Confira agora 7 dicas incríveis para ter uma equipe engajada

Carreira

Ter uma equipe engajada pode ser um grande desafio para os gestores. Afinal, saber como fazer isso é uma dúvida frequente na mente deles. Muitos sequer entendem o que isso significa, tampouco, quais são as estratégias que devem ser adotadas para conseguir esse resultado.

Entretanto, uma empresa que consegue manter seus colaboradores engajados é mais produtiva, gera resultados melhores , evita a rotatividade de funcionários e os sentimentos de desmotivação.

Quer aprender como manter seus funcionários sempre motivados e engajados em sua empresa? Então, confira as 7 dicas deste artigo!

1. Valorize o bom desempenho

O primeiro passo é valorizar o bom desempenho dos seus profissionais. Aquele que se destaca precisa ser condecorado, mas é preciso ter muito cuidado nesse sentido. Analise se a valorização de um colaborador não deixará outros desmotivados.

É precisa verificar com cautela e analisar se o resultado da boa performance só não foi possível porque várias pessoas trabalharam juntos. Quando isso ocorre e apenas um é favorecido, todos os outros ficam desanimados. Se isso ocorrer, uma estratégia que tinha um objetivo bom, de engajar a equipe, pode prejudicar toda a organização.

2. Ofereça benefícios empresariais

Outro ponto importante é oferecer benefícios empresariais, tais como seguros, plano de saúde, treinamentos e outras formas de mostrar para os funcionários que a empresa está preocupada com eles e que são importantes para o empreendimento.

A consequência disso é que você terá colaboradores mais motivados e engajados com suas tarefas, contribuindo para melhorar os resultados do negócio como um todo.

3. Invista no desenvolvimento da equipe

Outra questão importante é investir no desenvolvimento da equipe, tanto de forma individual quanto geral. Isso é feito oferecendo cursos de reciclagem nas áreas em que cada um atua.

Como as coisas estão evoluindo muito rápido, é comum que algumas funções precisem passar por períodos de atualização para que as atividades continuem sendo executadas com o máximo de qualidade.

Portanto, é fundamental que você reserve recursos para investir em treinamentos, cursos e demais meios de formar seus empregados nas atividades que eles executam dentro de sua empresa.

Além de melhorar o engajamento da equipe, esse tipo de estratégia ajuda a potencializar os resultados do time. Afinal, o funcionário estará mais bem treinado e capacitado para desenvolver todas as suas funções.

4. Potencialize o relacionamento interno

O relacionamento interno é uma das principais estratégias para melhorar o engajamento da equipe. Isso significa que você deve cultivar na empresa um sentimento de cooperação entre todos os trabalhadores, principalmente, aqueles que estão em um nível hierárquico considerado superior e que, em algumas organizações, costumam ser inacessíveis.

Isso não deve ocorrer em uma empresa que pretende melhorar o engajamento da equipe. Todos os empregados precisam ser tratados com equidade e é importante ter uma cultura de bom relacionamento entre eles.

5. Desenvolva uma cultura de feedback

Ainda sobre o relacionamento interno, é crucial que você desenvolva na sua empresa uma cultura de feedback eficiente. Esse conceito nada mais é que a capacidade das pessoas de dar retorno sobre diversas questões que ocorrem no dia a dia.

Em muitos casos, o gestor não sabe, exatamente, tudo o que está acontecendo dentro do seu próprio estabelecimento. Isso pode ser extremamente prejudicial para o engajamento da equipe, bem como para a própria gestão do negócio.

Ao estimular uma cultura de feedback, além de melhorar o relacionamento entre os colaboradores, você terá mais informações e dados sobre o que está acontecendo dentro da sua própria empresa. Trabalhe isso tanto em níveis de serviço quanto nas relações interpessoais.

6. Aposte na gamificação

A gamificação é uma estratégia que visa adotar estratégias de jogos para engajar os profissionais de uma empresa. Em alguns casos, como escolas e outros ambientes mais descontraídos, existe, de fato, a aplicação de games para incentivar e engajar as pessoas.

Quando voltamos o olhar para o negócio, obviamente, não há como permitir que os funcionários joguem entre si por puro lazer, mas sim, que a gestão do negócio possa criar estratégias utilizando jogos para desafiá-los e mantê-los motivados a executar certas funções.

Isso pode, de fato, ser muito parecido com um game. Cada etapa de um projeto, por exemplo, é uma fase que precisa ser cumprida e, ao final de cada uma, será dado um prêmio ou benefício para aqueles que participaram. É preciso, sempre, tomar o cuidado de não deixar de gratificar todos os que foram responsáveis por um resultado.

Esse tipo de estratégia gera nos seus empregados um espírito competitivo saudável, que traz inúmeros benefícios para eles e, consequentemente, para a organização.

7. Lidere por meio do exemplo

Por fim, para garantir o engajamento da equipe, é fundamental que você saiba liderar seus funcionários por meio do exemplo. Aquele antigo ditado “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não funciona no ambiente empresarial.

Antes de os seus empregados se tornarem pessoas engajadas, é necessário que você, enquanto gestor deles, também seja uma pessoa que está comprometida e preocupada com o sucesso e o crescimento do negócio. Assim, eles verão em você o exemplo a ser seguido e, consequentemente, o seguirão e espalharão esse sentimento para todos os outros.

Por fim, é importante destacar que ter uma equipe desmotivada e sem engajamento pode gerar sérios prejuízos para a sua empresa. Entre eles, podemos destacar:

  • baixa produtividade;
  • falta de motivação e entusiasmo no trabalho;
  • resultados ruins causados pelo trabalho mal executado;
  • rotatividade de empregados;
  • dificuldade para encontrar pessoas qualificadas para assumir postos de trabalho;
  • desvios de atenção e perda de tempo com questões desnecessárias à função, entre outras.

A empresa que consegue ter uma equipe engajada, portanto, evita esses tipos de problemas e pode contar com vários benefícios. Assim, possibilitará o seu crescimento de forma sustentável, sólida e duradoura.

Uma das formas de aumentar esse engajamento é oferecer benefícios aos seus empregados. Quer alguns exemplos? Então, confira o artigo que preparamos para você. Nele, mostraremos quais são as vantagens do seguro de vida para seus funcionários.