Extravio de bagagem: o que fazer quando acontece e como prevenir?

Casa & Família

Bagagem extraviada, na ida ou na volta, é uma das piores experiências que um viajante pode ter. Só quem já passou por esse tipo de situação sabe o quão frustrante, irritante e desanimador é chegar ao seu destino e receber a notícia de que todos os seus pertences se perderam pelo caminho.

Nós desejamos que você nunca passe por essa situação mas, infelizmente, a verdade é que todos os viajantes estão sujeitos a esse tipo de imprevisto. Então, o melhor que você pode fazer é se prevenir e se preparar.

Neste texto, nós explicaremos o que você deve fazer caso ocorra o extravio de bagagem durante uma viagem. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura!

O que é extravio de bagagem?

Em primeiro lugar, você precisa saber o que caracteriza um extravio de bagagem. Existem várias situações que podem ocasionar a perda das suas malas. Confira cada uma delas, a seguir.

Extravio durante conexões

Acontece quando o passageiro troca de aeronave, mas a mala não o acompanha. Essa situação tende a acontecer mais frequentemente quando os aviões são de linhas aéreas diferentes ou quando o tempo entre a troca de voos é encurtado.

Perda

Essa situação é caracterizada pela perda da etiqueta de identificação da bagagem. Sem ela, o profissional responsável pelo despache das malas fica sem saber exatamente para onde mandá-la. Na maioria das vezes, as malas perdidas são guardadas até que o passageiro busque por elas.

Furto

O furto ocorre quando um bem é tomado da vítima sem o uso de violência ou armas. Geralmente, a vítima nem percebe o que aconteceu. Dentro do aeroporto, por exemplo, a sua bagagem pode ser furtada no momento em que ela está passando pela esteira.

Engano

Acontece quando um passageiro pega a mala de outro por engano. Pode parecer impossível confundir a sua mala, mas em um aeroporto há tantas delas dispostas sobre a esteira, e outras tantas pessoas tentando pegá-las, que qualquer um pode ficar nervoso e se confundir.

Como agir em caso de extravio de bagagem?

O primeiro passo é informar o acontecido à companhia aérea responsável. Você pode conversar com um funcionário próximo à esteira, ir até um guichê ou, até mesmo, procurar o número de telefone para atendimento ao consumidor.

Após fazer a queixa de extravio de bagagem, você terá que preencher um formulário chamado de Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB). A empresa terá um prazo de sete dias, para voos nacionais, e 21 dias, para os internacionais, para localizar a sua bagagem e enviá-la para o endereço que consta no RIB.

Caso esse prazo seja ultrapassado ou a companhia não encontre as suas malas, ela será obrigada a indenizar você pelos pertences perdidos em até sete dias. Quem tem um seguro viagem também poderá acioná-lo em caso de extravio.

Como evitar que o extravio de bagagem aconteça?

O primeiro passo — e o mais importante — para evitar esse tipo de estresse é chegar antes do horário e fazer check-in mais cedo. Evite conexões com menos de uma hora (para voos domésticos) e 2 horas e 30 minutos (para voos internacionais).

Antes de embarcar a sua mala, retire todas as etiquetas de voos antigos e confira se a nova identificação está correta. Por último, não se esqueça de personalizar as suas malas para que elas não se pareçam tanto com as bagagens dos outros passageiros. Use tags ou um cartão muito bem colado com o seu nome, telefone e endereço.

Ninguém quer passar por uma situação assim, mas, caso o extravio de bagagem aconteça, mantenha a calma e execute todos os procedimentos que nós citamos. Com sorte, você vai conseguir recuperar os seus pertences ou, ao menos, será indenizado.

A sua mala já foi extraviada? Você acha que as nossas dicas foram pertinentes? Compartilhe a sua opinião sobre este texto e a sua experiência sobre o assunto nos comentários abaixo!