Dicas para otimizar o espaço em casa

Casa & Família DESTAQUES POSTS

Em imóveis com tamanho limitado qualquer centímetro faz muita diferença. Por isso, é preciso otimizar o espaço e acomodar todos os móveis, utensílios e demais itens de decoração com harmonia e um toque especial.

Apesar de ser um desafio, acertar na decoração de locais pequenos também é uma tarefa prazerosa que, quando executada da maneira correta, pode trazer ótimos resultados.

Neste artigo vamos falar sobre o tema e dar dicas úteis sobre como otimizar o espaço em lugares compactos. Continue a leitura e confira!

1. Opte por móveis planejados

Feitos sob medida, os móveis planejados são ótimas alternativas para quem precisa otimizar espaços em uma casa ou apartamento. Ao contrário do que acontece com modelos comprados em lojas convencionais, em um projeto de planejados o profissional vai até o local, tira as medidas, projeta e fabrica cada item de acordo com a área disponível.

O resultado é que cada móvel será desenvolvido especialmente para o recinto, ou seja, só vai ocupar o espaço realmente necessário. Assim, os ambientes serão otimizados e ficarão mais confortáveis.

2. Utilize espelhos para otimizar o espaço

Os espelhos aumentam a sensação de amplitude, por isso, são itens indicados para otimizar espaços pequenos. A dica é posicioná-los em locais estratégicos da casa, sempre com o devido cuidado para que a presença desses objetos não incomode as pessoas que moram e frequentam o lugar.

3. Prefira cores neutras

Nuances neutras também são perfeitas para otimizar o espaço, uma vez que proporcionam um ambiente harmônico e iluminado. Podem ser usados tons claros (cinza, branco etc.), mas isso não significa que outras cores estão proibidas. Pelo contrário, a ideia é escolher a cor neutra como principal e utilizar opções mais fortes nos demais itens da decoração.

4. Valorize a iluminação natural

A iluminação é um item muito importante em ambientes pequenos porque evidencia elementos e, quando combinada com cores claras, amplia visualmente. Portanto, é fundamental aproveitar ao máximo a luz natural para otimizar o espaço e torná-lo mais receptivo.

Você pode investir em aberturas para permitir a entrada do sol — como uma grande janela ou até uma porta de vidro. Caso não seja possível aproveitar a luz natural, o indicado é buscar esse equilíbrio com a luz artificial.

5. Verticalize

Sempre que possível, verticalize. Assim você ganha muito mais espaço em áreas reduzidas. Para utilizar essa opção, no entanto, é preciso que o local tenha altura suficiente. Caso contrário, opte por usar somente o pavimento principal e preencher suas paredes com nichos, ganchos ou prateleiras.

Uma boa ideia é criar um mezanino que possa ser transformado em quarto. Como não passamos muito tempo na cama, ela pode ficar localizada nesse canto e liberar o espaço que ocuparia para outros itens. Se o pé-direito do mezanino ficar mais alto é possível acomodar outros itens nele.

E aí, ficou com vontade de colocar essas dicas em prática e otimizar o espaço com eficiência? Com criatividade e atenção, é possível deixar o ambiente funcional e com um visual único e aconchegante.

Agora que você já conferiu nossas dicas, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também possam ter acesso a elas!