Conheça os desafios da autogestão e saiba como superá-los

Carreira

A autogestão é uma estratégia de administração empresarial relativamente nova no universo corporativo. Trata-se de uma estrutura com maior flexibilidade, se compararmos ao sistema tradicionalmente usado, que conta com setores isolados dentro do negócio. Na autogestão, o time de colaboradores trabalha apoiado pelo restante da organização.

Esse conceito é importante para todo mundo, inclusive para profissionais liberais. Quem exerce qualquer função por conta própria, precisa administrar o trabalho e todas as outras atribuições do dia a dia, como sua casa e seus filhos. São muitas tarefas e, por vezes, é comum você pensar que não vai dar conta.

Por isso, neste artigo, vamos explicar para você como superar os desafios da autogestão e de que forma ela ajuda a desenvolver a sua inteligência emocional. Leia e entenda mais sobre o assunto!

Manter a produtividade

Nos conhecermos é um aprendizado que depende de reflexão e de termos atenção conosco. Quem se conhece bem, sabe em qual período do dia consegue atingir um índice maior de produtividade. Além disso, também é capaz de identificar quantas horas de trabalho seu corpo e sua mente aguentam, sem que a qualidade do serviço caia. Isso porque trabalhar muitas horas não é sinônimo de produtividade e qualificação.

Para manter a produtividade quando você é o seu próprio chefe, você precisa dormir bem. As horas de sono necessárias para acordar bem disposto variam de pessoa para pessoa. Há quem durma 6 horas por noite e acorde com muita disposição. Para outros, ter menos de 8 horas de sono já atrapalha o humor e a capacidade de raciocínio do dia de trabalho que está por vir.

Outro ponto importante para ser produtivo é reconhecer ruídos na comunicação interpessoal. Afinal, você tem que lidar com clientes, parceiros, fornecedores, funcionários, entre outras pessoas na sua rotina diária. A todo momento, você está comunicando algo. Para fazer isso com maestria, evitando mal entendidos, procure exercer a empatia, se colocando no lugar do outro. Aprenda com seus interlocutores, pois o processo de aprendizagem é uma via de mão dupla.

Questione velhos paradigmas, estimulando a mudança. Com isso, todos evoluem e descobrem novos caminhos a serem percorridos para aumentar a produtividade. Lembre-se de que a comunicação está longe de ser apenas verbal. Na realidade, o nosso corpo fala muito mais do que nossas palavras. Portanto, esteja atento ao gestual para criar um processo comunicativo mais eficiente.

Ter equilíbrio emocional

A autogestão é uma competência extremamente relevante para que você possa desenvolver a sua inteligência emocional, autonomia e organização. Tudo isso a fim de conseguir alcançar o seu potencial máximo.

Hoje em dia, grande parte das pessoas, principalmente as que vivem a correria dos grandes centros urbanos, sentem um peso enorme ao precisar coordenar todas as atividades do dia. É comum ter a sensação de estar sobrecarregado constantemente, o que aumenta os níveis de ansiedade e estresse. Logo, a inteligência emocional do indivíduo acaba sendo afetada, o que prejudica tanto a vida pessoal como a profissional.

Quando você se concentra no desenvolvimento da sua inteligência emocional, passa a conhecer seus limites, suas qualidades, sua capacidade e seus talentos. Isso ajuda a organizar melhor o seu dia, a ter foco no que precisa ser feito e a estar consciente de que é preciso inserir momentos prazerosos nessa rotina. Jamais encare isso como uma perda de tempo e sim como uma atividade que aumentará a sua produtividade. Afinal, uma pessoa feliz é um trabalhador produtivo e criativo.

Quando você passar por qualquer situação estressante ou quando você estiver se sentindo sob pressão, a probabilidade de tomar decisões impulsivas é muito maior. Isso pode acabar prejudicando até as tarefas mais simples. Por isso é tão importante dominar sua inteligência emocional.

Cada pessoa reage de uma maneira em momentos de tensão. Há quem manifeste reações explosivas ou quem fique paralisado, por exemplo. Mas, quando você aprimora a sua inteligência emocional, fica muito mais fácil perceber como você se comporta em situações estressantes. Uma boa dica é: toda vez que um desequilíbrio for identificado, tenha o costume de ficar atento à sua respiração. Inspire e expire lentamente, até que você consiga se acalmar para não ter atitudes intempestivas e se arrepender depois.

Manter a organização

Saber como administrar o seu tempo é algo extremamente relevante para um profissional liberal. Existem várias técnicas para gerir o tempo que são muito úteis, pois proporcionam um melhor aproveitamento do seu período de trabalho. Assim, você evita estourar os prazos das suas obrigações, ganhando um controle maior de todas as suas demandas.

Para tanto, nossa dica é que você faça uso de algum mecanismo de controle. Algumas sugestões são:

  • planilhas de demandas;
  • listas de pendências;
  • cronograma de projetos;
  • aplicativos de gestão de tarefas.

Cada profissional funciona de um jeito. Então, para saber o que é melhor para você, teste cada uma dessas metodologias e veja qual se encaixa melhor para otimizar a sua administração do tempo.

A autogestão compreende tomar para si a responsabilidade do que precisa ser feito, de modo a se organizar para cumprir essas incumbências. Ou seja, você tem total autonomia sobre de quer forma organizará seu processo de trabalho.

Conhecer soluções que possam proteger o profissional

Quem trabalha por conta própria, precisa encontrar formas de se resguardar caso ocorra algum imprevisto que o impossibilite de exercer suas funções. Afinal, interromper as receitas e ver as despesas continuarem sendo debitadas da sua conta corrente é algo que causa um desequilíbrio emocional e familiar.

Existem seguros que protegem os profissionais liberais. O seguro de vida é um deles. Você também pode contratar coberturas adicionais para assegurá-lo em situações de incapacidade temporária, por exemplo.

Com essa leitura, você conheceu quais são os principais desafios enfrentados pela autogestão e como é possível superá-los. É muito importante seguir os pontos que abordamos neste artigo, a fim de vencer os obstáculos enfrentados por quem pratica a autogestão. Dessa maneira, você conseguirá organizar o seu tempo de forma mais adequada, aumentando sua produtividade e sua qualidade de vida.

Que tal disseminar essas informações valiosas para seus amigos? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas que também se deparam com essas dificuldades!