Fechar

Aviso
Devido ao feriado do securitário, não teremos expediente hoje.
Retornaremos nossas atividades dia 17/10.

Blog

Proteção para toda a família!

Home Blog Como definir e cumprir suas metas financeiras neste ano

Como definir e cumprir suas metas financeiras neste ano

Finanças Pessoais POSTS

Todo final de ano muitas pessoas acabam fazendo diversas metas e promessas na expectativa de realizar. São várias metas financeiras, promessas de começar a praticar exercícios físicos, começar um novo curso e entre outras metas, mas com o passar do tempo, acabam não conseguindo cumprir ou até mesmo se esquecendo de que um dia as planejaram.

Saber definir e conseguir cumprir suas metas financeiras é muito importante, muitas pessoas ainda não dão muita importância para as metas de inicio de ano e acabam finalizando o mesmo, frustrados e decepcionados por não ter conseguido cumprir um objetivo. Para não correr esse risco, é necessário considerar que, para se desenvolver pessoalmente, é preciso estabelecer metas e manter o máximo de disciplina possível. Dessa forma, ser racional, ter objetivos e planos realistas é um excelente começo.

Então, vem com a gente e aprenda como definir as metas financeiras neste ano! Leia este conteúdo até o final e se prepare para começar a desenhar as suas metas. Acompanhe.

  • Pense com calma e seja realista
  • Estabeleça prazos e divida sua meta
  • Priorize suas metas

A maioria das pessoas quando pensam em metas financeiras, associam a palavra com juntar dinheiro, fazer fundo de reserva ou poupar uma porcentagem do salário, e essa forma de pensar não está errada, investir em um fundo de emergência é muito importante. Mas o que muitos não sabem é que as metas financeiras além do capital, são também os planos de aquisição de imóveis, compra do primeiro carro e diversas outras possibilidades.

E para que você saiba definir bem e cumprir as metas financeiras da melhor forma, vamos mostrar algumas dicas logo abaixo.

Pense com calma e seja realista

Ser realista e pensar nos próximos 365 dias é muito importante. Ter um planejamento a longo prazo para estabelecer boas metas é totalmente necessário para conseguir cumprir seu objetivo. Pense em algo que esteja próximo da sua realidade, estabeleça prazos e acredite. Para te ajudar, um bom exemplo na hora do planejamento é trabalhar com metas de curto, médio e a longo prazo. Segue abaixo alguns exemplos:

Curto prazo no ano: Retomar os estudos para conquistar um cargo melhor, começar a reforma da casa ou trocar alguns móveis, entrar na academia, mudar a alimentação, organizar o orçamento para começar o fundo de reserva e etc.

Médio prazo no ano: Trocar de carro ou imóvel, estudar para passar no vestibular, abrir o próprio negócio, tirar a habilitação e etc.

Longo prazo no ano: A viagem dos sonhos, a compra de um carro novo, realizar um casamento e etc.

Com isso, é extremamente necessário que você pense na sua meta financeira, pois ela pode impactar no futuro caso as metas não estejam bem traçadas. Defina com calam, se planeje da melhor para cumprir todos os objetivos desejados. Caso o orçamento esteja curto, comece com metas pequenas, para que seja possível encerrar o ano no positivo e dentro daquilo que pode prometer para si, sem ultrapassar seus limites.

Estabeleça prazos e divida sua meta

Se a meta financeira está relacionada a guardar ou investir uma determinada quantidade de dinheiro até o final do próximo ano para que você possa cumprir todos os objetivos, você pode dividi-la entre os 12 meses e, dessa forma, conseguirá controlar da melhor maneira possível, juntando de pouco em pouco para chegar ao fim do ano com a quantia estipulada.

No entanto, se você possui dificuldades para cumprir metas mais longas, o ideal é dividi-las em períodos pequenos para poder alcançá-las aos poucos.

Uma boa dica para você começar a colocar em prática hoje é começar a poupar dinheiro por semana. Na primeira semana você conseguiu poupar R$20, na segunda tente dobrar esse valor, mas se não for possível aumente nem que seja R$1, a ideia é toda semana guardar um número maior do que a semana passada. Comece a praticar, mas se for difícil poupar por semana, poste em reservas mensais.

Priorize suas metas

Um grande risco ao estabelecer inúmeras metas é que você pode tentar atingi-las de uma vez e, ao final do ano, pode não ter cumprido nenhuma. Por isso, priorize aquelas que são mais importantes para você, de acordo com suas necessidades ou que sejam as mais próximas para alcançar um sonho, por exemplo. Alguns itens que é possível priorizar são:

Esses são alguns exemplos, mas pode ser que você se interesse por outras opções de acordo com seus objetivos. De qualquer forma, o ideal é não tentar cumpri-las ao mesmo tempo e muito menos sem um bom planejamento. Portanto, foque-se naquilo que é importante para você.

Como visto anteriormente, cumprir metas financeiras envolve muito mais do que apenas prometer e anotar seus propósitos. É preciso estabelecer seus objetivos dentro do seu limite e se organizar para conseguir os melhores resultados.

Agora que já sabe as principais dicas para definir e cumprir metas, confira o nosso conteúdo sobre como traçar objetivos e metas para o desenvolvimento da carreira, para que você alcance ótimas oportunidades e tenha um futuro profissional brilhante!

Gostou do conteúdo? Veja também 6 dicas para você começar a sua reserva financeira e comece hoje mesmo a planejar a sua!

Cadastre-se em nossa newsletter

    FECHAR