Fechar

Aviso
Devido ao feriado do securitário, não teremos expediente hoje.
Retornaremos nossas atividades dia 17/10.

Blog

Proteção para toda a família!

Home Blog Gerenciamento pessoal: saiba agora como fazer na sua rotina

Gerenciamento pessoal: saiba agora como fazer na sua rotina

POSTS

Bons profissionais muitas vezes se sentem decepcionados com eles mesmos em razão do desempenho aquém do que sabem que podem alcançar. Por trás dessa experiência, pode estar a ausência de um adequado gerenciamento pessoal.

Deixar de fazer a gestão do tempo na condução das próprias rotinas pode afastar qualquer um da eficiência esperada. Mas é tudo uma questão de organização pessoal, que qualquer um pode realizar.

Continue a leitura e saiba agora como fazer o gerenciamento pessoal na sua rotina.

O que é o gerenciamento pessoal?

O gerenciamento pessoal das rotinas é o planejamento do tempo e a organização de suas atividades no dia a dia. Portanto, a importância e o período do dia que você vai dedicar a cada tarefa norteiam esse gerenciamento, que envolve sua vida profissional e pessoal.

Na verdade, trata-se de fazer a gestão do tempo em suas rotinas, isto é, distribuir as tarefas de modo que resultem no seu melhor desempenho ao final do dia. É, portanto, poder desfrutar daquela sensação de “como o dia rendeu hoje!”.

Como fazer o gerenciamento pessoal da rotina?

Para a maior parte das pessoas, é preciso impor uma disciplina, o que se pode alcançar a partir da adoção de algumas dicas. Assim, acompanhe essas orientações e comece a implementar o seu gerenciamento pessoal, a caminho da autogestão.

Organize as tarefas

Leve em conta que nesse processo de organização você deve identificar as prioridades e tratá-las como tal. Assim, faça uma relação das tarefas do dia a dia e coloque-as em ordem de importância, pois fica muito mais fácil.

Fuja das distrações

A maior boa vontade que você conseguir implementar pode ser desperdiçada quando você se distrai com qualquer outro evento. Assim, organize também a forma de cumprir com suas tarefas, a fim de sofrer menos dispersão enquanto trabalha ou estuda.

Defina prazos

Prazos são instrumentos de organização da mente, pois colocam em ação mecanismos que ajudam a evitar a dispersão comentada anteriormente. Dessa forma, evite deixar tarefas em aberto, definindo prazos para sua conclusão. Em certos casos, a adoção de metas também pode ser muito eficiente.

Melhore a gestão do tempo

Existem diversas técnicas que você pode utilizar para aprimorar sua gestão do tempo. Procure identificar uma que se adapte a você e com a qual se sinta confortável. Passe a utilizá-la e descubra a diferença que isso faz.

Faça pausas

Sabe-se que a mente, quando se dedica a uma tarefa, inicia também um processo de cansar-se dela. Uma maneira muito prática e eficiente de evitar esse efeito é interromper o que você está fazendo por pequenos intervalos e logo retomar a atividade. Essas pequenas pausas periódicas constituem a base da Técnica Pomodoro.

Como a falta de gerenciamento pessoal pode ser prejudicial?

A ausência de gerenciamento pessoal das rotinas traz prejuízos que tendem a se avolumar. Primeiramente, a sensação de baixo desempenho costuma ser prejudicial para a autoestima da pessoa.

Ao mesmo tempo, tarefas não concluídas ou com resultados pífios em razão de má gestão do tempo são origem de estresse. Quanto mais responsável for a pessoa, mais isso é intenso.

Por sua vez, quando você faz o gerenciamento adequado, facilmente perceberá que, ao contrário do que vinha acontecendo, passa a dispor de mais tempo livre. Parece um paradoxo, mas é o resultado da organização do usufruto do tempo.

Como você pôde ver, o gerenciamento pessoal resulta em melhoria de desempenho e traz consigo vantagens que já justificam a adoção imediata da iniciativa.

Gostou deste post? Então, você vai se interessar em conhecer 4 práticas de como fazer o salário render.

Cadastre-se em nossa newsletter

    FECHAR