Como prevenir acidentes em casa: descubra aqui!

Casa & Família DESTAQUES POSTS

Acidentes em casa costumam acontecer com certa frequência, ainda mais com crianças e idosos. Existem circunstâncias e objetos que parecem ser inofensivos, mas que na verdade representam ameaças para você e sua família no ambiente doméstico. E muitos desses acidentes podem ser graves.

Por essa razão, vamos ajudar você a preservar a segurança de todos que moram na sua casa. Abaixo, você conhecerá algumas dicas para prevenir acidentes no seu lar. Confira!

Ter cuidado com tomadas e fios

Para impedir que as pessoas na sua casa tomem choques, é recomendado que todas as tomadas tenham proteção, então procure colocar espelho em cada uma delas. Quem tem criança em casa, ainda, deve utilizar um protetor específico, mais seguro.

Falando sobre o cuidado com as crianças, você deve deixar os fios de um modo que elas não consigam acessar facilmente. O comprimento dos fios devem ser apenas o suficiente para chegar do aparelho até a tomada.

Deixe a sua televisão e outros aparelhos ligados à tomada bem apoiados, para que crianças não sejam capazes de derrubar nenhum deles. Suas tomadas não podem emitir nenhum tipo de som, pois isso pode ser um sinal de curto-circuito, tanto na própria tomada, como na fiação.

Atente-se ao hábito de utilizar vários aparelhos eletrônicos ligados em uma mesma tomada por meio do uso de uma extensão ou adaptadores. Isso pode ser bastante perigoso, visto que, se a tomada ficar sobrecarregada, há perigo de incêndio.

Utilizar pisos antiderrapantes

Você sabia que chãos molhados são uma das razões mais comuns de acidentes em casa? Pois é. Por isso, tenha muita atenção onde você pisa. O melhor a se fazer é sempre optar por pisos antiderrapantes: hoje em dia, existe uma grande variedade disponível no mercado, para todos os bolsos e gostos. Aplicar essa dica é ainda mais fundamental se a sua casa possui áreas externas que molham muito.

Aproveitando que estamos falando em pisos, já vamos dar mais alguns conselhos valiosos sobre esse item. Pisos ou pedaços de tacos danificados têm tanto risco quanto o chão molhado para ocasionarem um acidente doméstico. Portanto, cuide desse tipo de manutenção no seu lar.

Caso o chão da sua casa seja liso e você utilize tapetes, o melhor a fazer é evitar passar cera nesse piso. Para os tapetes, escolha sempre um modelo que seja antiderrapante, evitando escorregões. Para casas com escadas, também indicamos que faixas antiderrapantes sejam instaladas em todos os degraus individualmente. Procure contar também com um corrimão.

Não deixar remédios e produtos de limpeza em locais de fácil acesso

As crianças pequenas costumam ser as principais vítimas em episódios de intoxicação dentro de casa. Portanto, a fim de impedir que esse tipo de acidente aconteça dentro da sua casa, guarde os remédios, produtos usados para limpeza e itens de higiene em lugares mais altos ou dentro de armários trancados, longe do alcance dos seus filhos.

Evite reutilizar embalagens ou guardar produtos de limpeza em recipientes que não estejam devidamente identificados, pois a criança pode se confundir e ingerir por acidente. É claro que você deve ter alguns itens essenciais de farmácia em casa, como spray antisséptico, para limpar pequenos machucados e impedir que eles infeccionem. No entanto, use sempre o bom senso e, em casos graves, chame o SAMU discando o número 192.

Deixar facas e outros objetos pontiagudos bem armazenados

Todo tipo de faca e objetos pontiagudos devem, obrigatoriamente, ficar longe do alcance das crianças. Outro cuidado simples, mas que evita muitos acidentes domésticos, é colocar os talheres no escorredor com o cabo virado para cima após a lavagem. Assim, você não deixará as pontas das facas e garfos expostas, o que poderia ocasionar cortes e furos nas mãos de alguém distraído.

Existem alguns outros cuidados que precisam ser tomados no ambiente da cozinha de uma residência. Sempre que alguém usar o fogão, deve-se checar se todas as bocas foram devidamente fechadas. Se você utilizar botijão de gás, o ideal é que ele fique localizado do lado de fora da sua cozinha. A mangueira do botijão nunca pode encostar-se ao seu fogão, evitando a possibilidade de ela derreter com as altas temperaturas quando o forno estiver ligado.

Na hora de cozinhar, vire os cabos de todas as panelas sempre para a parede, ou seja, para o lado de dentro. Verifique se nenhuma panela possui um cabo solto, pois isso também representa um grande perigo na causa de acidentes.

Evitar que as crianças subam nos móveis

Tire todo tipo de cadeira, mesa, banco ou cama que fiquem perto de qualquer uma das janelas da sua casa. Procure evitar, também, colocar mobiliários baixos próximos a estantes e armários altos. Tudo isso para que seus filhos não façam esses móveis de escada, tentando subir neles.

A propósito, qualquer mobília alta pode ser usada pelas crianças para ser escalada. Portanto, para evitar acidentes, o melhor é fixá-los na parede. Assim, não haverá perigo de cair sobre eles.

Ter cuidado com o uso de água

Pode parecer inviável, mas a verdade é que o seu filho pequeno pode sofrer um afogamento em locais que possuam somente 2,5 cm de profundidade. Portanto, todo cuidado é pouco quando falamos de baldes, tanques, vasos sanitários e piscinas desprotegidas.

Inclusive, as piscinas precisam ter uma cerca protegendo o livre acesso dos seus pequenos a esse local quando não houver nenhum adulto por perto para supervisioná-los. Existem vários tipos de proteção para piscinas, mas o importante é que essa barreira de segurança envolva toda ela, separando essa área do quintal da sua casa, por completo. Analise com cuidado o tipo de trava de fechamento do portão que pretende colocar na sua piscina.

Não esquentar nenhum tipo de item metalizado no micro-ondas

Jamais esquente nada com papel metalizado dentro do micro-ondas. Isso vale também para todo tipo de louça que possua detalhes metálicos. O metal é um excelente condutor de energia e, quando levado ao micro-ondas, o item metalizado entra em contato com os campos elétricos e magnéticos desse eletrodoméstico, criando uma corrente elétrica nesse tipo de condutor.

Isso significa que esquentar um simples refratário coberto com papel alumínio pode ser a causa de um grande incêndio dentro da sua casa.

Como você conferiu nesse post, os cuidados a serem tomados dentro do seu lar são simples, mas o resultado é um aumento significativo da sua segurança e de todos os seus familiares. Com certeza, é muito mais fácil ter atitudes como as que citamos aqui do que arcar com as consequências que os acidentes em casa trazem.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como prevenir acidentes em casa? Então, que tal ler mais sobre a tanatofobia: o medo de morrer?