Fechar

Aviso
Devido ao feriado do securitário, não teremos expediente hoje.
Retornaremos nossas atividades dia 17/10.

Blog

Proteção para toda a família!

Home Blog Confira as 7 melhores dicas para desenvolver o bem-estar financeiro

Confira as 7 melhores dicas para desenvolver o bem-estar financeiro

POSTS

O seu bem-estar financeiro é uma condição que você deve conquistar, ou melhor, construir, para dispor das condições necessárias para honrar seus compromissos. Ao mesmo tempo, isso permite que você se sinta confortável em relação ao futuro, de modo que possa fazer suas próprias escolhas para aproveitar melhor a vida.

Mas como construir esse bem-estar e alcançar essa condição? Quais medidas, podem colaborar para você alcançar esse objetivo? Continue a leitura e confira 7 dicas para desenvolver o bem-estar financeiro.

1. Projete um orçamento mensal

O orçamento mensal é um instrumento para o desenvolvimento da disciplina no uso do dinheiro, muito adequado e útil quando se pensa em bem-estar financeiro. Ele garante que o mês caiba dentro de seu salário e evita que ocorram déficits constantes que destroem a economia de qualquer pessoa.

Desse modo, definir os gastos que serão permitidos e seguir essa definição regularmente é essencial para o equilíbrio financeiro. Quando você elabora o orçamento do mês, deixa bem claro para onde seu dinheiro poderá ir, além de conseguir também, seguir as previsões e evitando a tendência de abrir exceções.

2. Crie o hábito de poupar

O hábito de poupar, no sentido de guardar dinheiro para focar em investimentos num futuro bem próximo, deve estar em consonância com a projeção do orçamento mensal elaborado. Assim, considere dispor de um valor percentual de seus vencimentos, mas de forma constante e rotineira, ou seja, todos os meses.

Esse é um recurso que você deve guardar para investir e, dessa forma, construir o seu bem-estar financeiro, ainda que seja um pouquinho de cada vez, mas incorporando novos valores todos os meses. Com o mesmo sentido, você deve considerar construir uma reserva financeira para situações emergenciais.

3. Conte com uma reserva de emergência

Assim como poupar para investir é um processo gradativo, mas permanente, a construção de uma reserva para emergências também deve ser incluída no seu planejamento financeiro mensal. Com o mesmo espírito, ainda que sejam pequenos valores de cada vez, essa reserva poderá ser de grande auxílio em situações de contingência pessoal.

Algumas pessoas se programam para construir uma única reserva com vista a investir, mas também para situações de emergência. Nesse caso, é preciso considerar as aplicações do dinheiro guardado para que elas não fiquem imobilizadas e você não possa dispor em um momento como esse.

4. Planeje sua aposentadoria

A aposentadoria é uma condição que costuma chegar na fase da vida em que você deveria estar mais voltado a desfrutar daquilo que construiu ao longo de sua história. Para que isso ocorra, no entanto, é preciso planejar antes e tomar medidas prévias que garantam um futuro mais tranquilo.

Uma das melhores soluções para isso é investir em previdência privada. Na verdade, ela constitui o investimento financeiro ideal para complementar sua aposentadoria, além de proporcionar a realização de sonhos futuros, como a aquisição de um bem ou uma viagem tão desejada.

5. Construa um bom histórico de crédito

Dispor de um histórico financeiro bom pode ser um grande facilitador para as suas necessidades futuras envolvendo crédito ou financiamento. No entanto, esse é um currículo que você precisa construir com as práticas que adota no dia a dia, principalmente quando faz compras.

Nesse sentido, destaca-se principalmente o cuidado essencial e óbvio que você deve ter em não gastar mais do que recebe. Assim, a utilização regrada do cartão de crédito e a confecção de lista de compras para o supermercado, assim como evitar fazer empréstimos, constituem regras básicas para esse fim.

6. Pense no futuro

Vivemos em uma sociedade dinâmica, em permanente movimento e que evolui a ritmos cada vez mais intensos. As mudanças acontecem a toda hora e têm sido sempre mais aceleradas, de modo que não é possível fazer previsões muito precisas.

Mas, por isso, é preciso estar com os pés no chão, vivendo o presente intensamente, mas pensando no futuro. Esse pensamento é que norteia as ações de hoje, a fim de que estejam mais próximas da realidade de amanhã.

Assim, quando se fala em reserva de emergência, em poupar para investir e em previdência privada, o que se quer é garantir que haja um futuro seguro. São medidas que se dirigem para a construção do bem-estar financeiro daqui alguns anos.

7. Aprenda a investir

Considere que esse bem-estar financeiro tão desejado será construído e, assim como toda obra, que ele requer pelo menos um conhecimento básico que permita saber o que é necessário fazer. Você pode pedir ajuda para conduzir as medidas necessárias, mas deve estar ciente dos mecanismos que atuarão a partir dessas ações.

Dessa forma, aprenda a investir, trabalhe pela sua educação financeira, seja por meio do estudo ou de uma assessoria que o oriente. Saiba o que fazer e, se possível, como fazer. Existem bons livros introdutórios sobre finanças e diversos cursos que podem ajudá-lo a se introduzir nessa arte e ciência.

Como um seguro de vida pode ajudar a construir o bem-estar financeiro?

O seguro de vida é um investimento que você faz para, entre outras coisas, garantir que você e sua família possam dispor de um aporte financeiro se ocorrer uma partida inesperada. Do mesmo modo, também, se houver um impedimento da sua continuidade na manutenção do sustento de seus familiares, o seguro de vida pode indenizá-lo.

O papel do seguro de vida, portanto, consiste em participar da construção do bem-estar financeiro em condições de contingência ou de emergência. Além disso, traz outras vantagens, mas, sobretudo, a tranquilidade no presente pela certeza do amparo aos seus entes queridos no futuro.

É importante fazer a escolha da seguradora ideal para o seu caso. Para isso, conte com a orientação e a assistência de uma consultoria experiente, bem situada no mercado e capaz de trazer as melhores opções das seguradoras. Conte com a Classic Seguros.

Como você pode ver, o bem-estar financeiro é construído com iniciativas tomadas agora, com o objetivo de garantir maior segurança e tranquilidade.

Então entre em contato conosco e descubra como contratar a opção ideal para o seu seguro de vida, uma peça fundamental do seu bem-estar financeiro.

O seu bem-estar financeiro é uma condição que você deve conquistar para manter as contas em dia. Confira 7 dicas para alcançar esta meta.

Seguro para toda família!

Proteção na medida certa para você.

SOLICITE UMA COTAÇÃO

Receba conteúdos exclusivos para te ajudar a proteger o que mais importa para você.

[contact-form-7 id="163" title="Newsletter"]
SIGA-NOS NO
FACEBOOK
SIGA-NOS NO
INSTAGRAM

Siga-nos nas Redes Sociais

Cadastre-se em nossa newsletter
[contact-form-7 id="163" title="Newsletter"]
FECHAR
[contact-form-7 id="4" title="Formulário de contato 1"]