Passo a passo: descubra como ter uma liderança eficaz na empresa

Carreira DESTAQUES POSTS

A liderança eficaz pode transformar toda a gestão de um negócio, mas a grande questão é: como obter isso dentro dos empreendimentos? Afinal, um gestor deve se preocupar com uma série de questões da empresa, o que deixa pouco tempo livre para desenvolver esse tipo de característica.

No entanto, isso pode fazer toda a diferença para o sucesso da empresa, principalmente, na relação com os colaboradores e demais pessoas relacionadas ao negócio. Tudo isso proporciona mais credibilidade perante o mercado.

Quer saber como desenvolver essa característica? Então, confira as dicas que começaremos a descrever a partir de agora.

O que é a liderança eficaz?

Primeiro, é importante que você saiba o que é a liderança eficaz. Muitas pessoas não implementam esse processo em suas empresas pelo simples fato de desconhecerem o próprio conceito.

Resumindo em poucas palavras, um líder eficaz é aquela pessoa que consegue transferir toda a sua energia, motivação, conhecimentos e experiência com o objetivo de motivar a sua equipe. Assim, direciona o time para um determinado caminho com mais naturalidade.

Você até pode discordar, mas todos nós somos lideres em algumas áreas da vida. Pare para pensar um pouco: certamente, você deve se lembrar de algo que necessita da sua expertise, inteligência e experiencia para funcionar. Alguma coisa que, se não tiver uma decisão a ser tomada por você, simplesmente, não acontecerá.

Isso pode ser em relação ao trabalho, em sua casa ou nos relacionamentos. Em algum momento da vida, você deverá liderar alguma coisa ou situação. Nessas horas, se desenvolver o conceito da liderança eficaz, sem dúvidas, terá sucesso, seja em que área tiver de atuar.

O líder eficaz, portanto, é aquela pessoa que motiva as demais e extrai delas o melhor que podem oferecer. Geralmente, equipes que têm lideres com essas características conseguem ser mais produtivas e eficientes, alcançando metas e gerando resultados com mais rapidez. Dessa forma, contribuem para o crescimento e o desenvolvimento de uma empresa em um curto espaço de tempo.

O líder eficaz é aquela pessoa que conhece os seus liderados e sabe estimular a criatividade entre todos os seus empregados. Ele consegue potencializar as competências de seus colaboradores e os conduz em direção aos objetivos do empreendimento. Esse tipo de liderança move toda a organização para conseguir alinhá-la aos objetivos estratégicos do negócio.

Como desenvolver a liderança eficaz?

Agora que você já sabe o que é liderança eficaz, mostraremos como implementar isso em sua empresa. Continue lendo!

Elabore um plano de metas

Primeiro, é necessário elaborar um plano de metas bem detalhado. Para isso, é preciso que elas sejam possíveis de ser alcançadas e, principalmente, compreensíveis aos olhos de seus liderados.

A obrigação de atingir objetivos impossíveis pode ser desgastante. Portanto, acaba atrapalhando muito as suas tentativas de desenvolver uma liderança eficaz em seu empreendimento.

Seja flexível

Outro passo muito importante é a flexibilidade. Um bom líder precisa compreender que seus liderados são pessoas que têm uma série de sonhos, anseios e dificuldades. Assim, é necessário aprender a lidar com elas com compreensão e versatilidade.

Desenvolva novas capacidades

Para alcançar a liderança eficaz né necessário ser um expert nas atividades desenvolvidas pela sua empresa. No entanto, isso não é suficiente para garantir a aplicação desse conceito. Você também precisa trabalhar outras habilidades e capacidades, como a de se relacionar com pessoas, de negociação, entre outras.

À medida que você vai melhorando suas habilidades, seus liderados o enxergarão como uma pessoa de alto valor e que precisa ser seguida. Assim, vai se tornar em um exemplo para elas seguirem.

Conheça a si mesmo

Outro ponto crucial é o autoconhecimento. Alguns comportamentos podem influenciar diretamente a forma como seus empregados o enxergam. Muitos deles estão atrelados à família e, até mesmo, às primeiras experiências que você teve em sua vida profissional.

Independentemente de qual seja a origem de seus costumes e pensamentos, é fundamental que você os conheça a fundo para verificar se eles são positivos ou negativos. Os que são bons, por exemplo, podem ser potencializados e repassados aos seus colaboradores.

Por outro lado, comportamentos e ideias negativas precisam ser identificados e deixados de lado. Para isso, é crucial que você tenha a sensibilidade e a mente aberta para entender o que deve ser retirado do seu perfil de liderança.

Lidere pelo exemplo

Outro detalhe muito importante é dar o exemplo aos seus profissionais. A máxima que diz “faça o que eu digo, mas não o que eu faço” não se aplica, nesses casos. Por isso, é fundamental que você assuma a postura que os seus funcionários buscam. As atitudes deles sempre seguirão o que você espelha.

Assuma responsabilidades

Outro erro muito comum de pessoas que assumem cargos de gestão é jogar nas mãos dos seus liderados algumas responsabilidades que deveriam ser do líder. Você, enquanto gestor ou proprietário de um negócio, deve entender que os riscos inerentes a ele não podem ser transferidos para os seus colaboradores.

Assim, as responsabilidades da equipe devem ser restritas às que estão relacionadas as suas atividades e não sobre o negócio, em si. Fazendo isso, você não sobrecarrega a mente de seus profissionais.

Defenda a equipe

Não há nada que engaja mais uma equipe que um líder que defenda seus colaboradores. Ao fazer isso, eles enxergarão um porto seguro em você e depositarão toda a sua confiança em seu trabalho.

Não desenvolver uma liderança eficaz pode ser fatal para o sucesso de sua empresa. Veja os principais prejuízos que ela pode ter com isso:

  • falta de motivação dos empregados;
  • alta rotatividade de funcionários;
  • baixa produtividade;
  • qualidade ruim no desenvolvimento de trabalhos;
  • metas não batidas;
  • dificuldade de encontrar pessoas interessadas em trabalhar na empresa.

Como você pode perceber, as características da liderança eficaz podem ser desenvolvidas em todas as pessoas. Entretanto, isso é um processo que pode demorar algum tempo para acontecer e necessita de paciência e esforços diários por parte do empresário.

Gostou das informações? Então, que tal continuar aprendendo sobre o assunto? Para isso, confira as dicas que preparamos no artigo que mostra os principais desafios da liderança feminina.