Instituição escolhida, condições avaliadas, chegou o momento de entender quais são as documentações necessárias. Normalmente, são documentos comuns que utilizamos em nossa rotina, como:

  • carteira de identidade;
  • CPF;
  • comprovante de endereço;
  • declaração do Imposto de Renda; entre outros.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é o financiamento estudantil, quais são as suas características, além de conferir dicas de como contar com a melhor alternativa.

Gostou desse conteúdo? Veja também como traçar objetivos e metas para o desenvolvimento da carreira!