Descubra como o seguro para o profissional liberal pode fazer toda a diferença!

Carreira

O seguro para profissional liberal é uma opção importante para quem atua nessa modalidade de carreira, que se por um lado oferece vantagens como flexibilidade de horário, liberdade de atuação e autonomia quando comparada à CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), por outro apresenta menos garantias e estabilidade, o que requer um bom planejamento.

Como qualquer atividade, atuar como profissional liberal apresenta riscos com os quais o trabalhador precisa estar preparado para lidar, a fim de conseguir gerenciar bem sua carreira e se estabelecer no mercado pela eficiência e credibilidade.

Neste artigo vamos falar sobre o tema e mostrar como um seguro para profissionais liberais pode ser útil a quem atua nessa modalidade, além de contribuir com a consolidação da carreira. Continue a leitura e acompanhe!

A carreira dos profissionais liberais

São classificados como liberais os profissionais que atuam com liberdade total para exercer sua profissão, com capacitação científica e técnica para exercer sua atividade, independentemente de atuar em uma empresa ou por conta própria.

A diferença entre o trabalhador liberal e autônomo é que no primeiro caso, o profissional tem que ser obrigatoriamente formado (em nível técnico ou universitário) e ser registrado em uma ordem ou conselho que regulamente a profissão. Entre os principais profissionais liberais, estão: dentistas, médicos, jornalistas, advogados, esteticistas etc.

Já no caso do autônomo essas condições não são exigidas, visto que podem atuar com ou sem comprovação de formação de nível técnico ou universitário e trabalhar por conta própria e com independência financeira. Entre os principais profissionais autônomos, estão: pedreiros, pintores, encanadores, eletricistas, manicures, psicólogos, consultores financeiros, etc.

Os riscos envolvidos na atuação como profissional liberal

Atuar como profissional liberal envolve alguns riscos que precisam ser considerados pelos trabalhadores que optem por esse modo de operar no mercado. Isso porque quem exerce a profissão por conta própria não tem as mesmas garantias da previdência social oferecidas por quem é contratado pelo regime CLT.

Mesmo para as contribuições feitas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) existe um teto máximo permitido, que garante as coberturas básicas, mas pode não ser o suficiente para manter o padrão de vida ideal.

Outro ponto importante é que, no caso do trabalhador contratado por uma empresa, se ele precisar se ausentar, pode ser substituído por outro profissional com o mesmo nível e condições de exercer suas atividades temporariamente, porém isso não ocorre com profissionais liberais que atuam por conta própria, o que, na prática, pode significar prejuízos financeiros significativos.

Diante disso, é preciso adotar um planejamento financeiro consistente e capaz de prever situações adversas e se preparar para elas. Uma boa alternativa encontrada nesse caso é o seguro para profissionais liberais, que oferece uma série de coberturas e benefícios que podem auxiliar esse tipo de trabalhador e contribuir para um cenário mais estável e confortável.

Tipos de coberturas de seguro para profissional liberal

Os seguros para profissionais liberais oferecem uma série de coberturas que são muito úteis na hora de organizar as atividades e carreiras. Entre as principais vantagens de ter um seguro para profissionais liberais, destacam-se:

  • possibilidade de um plano personalizado de acordo com a necessidade do cliente;
  • garantia de poder oferecer um serviço assegurado para seus clientes;
  • independência para o próprio profissional fazer um trabalho mais tranquilo, seguro e, consequentemente, com maior qualidade.

Cobertura para diária por incapacidade temporária (DIT)

Os ganhos dos profissionais liberais estão diretamente ligados à sua capacidade de trabalhar. Por isso a cobertura para diárias em caso de incapacidade temporária é tão importante. Imprevistos acontecem com todo mundo e a DIT ajuda nos casos em que o trabalhador não puder atuar devido a doenças, acidente ou qualquer tipo de incapacitação momentânea.

O valor da indenização é equivalente à diária cobrada pelo profissional e tem a duração correspondente ao tempo necessário para recuperação total dele.

Cobertura automotiva

Muitos profissionais liberais usam o próprio veículo para trabalhar, ou seja, caso aconteça algum problema com o veículo, o risco de prejuízo financeiro é grande. A cobertura automotiva é justamente para prevenir esse tipo de situação, visto que ela garante o pagamento de indenização nos casos de danos graves ou perda total no veículo.

Também é possível obter cobertura 24 horas de serviços como reboque e disponibilidade de outro veículo temporário, que pode ser utilizado durante o período em que o carro estiver no conserto.

Cobertura para responsabilidade civil

Erros profissionais podem acontecer em qualquer profissão, porém, no caso dos profissionais liberais, essa responsabilidade cai diretamente sobre o trabalhador, diferente de quem é contratado pela CLT, regime no qual a empresa é quem assume o prejuízo.

A contratação do seguro para responsabilidade civil faz com que seguradora arque com todos os custos relativos a eventuais condenações judiciais e reparações financeiras por prejuízos causados a terceiros, que tenham sido provocados pelos profissionais liberais. É preciso ressaltar, no entanto, que a cobertura limita-se à esfera civil. Sendo assim, o profissional pode ser responsabilizado nas esferas administrativas e criminal, caso a gravidade seja alta.

Cobertura por morte acidental ou natural

Para quem tem família essa modalidade é indicada, visto que oferece indenização em caso de morte natural ou acidental e garante apoio financeiro em um momento de fragilidade emocional. Existem seguros que fornecem auxílios também para funeral, a fim de oferecer conforto no momento difícil pelo qual a família passa.

Cobertura para imóveis

Se a atuação do profissional liberal depende de um espaço físico para funcionar (consultório, clínica, escritório etc.) é indicado fazer o seguro para imóveis, a fim de se prevenir contra possíveis danos e perdas, que podem trazer prejuízos e, até mesmo, impossibilitar a execução de seu trabalho. O valor da indenização pode variar de acordo com a apólice, porém o ideal é sempre estar protegido, e a partir disso, poder trabalhar com mais tranquilidade e paz de espírito.

Gostou do conteúdo? Neste artigo falamos sobre a carreira do profissional liberal, seus desafios, vantagens, desvantagens e como o seguro para profissional liberal pode oferecer mais estabilidade e, consequentemente, melhorar os resultados. Com um bom planejamento, disciplina e foco é possível alcançar bons resultados.

Se quiser saber mais sobre o tema e/ou esclarecer dúvidas, entre em contato conosco e um dos nossos consultores terá prazer em ajudá-lo!