Controle financeiro: mantenha as contas em dia

DESTAQUES Finanças Pessoais POSTS

Ter controle financeiro é fundamental para que limitações econômicas não sejam uma preocupação constante no seu dia a dia. Afinal, quando você gasta tudo o que ganha e, ainda por cima, faz dívidas no cartão de crédito, fica difícil ter uma mente tranquila como a de quem possui uma reserva de capital.

E essa inquietação com a saúde financeira impacta diretamente a sua qualidade de vida. Por isso, neste post, vamos falar de algumas práticas para que você consiga manter suas contas em dia, gerenciando bem suas finanças. Confira!

1. Conheça suas despesas

Para ter controle financeiro, o primeiro passo é saber como você gasta o seu dinheiro. Ao conhecer suas despesas, você será capaz de fazer um estudo mais detalhado, de modo a definir o que é realmente necessário no seu orçamento e o que pode ser cortado.

Não se esqueça de mapear até mesmo os pequenos gastos. Você pode se surpreender como, na somatória final, eles fazem uma grande diferença em seu orçamento no final do mês.

2. Compare os preços

Um dos grandes vilões de quem gasta tudo o que ganha é o costume de não comparar os preços do que deseja adquirir. Muitas vezes, os valores entre uma loja e outra sofrem variações em relação a um mesmo produto ou serviço.

Pode ser que o supermercado que você frequenta tenha preços ótimos para produtos de limpeza, mas venda frutas e legumes mais caros do que a concorrência. Portanto, atente-se a essas pegadinhas e pesquise seus locais de compra.

3. Defina metas para economizar

Esse é um ponto importantíssimo para quem deseja ter um bom controle financeiro. Você precisa mudar o pensamento de economizar apenas o que sobrar no final do mês para fazer dessa economia seu objetivo.

Com esse tipo de atitude, você passará a ter um verdadeiro planejamento financeiro, em vez de somente acompanhar suas finanças pessoais.

Defina um valor para guardar mensalmente. Uma boa maneira de fazer isso é separar esse dinheiro já quando você receber o seu salário. Mas lembre-se de não colocar essa quantia na mesma conta que você usa para as despesas do dia a dia.

controle financeiro familiar

4. Aprenda a investir

Depois que você aprendeu a poupar e a ter controle das suas finanças, chegou a hora de dar um passo seguinte para ter uma vida financeira tranquila. Se você quer atingir seus objetivos, é preciso aprender sobre investimentos.

Saber mais sobre como aplicar o dinheiro economizado vai ajudá-lo a otimizar suas reservas para o futuro.

Utilize aplicativos e planilhas para acompanhar seus gastos

No mercado, existem vários aplicativos para tornar a tarefa de fazer um bom controle financeiro mais simples e rápida. Organizar suas finanças online é uma maneira mais fácil de acompanhar todas as despesas do dia a dia.

Há aplicativos que até importam as informações diretamente da sua conta bancária. Algumas boas opções são o Meu Dinheiro, Organizze, GuiaBolso e Mobills. Mas não se esqueça de registrar todos esses valores, gastos, reservas e economias numa planilha. Assim você terá uma visão do todo num só lugar (você salvar sua planilha na nuvem e atualizar quando for necessário).

Se você quer fazer um planejamento financeiro para garantir sua aposentadoria e demais projetos a longo prazo, entre em contato com a Classic Seguros!