Fechar

Aviso
Devido ao feriado do securitário, não teremos expediente hoje.
Retornaremos nossas atividades dia 17/10.

Blog

Proteção para toda a família!

Home Blog Cuidados com as crianças no retorno das aulas presenciais na pandemia

Cuidados com as crianças no retorno das aulas presenciais na pandemia

POSTS

Por todo o Brasil, governantes, pais e especialistas da saúde estão debatendo quanto as medidas de segurança para o retorno das aulas presenciais. É provável que essa volta as salas de aulas ocorram gradativamente, considerando os níveis de contaminação e taxas de ocupações dos leitos de enfermaria e UTI. 

A volta as aulas durante a pandemia será um grande desafio para toda a comunidade escolar, afinal este retorno deverá ser gradativo e pautado por uma série de medidas. Inclusive, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) elaborou um documento que elenca recomendações gerais de critérios e medidas para a reabertura das escolas.

Retorno das aulas presenciais na educação infantil

Para a educação infantil este desafio será ainda maior, uma vez que, para as crianças, seguir normas de distanciamento na convivência social pode ser ainda mais difícil. Desta forma, muitos pais expressam preocupações em relação aos cuidados que as crianças e a escola devem tomar para que a volta as salas de aula ocorram em segurança.

Esta preocupação é um ponto de partida para que pais e toda a comunidade escolar, busquem informações e o cumprimento dos protocolos de segurança. A seguir, confira as principais medidas e cuidados a tomar no retorno as aulas presenciais na pandemia.

Retorno das aulas presenciais parcial e gradual

A volta as aulas presenciais, a princípio, devem ocorrer de forma parcial, seguindo os decretos municipais e estaduais.  Sendo assim, o ensino médio, fundamental e infantil, não voltarão todos de uma vez. Desta forma, algumas turmas voltariam as aulas presenciais, enquanto outras permaneceriam nas aulas EAD. 

Outra medida importante é a adoção das “bolhas”. Nesta estratégia as turmas são reduzidas para manter o espaçamento nas salas de aula e atividades no geral. Ainda assim, é fundamental evitar que as crianças e professores do grupo de risco, voltem as aulas presenciais.

Distanciamento social nos ambientes da escola

O distanciamento social é um protocolo essencial para todos os ambientes públicos, ou seja, nas escolas também é fundamental. No contexto dos ambientes escolares, considerasse a distância mínima dos alunos na sala de aula, ou ainda a preferência por aulas em locais abertos.

Da mesma forma, outra medida fundamental são as demarcações em locais em que se formam filas e em espaços coletivos como os refeitórios. Também é importante que os intervalos ocorram em horários alternados e ainda proporcionar a alimentação escolar nas salas de aula, já que assim será mais fácil manter um certo controle.

Medidas em casos de contaminação por Coronavírus

É importante que os pais e professores estejam atentos em relação às crianças e funcionários da escola, para tomar as medidas adequadas, caso alguém apresente sintomas da covid 19.

No caso de funcionários com sintomas, o ideal é que sejam encaminhados para casa e orientados a procurar o médico imediatamente. Uma vez confirmada a contaminação, o funcionário poderá trabalhar em home office pelo período da quarentena.

Crianças com sintomas, devem ser separadas. A escola deve entrar em contato com os responsáveis e orienta-los a ir ao médico. Caso confirmado o contágio da covid o aluno poderá continuar com as aulas EAD até o termino da quarentena.

É fundamental não esperar que os sintomas se intensifiquem para começar o isolamento social e procurar um médico. Portanto, identificar a covid no período inicial, é fundamental tanto para acompanhar o desenvolvimento da doença como também para evitar contaminar outras pessoas.

Medidas de higiene nos ambientes da escola

Os cuidados com a higiene indispensáveis para minimizar os riscos de contágio pela covid 19. Muitas pessoas contaminadas não apresentam sintomas, mas ainda assim podem transmitir o vírus, portanto higienizar as mãos e ambientes é essencial.

Alguns protocolos sanitários fundamentais são, disponibilizar álcool em gel a todos, limpeza e desinfecção dos ambientes e tapetes sanitizantes. Outras medidas essenciais para minimizar a propagação do vírus no retorno as aulas presenciais são a aferição de temperatura ao entrar no ambiente escolar, a obrigatoriedade do uso de máscaras, o uso individualizado de objetos.

Evitar o uso de ar condicionado e manter janelas e portas abertas para facilitar a circulação do ar, são medidas importantes para evitar o contágio de várias doenças respiratórias inclusive o coronavírus.

Treinamentos para a comunidade escolar

Os treinamentos de todos que fazem parte da comunidade escolar é fundamental para eu todos saibam como minimizar os riscos de contágio pelo coronavírus. Nestes treinamentos, colaboradores, alunos e familiares devem receber orientações e poderão tirar dúvidas sobre:

  • Distanciamento social nos ambientes escolares,
  • Medidas de higiene pessoal,
  • Uso correto das máscaras,
  • Uso de álcool em gel,
  • Medidas para detectar possíveis casos da doença na instituição.

A volta as aulas presenciais é fundamental para garantir a qualidade do ensino, porém este retorno deve acontecer com todo cuidado. A saúde de todos deve ser a prioridade.

Agora você já conhece as principais medidas para evitar o contágio da covid 19 no ambiente escolar, assine nossa news e veja outros conteúdos sobre como cuidar da sua saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

    FECHAR