Dicas de organização financeira para economizar
DESTAQUES Finanças Pessoais
Quando existe organização e planejamento financeiro há uma possibilidade de economia, mesmo quando acontece algum imprevisto. Veja de que forma a organização financeira e o planejamento familiar podem ser fortes aliados na economia do lar. Confira nossas dicas!
Controle seus gastos
Montar uma planilha especificando suas finanças pessoais vai ajudar a identificar prioridades. Assim, vai perceber que pode economizar enxugando algumas despesas. Existem diversos aplicativos que ajudam muito nesse assunto, como o Organize e o Guia bolso.
Além deles, existe também o Kit Planejamento Financeiro Familiar que conta com e-book, planilha e vídeo que vão simplificar a sua organização financeira. Nele você pode adicionar as entradas e saídas de dinheiro e controlar para aonde vão e de onde vêm os recursos. Vale a pena pesquisar e ver qual o melhor para atender a sua necessidade.
Priorize suas contas
Agora que você já sabe a importância de ter um controle de gastos, priorize pagar suas contas. Não gaste com algo que não foi planejado. Pague o que deve e só depois decida o que fazer com o restante do dinheiro.
Compre à vista
Apesar da facilidade da compra parcelada, pagar à vista continua sendo a melhor opção, já que se consegue eliminar os juros e encargos embutidos nas parcelas. Se você se organizar para reunir o valor que precisa para efetuar a compra, poderá negociar o valor final.
Faça uma lista de compras
Por mais que você tenha na cabeça tudo o que precisa, nada melhor do que ir ao supermercado com uma lista para te ajudar. É muito fácil perder o foco e comprar coisas dispensáveis, então, ir às compras sabendo exatamente o que precisa vai ajudar.
Defina metas
Quando a meta é definida, se torna possível identificar as prioridades e onde exige maior dedicação de tempo e recursos. É necessário definir metas de curto, médio e longo prazo, e ter foco para atingir cada uma delas. Sua meta precisa ser específica, para que ajude identificar quais passos terá que tomar. Se sua meta, por exemplo, é criar um patrimônio que permita um futuro tranquilo, você tem que ser específico.
Com essas informações ficará mais fácil decidir no que investir, evitando os gastos desnecessários.