5 dúvidas sobre seguro de vida empresarial respondidas para você

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Quando o assunto é segurança, não há dúvidas de que uma empresa precisa zelar pelo bem-estar de seus funcionários e colaboradores. Pensando nisso, o seguro de vida empresarial é uma oportunidade com excelente custo-benefício e passível de customização, ou seja, permite que a cobertura se adeque às necessidades de cada empresa.

Dentre as suas vantagens, essa modalidade de seguros também contribui para a motivação dos funcionários, uma vez que eles acabam se sentindo incentivados a produzir mais quando a empresa se mostra disposta a ampará-los. A partir desse cenário, a diminuição da rotatividade e as melhoras na eficiência são indicadores facilmente observados.

Outro ponto positivo é que a contratação de qualquer serviço em grupo pode oferecer preços atrativos e mais acessíveis, além da facilidade de incluir novos colaboradores durante a cobertura.

Uma vez entendidos os motivos para adotá-lo na sua empresa, na hora da contratação propriamente dita, pode ser que apareçam dúvidas sobre seguro de vida empresarial. Isso é natural e foi pensando nessas possíveis dúvidas que respondemos algumas questões que, geralmente, aparecem sobre o assunto. Acompanhe.

1. O que consta em um contrato?

Assim como em qualquer negociação, é importante que o contrato seja bem elaborado e especifique todos os termos acordados entre contratante e contratado, de modo que sua estrutura esteja de acordo com as necessidades envolvidas. Para ambos os lados, é fundamental que ele seja uma base sólida para esclarecer qualquer questão que possa surgir no futuro.

O documento que garante a contratação de um seguro de vida empresarial deve incluir elementos discutidos entre as partes, como, por exemplo, as principais coberturas oferecidas. Isso porque, dentre as diferentes possibilidades, as coberturas existentes podem variar entre morte, morte do cônjuge, assistência funeral familiar ou individual, cesta básica, antecipação especial por doença, dentre outras.

Tal diversidade permite que os interesses, tanto da empresa quanto do funcionário, sejam melhor atendidos e a apólice garanta a segurança buscada por quem está contratando um seguro de vida empresarial.

Além disso, informações como o capital segurado, a idade do proponente e o risco a ser tomado também são pontos que devem ser abordados e devem estar claros e bem especificados no contrato.

2. Como é feito o cálculo?

O cálculo é umas das mais frequentes dúvidas sobre seguro de vida empresarial. Para que ele seja feito, é preciso levar em consideração a intensidade dos sinistros, a tendência do mercado e os valores dos prejuízos.

No caso do cálculo do prêmio do seguro de vida, são considerados a idade e o capital estipulado pelo segurado. É importante dizer que esse capital é o valor que o segurado define em caso de indenização, em decorrência de um eventual sinistro (explicar, em uma frase, o que é o sinistro, abrir um parenteses, se for o caso).

3. Como é a definição de valores?

A cobertura e os preços oferecidos podem variar entre as seguradoras por isso, é fundamental que seja feita uma comparação entre valores antes de contratar qualquer empresa. Assim, a definição de valores vai depender de cada serviço e cobertura oferecidos.

Sabendo disso, os serviços de uma corretora podem ajudar bastante na tomada de decisão e no alcance de melhores resultados. Isso porque a corretora vai justamente oferecer consultoria, assessoria e intermediação na hora de comercializar as apólices de seguro.

Dessa forma, pesquisar corretoras especializadas que tenham parcerias com as maiores seguradoras do país, um bom histórico e já estejam consolidadas no mercado é uma boa forma de dar o primeiro passo na hora de contratar um seguro.

A corretora pode ser, também, uma excelente aliada no que diz respeito ao esclarecimento de dúvidas sobre o seguro de vida empresarial além de uma boa intermediária na hora de negociar preços entre empresas e seguradoras.

4. Como funciona a renovação?

Uma vez contratado o serviço da seguradora, muitas empresas se interessam por renovar o contrato, mas não entendem muito bem como isso funciona. Em casos individuais, a vigência do seguro geralmente é de um ano e pode ser renovada automaticamente, caso seja de interesse das partes.

Já no caso empresarial, a vigência de um seguro de vida em grupo pode variar entre um e cinco anos e a renovação também pode ser realizada uma vez que as duas partes concordem em efetivar tal renovação.

Sendo assim, é preciso ficar de olho na vigência da sua apólice para que, no momento do seu vencimento, seja feito um novo acordo para sua renovação. O estipulante, que é obrigatoriamente quem faz o contrato de seguro de vida em grupo acaba sendo o responsável por monitorar essa vigência.

5. Para que tipo de funcionários é indicado?

Não existe um perfil específico de funcionário para o qual esse serviço é indicado. De forma geral, eles são atraídos pelos benefícios oferecidos por uma empresa contratante e, no caso do seguro, isso não é diferente.

Os funcionários que podem usufruir da segurança de uma apólice oferecida pelo seu empregador se sentem amparados pela empresa e, consequentemente, mais motivados e produtivos. Sem dúvidas é um serviço que traz vantagens para todos os envolvidos.

E aí? Foram esclarecidas as principais dúvidas sobre o seguro de vida empresarial? É natural que elas existam, mas, ao mesmo tempo, fundamental que sejam esclarecidas antes de fechar negócio com qualquer seguradora.

Na hora de contratar um seguro é preciso fazer diferentes cotações e analisar o que cada seguradora pode oferecer. Por isso, o contato com uma corretora pode ser uma ótima iniciativa para melhor atender as expectativas e garantir os preços mais atrativos.

A Classic Seguros é uma empresa com diferentes filiais pelo Brasil, o que permite um atendimento de qualidade em todo o território nacional. Seus funcionários têm expertise no segmento e grande poder de negociação junto a seguradoras.

Essa também é uma corretora que preza pela valorização humana e profissional dos colaboradores, de modo que isso reflita em seu bem-estar e na garantia de um ambiente agradável e que proporcione maior engajamento de seus colaboradores.

Caso esteja com dúvidas sobre seguro de vida empresarial e considerando contratá-lo para sua empresa, não hesite em considerar essa parceria e entre em contato para fazer um orçamento e entender suas possibilidades!