Débito ou crédito: como escolher a melhor forma de pagamento?

DESTAQUES Finanças Pessoais POSTS

O ato de fazer compras é considerado por muitas pessoas algo que proporciona prazer e relaxamento. O fato é que a aquisição de um novo item geralmente gera sensações de satisfação e felicidade e, por isso, ir às compras é uma atividade escolhida por muitos como válvula de escape.

Na hora de efetivar a compra, no entanto, a dúvida a respeito da melhor forma de pagamento pode ser uma questão delicada. A facilidade, praticidade e agilidade oferecida pelo pagamento com cartão faz com que esse seja o meio de pagamento preferido entre os compradores.

Por isso, listamos algumas vantagens e critérios de escolha entre as modalidades de débito ou crédito para ajudar você a escolher a melhor opção e proporcionar maior autonomia quando o assunto são suas finanças pessoais. Confira! 

Cartão de débito

Comprar no dia a dia

Para compras do dia a dia, que têm valores mais baixos, é recomendado o pagamento com cartão de débito. Isso porque, para esses valores, os comerciantes não veem vantagem em vender no crédito, uma vez que as taxas cobradas pelas operadoras acabam representando uma desvantagem para pequenas vendas.

Conseguir descontos à vista

Também devido às taxas cobradas pelas bandeiras de cartão de crédito, as compras com cartão de débito podem oferecer descontos interessantes para quem paga. Para o vendedor, também é vantajoso receber o montante na hora e isso pode motivá-lo a oferecer incentivos para o pagamento à vista, como a redução do valor da compra.

Manter maior controle financeiro

Além das vantagens acima, quem está em dúvida se deve pagar no débito ou crédito pode usar o parâmetro do controle financeiro para tomar tal decisão. Isso porque as compras no débito são computadas no mesmo momento e, com a saída instantânea do dinheiro na conta, é possível ter maior consciência dos gastos e, assim, controlá-los.

Cartão de crédito

Compras de valores mais elevados

Para compras de valor mais elevado, é recomendado que a opção de pagar com o cartão de crédito seja escolhida. Isso porque o cartão de crédito pode jogar a despesa para o fechamento da próxima fatura, permitindo que você adquira o bem mesmo sem ter o capital necessário para tal no momento da compra.

No entanto, é essencial ter certeza que você conseguirá honrar a obrigação ao final do mês, para que não entre em dívidas e cobrança de altas taxas de juros. 

Compras parceladas

As compras parceladas são outra vantagem da modalidade crédito. Especialmente quando a compra é de um item mais caro, diluir o valor em suaves parcelas mensais diminui o impacto dessa compra no orçamento. Também é importante atentar para a capacidade de pagamento das parcelas, para não incorrer em complicações financeiras posteriormente.

Já sente mais segurança para escolher entre pagar no débito ou crédito? Aproveite a busca por estabilidade e controle financeiro para ler também “Por que pensar sobre o seu futuro financeiro agora mesmo“. Esta é uma ótima oportunidade para entender como suas atitudes em relação ao dinheiro agora podem trazer benefícios no futuro!