Como economizar nas festas de fim de ano

Casa & Família POSTS

Dezembro chegou e antes que você se dê conta, estará recebendo a família para as festividades de fim de ano como ceia de natal e ano novo. É importante saber como economizar nas festas de fim de ano, afinal, nenhum gasto vale o custo da dívida pós-feriado e problemas com o cartão de crédito ou cheque especial.

Para garantir que você aproveite ao máximo seu dinheiro e décimo terceiro, confira estas dicas para você não gastar mais do que deve nesse fim de ano.

1. Faça uma lista de compras e se comprometa com ela

Ter uma estratégia de compras é fundamental quando se está tentando economizar dinheiro. Se você já fez compras de supermercado sem uma lista e com o estômago vazio, com certeza sentiu vontade de colocar no carrinho tudo que vê pela frente. Realizar as compras de fim de ano sem ter um planejamento em mente pode ser uma experiência semelhante.

A partir do momento em que você entra na loja, presentes em potencial despertam seus sentidos disputando sua atenção e dinheiro. Por isso, é muito importante fazer uma lista tendo em mente as pessoas que você realmente quer e precisa presentear, bem como ter uma ideia aproximada do que irá comprar para cada um. Assim, o processo será mais tranquilo e sua economia será maior.

2. O poder da pechincha

Para muitas pessoas, pechinchar passa a impressão de dificuldades financeiras quando, na verdade, é uma prática que te faz acumular mais e precisa ser fortemente incentivada. Por isso, não tenha vergonha ou medo de pechinchar na hora das compras. A pechincha te ajuda a encontrar o melhor custo-benefício gerando grande economia.

3. Dê algo caseiro e feito de coração

Para não ficar em apuros financeiros por ter comprado presentes caros, considere presentear seus entes queridos com algo caseiro e feito por você o que, além de mostrar sua gratidão e carinho, lhe permitirá poupar dinheiro para investir no seu futuro. Se você é uma pessoa habilidosa pode pesquisar na internet sobre presentes DIY (faça você mesmo) para inspirar sua criatividade, como pode também personalizar uma caixa porta objetos, preparar bolos e tortas ou comprar alguns chocolates.

O mais importante é fazer um cartão ou carta que acompanhem esses mimos e que expresse seus sentimentos e emoções em relação àquela pessoa. Quem receber o presente vai entender que tudo foi feito com muito zelo e dedicação.

4. Planeje suas doações beneficentes

Essa época do ano é um ótimo momento para refletir e agradecer por todas as coisas conquistadas ao longo do ano que passou, mas também é um ótimo momento para retribuir. Você pode doar seu tempo, dinheiro ou outro recurso como alimentos, roupas, medicamento e ração para ONGs ou instituições beneficentes. Ajudar ao próximo, além de gratificante, é uma ótima oportunidade para ensinar seus filhos sobre a importância da caridade e do cuidado com aqueles que precisam de ajuda.

Esperamos que você tenha aprendido como economizar nas festas de fim de ano e que, com isso, você possa ter um final de ano sem preocupações financeiras. Aproveite o fim desse ciclo para rever suas prioridades e se programar 2019 com as finanças em dia. Se você ainda não sabe como sair do vermelho, baixe agora mesmo o Kit Planejamento Financeiro Familiar e tire seus sonhos do papel.