Fechar

Aviso
Devido ao feriado do securitário, não teremos expediente hoje.
Retornaremos nossas atividades dia 17/10.

Blog

Proteção para toda a família!

Home Blog Descubra porque cuidar da saúde é tão importante!

Descubra porque cuidar da saúde é tão importante!

POSTS

Você se lembra quando foi a última vez que foi ao médico? Ou quando realizou exames de rotina? Sempre ouvimos o ditado “é melhor prevenir do que remediar”. No entanto, nem sempre seguimos este sábio conselho. Agora você vai entender porque cuidar da saúde é tão importante

Uma enorme parcela da população só se preocupa em cuidar da saúde e procurar o médico diante de problemas de saúde que já estão causando dores e desconfortos. Ou seja, muitas vezes estas pessoas se adaptam para conviver com dores de cabeças e no corpo, fraqueza, alergias e outros sintomas, que podem indicar problemas de saúde, mais graves. 

Outro erro comum cometido por algumas pessoas é costume de automedicar para evitar a ida ao médico. Esta é uma prática nada saudável e que contribui bastante para o agravo dos problemas de saúde. 

ENTÃO, POR QUE DEIXAMOS DE LADO O CUIDADO COM A SAÚDE?

Muitas vezes esta falta de cuidado com a saúde é reflexo da desorganização financeira. Nem sempre as famílias podem pagar para ter acesso à saúde de qualidade, e assim, se consultar regularmente e fazer exames de check-up. Desta forma, um planejamento financeiro eficaz pode contribuir com a saúde de toda a família. 

Outro motivo comum para não tratar os problemas de saúde antes que se agravem é a “falta de tempo”. Uma rotina agitada, excesso de trabalho e estudo, muitas vezes levam as pessoas a adiar com frequência as consultas e os check-ups. Por isso, é importante aprender a otimizar seu tempo e organizar melhor o seu dia a dia. A tecnologia também pode colaborar para otimizar seu tempo e facilitar as consultas através da telemedicina.

Quando não cuidamos da nossa saúde como deveríamos, seja com hábitos alimentares mais saudáveis, a prática de exercícios, as consultas e exames de rotina, por exemplo, estamos sujeitos a arcar com as consequências que podem afetar nosso bolso, qualidade  e expectativa de vida. 

1 – Cuidar da saúde pode colaborar com o seu planejamento financeiro

Algumas atitudes relacionadas a saúde contribuem muito para o seu planejamento financeiro. A prática de exercícios físicos e a escolha de uma dieta mais saudável, por exemplo, podem prevenir o surgimento de doenças como hipertensão, obesidade, cardiopatias, entre outras. Estas doenças podem ter um alto custo de tratamento e desta forma desequilibrar seu orçamento.

A prevenção também envolve o acompanhamento médico com consultas na frequência adequada para cada idade e exames de rotina. Muitas doenças como diabetes, câncer e aids podem estar presentes em nosso organismo e não apresentar sintomas graves por muito tempo. O ideal é identifica-las através de consultas e exames específicos e trata-las antes que se agravem.

Ao prevenir o surgimento de doenças graves ou a descoberta de problemas de saúde com antecedência, podemos planejar o tratamento e desta forma ter controle dos gastos com a saúde.

2 – Cuidar da saúde contribui para a sua qualidade de vida

Quando escolhemos não ir ao médico checar uma dor de cabeça constante ou algum outro sintoma, por considera-los toleráveis, colaboramos para a perda na nossa qualidade de vida.

Estes sintomas “leves” podem ser indícios de possíveis problemas de saúde mais graves. Mas, além disso, também colaboram para que nosso dia a dia seja menos produtivo no trabalho, estudos, nos momentos com a família e amigos. Sem contar que estes sintomas também podem desencadear distúrbios mentais.

3 – Cuidar da saúde pode aumentar a sua longevidade

Da mesma forma, outro impacto positivo de manter o cuidado com a saúde em dia, é o aumento da expectativa de vida.

Neste caso, mantendo uma rotina saudável com exercícios e boa alimentação você evita o surgimento de doenças e o agravamento de algum problema de saúde. A prática de se consultar regularmente e fazer exames de rotina, ajuda detectar possíveis doenças que se não forem tratadas a tempo, podem evoluir e causar uma morte precoce. 

COMO COMEÇAR A CUIDAR MELHOR DA SAÚDE?

Como você pode ver, o cuidado com a sua saúde leva em consideração a prática de exercícios físicos, que podem ser realizados na academia ou em casa (dança, caminhadas ou andar de bicicleta). Desta forma, uma dieta balanceada rica em proteínas e fibras, e com a redução do consumo de carboidratos, açúcar e sal, também fazem parte deste estilo de vida mais saudável.

Também ficou claro, que não devemos esperar sintomas graves aparecerem para recorrer ao médico e cuidar da saúde. Na verdade, estas consultas devem ser regulares e focadas em prevenir, inclusive a frequência indicada pode variar conforme a idade.

Os exames de check-up, também, costumam ser indicados periodicamente e sempre que você sentir algum desconforto pode e deve pedir exames ao seu médico. Os exames de rotina mais comuns, e que ajudam a detectar várias doenças são: sangue, que podem incluir vários tipos, urina e fezes.

Gostou deste texto? Para receber mais conteúdos como este e continuar informado sobre como cuidar da saúde, assine nossa newsletter.

Cadastre-se em nossa newsletter

    FECHAR