Seguro de vida empresarial: 6 motivos para adotá-lo na sua empresa

POSTS

Encontrar pessoas qualificadas para exercer determinadas funções dentro das empresas é algo que tem se tornado cada vez mais difícil. Nesse contexto, é essencial que os empresários encontrem ferramentas para reter bons profissionais em seus empreendimentos. Uma alternativa interessante é oferecer um bom seguro empresarial para os candidatos.

Esse tipo de serviço garante uma série de benefícios aos colaboradores, tanto com relação à garantia de sua saúde quanto no aumento de sua produtividade no trabalho. 

Ficou interessado no assunto e quer saber como a sua empresa pode se beneficiar desse benefício?Então, acompanhe-nos nesta leitura!

O que é e como funciona o seguro empresarial?

Durante alguns anos, o seguro de vida foi o tipo de serviço de contratação relutante para maioria das pessoas. Muitos preferiam pagar cerca de R$2.000,00 anuais para assegurar os seus veículos ou casas, mas, se recusava a gastar R$50,00 para garantir benefícios para si próprio e para a vida da sua família.

Entretanto, isso foi mudando drasticamente com passar dos anos e, atualmente, muitas pessoas contratam esse tipo de garantia. Essa transformação fez com que as empresas também passassem a abrir os olhos para serviços como esse e começassem a fornecer o seguro de empresarial aos seus funcionários.

O seguro de vida empresarial, também conhecido como seguro de vida em grupo, é aquele em que a empresa faz o contrato e fornece os benefícios aos seus colaboradores, podendo ser estendidos aos seus familiares. Nesse caso, ela também realiza todo processo de contratação e fica responsável pela gestão dos pagamentos dos prêmios, podendo descontar o valor do salário de seus profissionais.

Quais são as suas coberturas?

Incapacidades temporárias

Uma das coberturas que o seguro empresarial proporciona aos seus empregados é a segurança em caso de incapacidades temporais, especialmente, causadas por acidentes de trabalho. É válido quando o tratamento causado por tal acidente incapacita o trabalhador de exercer suas funções.

Nesse caso, durante o período de recuperação, o trabalhador pode contar com a indenização do seguro para manter as contas em dia durante este período. Ou seja, o seguro cobre possíveis danos financeiros que o colaborador tiver devido ao fato de não poder trabalhar.

Despesas médicas em caso de acidente

Outra cobertura bastante básica é aquela em que ocorre em caso de acidentes de trabalho. Nesses casos, o empregado terá todo o suporte necessário para que esse momento tão difícil seja amenizado.

Auxílio funeral

Outra garantia fornecida pelo seguro empresarial é o auxilio em caso de falecimento do próprio trabalhador ou de alguma pessoa de sua família que ele tenha listado como beneficiário do seu seguro.

Por que investir em seguro para os seus funcionários?

Você já conhece os benefícios que o seguro empresarial pode proporcionar aos seus empregados. No entanto, sabe quais são as vantagens dele para a sua empresa? Confira quais são elas!

1. Prevenção

Um dos primeiros benefícios que sua empresa pode conquistar ao oferecer o seguro empresarial aos seus colaboradores é a prevenção. Com profissionais seguros, você não precisa ser preocupar tanto com a falta de alguns deles.

2. Vantagem competitiva

Outro grande benefício é que a oferta de seguro para os seus funcionários acaba se tornando uma vantagem competitiva. Todo o mercado passará a enxergar o seu empreendimento como um negócio diferenciado e que tem a devida preocupação com seus colaboradores.

3. Motivação

Oferecer esse tipo de seguro aos seus profissionais despertará neles um sentimento de motivação e entusiasmo. Quando uma empresa demonstra que está preocupada com seus colaboradores, eles tendem a trabalhar com mais vontade e responsabilidade.

4. Valorização dos funcionários

Oferecer seguro aos seus empregados também demonstra que você os valoriza. Isso contribuirá muito com o desempenho deles, proporcionando maior engajamento com a empresa. A tendência é que também tenham uma preocupação maior com a qualidade dos serviços que prestam para ela.

5. Retenção de colaboradores

Outro benefício é a redução da rotatividade de empregados. Quando você oferece benefícios como o seguro de vida empresarial, os colaboradores costumam dar mais valor ao emprego e dificilmente pensarão em abandonar a empresa.

Consequentemente, você diminui os custos com a substituição de profissionais, além de eliminar horas de treinamentos e erros cometidos por funcionários que estão iniciando em sua empresa.

6. Vantagens fiscais

Outro grande benefício é a redução de alguns tributos da sua empresa. Em certos casos, quando paga parte dos seguros de seus funcionários, o Governo Federal permite que os valores sejam deduzidos de alguns impostos.

Além disso, é importante que você saiba que existem algumas profissões em que o seguro é obrigatório. Sendo assim, nesses casos, a contratação deve ocorrer e a empresa precisa arcar com esse custo.

Como contratar o seguro ideal para seus colaboradores?

Para conseguir obter todos esses benefícios, tanto para a empresa quanto aos profissionais, é necessário saber o tipo de seguro que você vai contratar. Para tanto, avalie as coberturas que ele oferece e verifique se elas atendem a todas as necessidades dos seus colaboradores.

Portanto, você precisa conhecer bem o perfil dos seus profissionais e o tipo de serviço que eles executam. Por exemplo, se eles atuam todos em um escritório, sentados e sem riscos de altura, não precisa contratar certas coberturas — o contrário também deve ser considerado.

Portanto, o tipo de seguro que você contrata pode alterar muito e é necessário saber quais são as necessidades dos trabalhadores para fazer a contratação de forma correta. Assim, você contrata o serviço ideal para a sua empresa, sem gastar de forma equivocada com ele.

Como você pôde perceber, o seguro de vida empresarial é um tipo de serviço que proporciona benefícios para ambos os lados, tanto o empregado quanto o empregador. Portanto, é fundamental que você saiba reconhecer essa importância e comece a oferecer esse tipo de benefício para seus profissionais.

Gostou das informações? Quer saber um pouco mais sobre esse tipo de serviço? Então, entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para explicar tudo o que precisa saber sobre o assunto.