Conheça aqui os 5 principais desafios da liderança feminina

Carreira DESTAQUES POSTS

A liderança feminina é um assunto em alta nos dias de hoje. Cada dia mais, as mulheres têm conquistado seu espaço tanto no mercado de trabalho quanto nos relacionamentos pessoais.

E quando falamos de liderança, é possível ver que mais mulheres têm chegado a postos elevados no comando de grandes e pequenas empresas. No entanto, mesmo com esse avanço significativo, ainda existem muitos desafios pelo caminho.

Nessa fase de transição, é fundamental encarar os desafios e superar os obstáculos para que a ascensão das mulheres se consolide. Por isso, listamos os 5 principais desafios da liderança feminina e como contorná-los. Vamos lá?

1 DIFERENÇA SALARIAL
Uma das principais questões quando se fala em liderança feminina é a diferença salarial. Pesquisas apontam que mesmo com todo o avanço realizado pelas mulheres, a diferença salarial ainda é uma realidade.

Naturalmente, não existe uma explicação para isso, uma vez que, em termos de competência e formação, as mulheres que ocupam os mesmos cargos e têm o mesmo nível de escolaridade continuam recebendo menos que um homem por seu trabalho.

Para mudar esse contexto, cabe às mulheres reivindicar a igualdade salarial. Assim como a conquista pelo voto, pelo direito de dirigir e de trabalhar, essa é mais uma luta que precisa ser travada até que as coisas mudem. O modelo patriarcal em que vivemos faz com que a desigualdade de gênero se reflita na diferença salarial, fator tão absurdo quanto a proibição do voto das mulheres no passado.

2 CARACTERÍSTICAS MASCULINAS
As diferenças biológicas entre os gêneros fazem com que cada um tenha características mais fortes e posicionamentos específicos em situações cotidianas.

No entanto, em vez incorporar posturas estereotipadas como masculinas na hora de gerir uma equipe, as mulheres precisam superar o desafio de imprimir sua própria personalidade de liderança. Dessa forma, não é necessário fazer comparações a respeito de atitudes julgadas como femininas ou masculinas, mas mostrar as qualidades e competências exigidas para realizar um bom trabalho.

3 COMPETIÇÃO ENTRE MULHERES
Ainda que o contexto seja de busca de igualdade, é inegável que homens e mulheres têm perfis diferentes na hora de trabalhar. Dentre essas diferenças, a competição entre as mulheres é uma característica muito presente nas empresas e que se mostra como um obstáculo para a liderança feminina.

Isso porque essa competição acaba por gerar sabotagens e compromete o desempenho que poderia ser realizado no desenvolvimento de um projeto. Para superar essa barreira, é essencial deixar o boicote de lado e focar na força do trabalho em equipe.

4 VIDA PESSOAL
Talvez o maior desafio enfrentado pelas mulheres no mercado de trabalho seja conciliar as demandas profissionais com as pessoais. Quando falamos na constituição de uma família, a mulher continua sendo a responsável pela geração da vida de um bebê. Muitas vezes, depois do nascimento, é mais solicitada para cuidar da criança.

Em uma sociedade ainda paternal, as funções e cargas depositadas sobre os pais da criança precisam se equilibrar. A divisão de tarefas com o pai, nesse ponto, é a garantia para que a mulher consiga, também, se dedicar ao trabalho e buscar cada vez mais vagas de liderança.

5 RESPEITO
Como dito, conquistar o respeito de outros membros de uma equipe liderada por mulheres pode ser um desafio. A mudança de mentalidade e o fim do preconceito de que a mulher não é capaz de exercer as mesmas atribuições de um homem (com igual ou maior competência) é um processo que não acontece da noite para o dia.

No entanto, assim como a superação da diferença salarial, a conquista pelo respeito também é um aspecto que gradualmente pode ser mudado com o esforço diário das mulheres. Essa conquista pode acontecer por meio de ações e palavras de engajamento.

Ainda que a liderança feminina enfrente muitos desafios, as mulheres têm conseguido avanços consideráveis ao longo dos anos e precisam se manter na busca pelo cumprimento dos seus direitos. É necessário, assim, superar os desafios encontrados no mercado de trabalho e ter a certeza de que as mudanças estão acontecendo.

Se você também está participando desse processo de mudança, não deixe de ler “O que as mulheres bem-sucedidas têm em comum”.