Entenda como usufruir do seguro de vida em vida

Seguro de Vida

Todo mundo está sujeito a passar por imprevistos a qualquer momento. Por isso, ter um seguro de vida é uma garantia de conseguir superar situações difíceis.

Contudo, diferente do que muita gente pensa, ele não é uma proteção apenas para o caso de morte. Na verdade, existem diversos outros cenários onde o segurado por usufruir do seu seguro ainda em vida. E então, quer saber como fazer isso? Leia este post e entenda mais sobre o tema.

O que é cobertura de seguro de vida?

A palavra “cobertura” remete a algo que tem a função de proteção, certo? Pode ser uma cobertura contra a chuva, como um toldo, ou contra o frio, como uma coberta. E no mercado de seguro de vida, funciona da mesma forma. Esse tipo de assistência consiste em uma proteção contra um risco específico à vida do segurado.

Um plano desse pode ser destinado a um ou mais membros da família. Além disso, existem diversos tipos de coberturas, a depender do plano contratado. O valor mensal a ser pago para seguradora também será de acordo com o perfil do segurado e das suas escolhas de quais situações e perigos ele quer ter proteção.

Por isso, para escolher o melhor contrato para você, é essencial entender quais são as coberturas que podem formar uma apólice de seguro de vida.

Quais são os tipos de cobertura existentes em um seguro de vida?

Os seguros de vida são segmentados em planos com diferentes tipos de cobertura, funcionando da mesma maneira que um seguro viagem ou de saúde. A precificação é diretamente proporcional ao grau de risco escolhido pelo segurado. Ou seja, o preço da mensalidade será definido conforme a quantidade de situações inclusas na apólice e também com os perigos relacionados a elas.

As diferenças de coberturas também englobam fatores como a duração e a forma de resgate do seguro. Assim, existem, basicamente, quatro tipos de seguro de vida.

Seguro de vida tradicional

Essa categoria de seguro de vida oferece cobertura vitalícia, com a condição que o segurado esteja pagando o prêmio. À vista disso, a partir do momento em que o cliente deixa de efetuar o pagamento, a apólice é cancelada no momento determinado pela seguradora, conforme constar em contrato.

O cancelamento pode ser efetivado a qualquer momento. É importante ressaltar que não existe nenhum tipo de ressarcimento dos valores que já foram pagos. Por isso, o seguro de vida tradicional é mais barato, sendo indicado para quem está construindo uma reserva financeira a fim de se proteger contra possíveis imprevistos, mesmo antes de ter o dinheiro suficiente.

Esse tipo de seguro de vida pode ou não ter acréscimo de valor conforme a idade do segurado. Trata-se de uma modalidade ideal para aquisição por clientes jovens, visto que com o passar dos anos, ele pagará menos do que um idoso tentando adquirir essa apólice.

Afinal, não será necessário responder novamente a Declaração Pessoal de Saúde, que implica no preço do seguro, ao longo da vida. Esse procedimento será realizado apenas no ato da contratação.

Seguro de vida resgatável

O grande diferencial desse tipo de seguro de vida é que ele permite que o cliente resgate o dinheiro que investiu no pagamento das mensalidades caso opte pelo seu cancelamento.

As cláusulas do contrato da apólice determinarão se será possível ou não ter de volta todo o valor investido. Normalmente, o tempo da carência para efetuar essa operação de resgate costuma ser de dois anos. Outra distinção do seguro de vida resgatável para o tradicional é que, nesse caso, o segurado, ao comprar a apólice, faz o pagamento do prêmio somente por um determinado período.

Entretanto, ele continua protegido para sempre ou até escolher fazer o resgate do valor pago. Por essa razão, esse seguro tem uma mensalidade mais alta, mas não tem enquadramento etário.

Esse tipo de seguro é indicado para quem busca uma apólice que funciona como uma aplicação financeira. Trata-se de uma forma que o segurado tem de investir seu capital, assegurando esse dinheiro tanto para si mesmo como para os beneficiários de sua escolha, em caso de sinistro.

O seguro resgatável é bastante indicado para clientes mais velhos, que estão fazendo um planejamento para futuros herdeiros, tendo disponíveis mais recursos para bancar o valor do prêmio.

Seguro de vida temporário

O seguro temporário, como o tradicional, não oferece a opção de resgate ao cliente. A diferença entre essas duas modalidades é o tempo de validade. Como seu próprio nome diz, ele é válido somente por um período de tempo escolhido. Consequentemente, o segurado desembolsa uma quantia menor do que no tradicional para quitar as parcelas do seu prêmio.

É uma variedade de seguro perfeita para necessidades temporárias, como gastos com o ensino superior de um filho ou com o financiamento de um imóvel. Em caso de sinistro, se o segurado não tiver mais condições de arcar com aquela despesa, o seguro garantirá que aqueles gastos continuem a ser pagos.

A variação de preço da mensalidade pode ou não sofrer variação de acordo com a faixa etária. Isso varia de uma seguradora para a outra nesta categoria de seguro.

Seguro de acidentes pessoais

A cobertura do seguro de acidentes pessoais é bem simples, pois protege o segurado apenas em casos de invalidez permanente e morte, desde que provocado por acidentes. O valor do seu prêmio é mais baixo do que das outras categorias citamos acima.

Ele é bastante adequado para quem quer estar mais protegido contra invalidez do que morte, como é o caso de profissionais liberais, que não contam com salário quando ficam temporariamente impossibilitados de trabalhar. Além disso, o seguro de acidentes pessoais pode ser feito individualmente ou em grupo.

O seguro de vida que oferece a possibilidade de resgate é uma modalidade que tem crescido no Brasil, justamente por ser um ótimo investimento para a família. Afinal, esse tipo de seguro forma uma reserva financeira que fica disponível para o segurado depois de passada a carência do contrato, em caso de alguma situação emergencial.

Outra vantagem de todos as categorias do seguro é que sua indenização não entra no inventário, em caso de morte, sendo transmitida diretamente aos beneficiários após o falecimento do titular. Não existem custos nem burocracias. Todo processo é concluído em poucos dias depois do sinistro.

Ficou interessado em proteger você e sua família contra imprevistos financeiros, garantindo maior segurança para quem você ama? Então entre em contato com a Classic Seguros agora mesmo!