Como ter sucesso na carreira profissional? Confira nossas 6 dicas

POSTS

A competitividade tem sido constante entre as empresas e também entre os profissionais nas organizações. O sucesso na carreira profissional precisa ser construído, mas muitas vezes ele depende da apresentação de certos diferenciais.

Alguns pilares sustentam o sucesso, portanto precisam ser construídas para que, a partir delas, sua carreira avance. Trata-se, quase sempre, de dedicação pessoal.

Continue a leitura e conheça seis dicas para ter sucesso na carreira profissional.

1. Se conheça melhor

Parece óbvio, mas o autoconhecimento é indispensável para que os profissionais sigam o rumo mais acertado para cada um. Então, procure olhar para dentro de si e, com toda sinceridade, elencar quais as suas melhores competências e, ao mesmo tempo, quais os seus valores mais caros.

De modo semelhante, é preciso conhecer também suas fraquezas, assim como as atividades com as quais você não encontra afinidade. Na verdade, essa abordagem inicial é indispensável para que você saiba qual caminho seguir durante a sua jornada profissional. Para isso, talvez seja necessário até pensar num recomeço.

Mas, uma vez estabelecidos os prós e contras de sua personalidade, você pode começar a definir o foco de sua caminhada rumo ao sucesso profissional. Na prática, você precisa estar ciente do que pode oferecer ao mercado de trabalho.

2. Defina uma estratégia para a carreira

Qualquer que seja o lugar que se pretenda alcançar, o caminho do sucesso é bem mais objetivamente trilhado se você contar com uma estratégia para realizá-lo. Isso significa que suas metas e as ferramentas para alcançá-las devem estar bem definidas.

Assim, para que as coisas fiquem mais visíveis, divida sua trajetória em trechos menores e defina submetas para eles. Com isso, você consegue administrar melhor as demandas e reajustar a rota quando for preciso, ao mesmo tempo em que é capaz de perceber mais facilmente os resultados alcançados.

Planejando cada trecho da jornada você consegue implementar sua estratégia e, posteriormente, executá-la de forma dinâmica, sabendo onde está e quais ajustes precisam ser feitos. Percebe que o caminho para o sucesso profissional pode ser planejado?

3. Desenvolva sua inteligência emocional

A inteligência emocional está relacionada a características que resultam da interação com outras pessoas. Desta forma podemos considerar essa habilidade como uma forma de lidar com nossas emoções a partir de habilidades e competências adquiridas.

Há um conjunto fundamental que sustenta a inteligência emocional composto por cinco fatores. O desenvolvimento se dá a partir do trabalho que a própria pessoa faz com cada um desses pilares:

  • autoconhecimento emocional;
  • automotivação;
  • controle emocional;
  • empatia;
  • relacionamentos interpessoais.

Dessa forma, o aprimoramento de cada um desses aspectos da personalidade e seu desenvolvimento ampliam a inteligência emocional da pessoa. Não se trata de uma abordagem imediata, mas de um trabalho consciente e permanente de evolução pessoal.

4. Invista em capacitação permanente

Mantenha sua formação acadêmica em atitude dinâmica. Assim, se você ainda não fez um curso superior, faça. E se já fez, inscreva-se em cursos de extensão relacionados à sua estratégia de crescimento. Pense em uma especialização em área mais específica dentro das suas atividades profissionais.

É essencial que você se mantenha ativo quanto à sua capacitação que, por sua vez, deve ser permanente. Isso significa que você não deve se descuidar e deixar de adquirir conhecimento a respeito do que faz ou pretende fazer, principalmente se a sua escolha é uma tendência do mercado.

Dependendo da sua área de atuação, pode ser que o envolvimento acadêmico seja importante. Dessa forma, considere um mestrado e, posteriormente, um doutorado (boa parte você pode estudar em casa). Leve em conta que não há limite para o conhecimento, mas para uma carreira de sucesso deve haver foco.

5. Adquira o hábito de ser proativo

A proatividade é uma característica pessoal muito valorizada pelo mercado em todo o mundo e em todas as áreas. Mais do que isso, ela tem grande importância para a própria pessoa e para seu crescimento pessoal e profissional.

Profissionais proativos costumam ser a base de sustentação das empresas que avançam e crescem. Mas, afinal, o que é ser um profissional proativo na empresa?

A expressão que mais caracteriza a proatividade é “arregaçar as mangas”. Não se trata necessariamente de carregar o piano sozinho, mas de deixar claro que você está ali e que a organização pode contar com sua força de trabalho, porque você vai agir se for preciso.

Isso significa que o profissional proativo é dinâmico e busca soluções para as demandas que percebe, em vez de ficar esperando ser orientado nesse sentido. A empresa sabe que a sua presença em uma equipe, por exemplo, fará toda diferença.

Se nesse momento você está sem uma colocação no mercado de trabalho, seja proativo com você mesmo: não esmoreça, levante cedo, leve seu currículo, faça contatos, procure oportunidades e tudo o mais que for necessário. O esforço e a garra do profissional proativo serão recompensados mais oportunamente.

6. Mantenha a saúde em dia

A saúde é a base para qualquer esforço, qualquer luta ou dedicação. Fragilidade na saúde põe em risco toda estratégia com vistas ao sucesso profissional, por melhor que seja. Na verdade, a atitude mais estratégica é procurar manter-se saudável todo o tempo.

Com saúde e qualidade de vida, você estará sempre pronto para quando surgirem as oportunidades. E elas surgem. Nesse sentido, o sucesso já foi definido como o resultado da capacidade de estar pronto para quando as oportunidades aparecerem. Assim, esteja na estação quando o trem passar.

Para se manter com saúde, é importante adotar alguns princípios que ajudem a evitar os excessos, o grande inimigo de uma condição saudável. Desse modo, é sempre sábio procurar o equilíbrio, o caminho do meio, pelo menos para que você possa construir uma carreira bem-sucedida.

Além disso, pratique uma atividade física — que pode ser uma simples caminhada ou um esporte somado às suas preferências. Transforme-a em um hábito para ser incorporado em sua rotina diária. Uma caminhada é saudável para o corpo e para a saúde emocional.

Como se viu, o sucesso na carreira profissional é um objetivo para ser trabalhado e alcançado com esforço e dedicação pessoal. Essas são dicas de grande valia: aproveite-as bem.

Se você gostou deste post, continue conosco em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Twitter e no LinkedIn.