Planejamento e controle financeiro para autônomos

Carreira DESTAQUES

O trabalho autônomo é a possibilidade que muitos profissionais encontram de seguir as próprias regras de trabalho e viver do fruto de seu esforço, sem os padrões do regime celetista. Contudo, além da disciplina, a atenção ao planejamento e controle financeiro é crucial para que a empreitada independente dê certo.

Pensando nisso, elaboramos este post. Por meio de dicas simples e repletas de detalhes, esperamos que você possa prosperar e ser bem-sucedido na atividade que escolheu. Continue conosco e descubra o segredo do sucesso com as finanças.

1. Por que você precisa do controle financeiro?

Uma planilha é o recurso ideal para que você consiga visualizar, de forma macro, toda asituação financeira do seu trabalho. Como a receita varia a cada mês, torna-se fundamental lançar mão de meios que permitam organizar as contas.

Não se preocupe em criar nada muito elaborado e que possa representar dificuldade de entendimento. Use ferramentas simples, procurando ser detalhista nas especificações. Até mesmo gastos pequenos — como um lápis — devem ser especificados. A seguir, apresentaremos algumas dicas para construção do arquivo:

  • liste o que há para pagar e receber;
  • relacione os investimentos e as despesas pessoais;
  • inclua datas de vencimentos de contas e o período acordado com o cliente para o recebimento do serviço;
  • utilize fórmulas para projetar o futuro (diminuindo o valor das despesas nos lucros e somando ao valor do caixa, automaticamente, os recursos que entrarem);
  • mantenha a frequência diária de atualização.

Essa última é a mais importante, uma vez que ela fará com que você tome decisões mais inteligentes considerando o planejamento e controle financeiro. Além disso, você poderá recorrer a ela para aplicar as demais recomendações a seguir.

2. Como montar uma planilha financeira para autônomos?

Agora, vamos ensinar como fazer uma planilha simples e eficiente em duas ferramentas bem legais. A planilha será atrelada ao seu extrato bancário, de modo a evitar erros e esquecimentos no mapeamento das receitas e despesas. Ao confrontar esse controle planilhado com o saldo da sua conta-corrente, o valor deve ser exatamente o mesmo, incluindo os centavos.

Excel

Esse programa é uma ótima alternativa de controle financeiro para autônomos. Por isso, trazemos um passo a passo para montar a sua.

Passo 1

Abra o Excel, crie um novo arquivo e salve no seu computador em uma pasta de fácil acesso. Afinal, você terá que abri-lo todos os dias.

Passo 2

Vamos criar as colunas. Serão poucas, pois a ideia é facilitar o processo de controlar as finanças. Nossa sugestão é que você nomeie as colunas por mês, data, discriminação de casa despesa, o valor do recebimento e o saldo. Essa última coluna terá uma fórmula de cálculo, que ensinaremos a seguir.

Caso você tenha mais de um gasto em determinado dia, basta abrir linhas extras e inseri-los. Se o conteúdo das colunas não tem espaço suficiente para aparecer o texto todo, dê dois cliques no meio de uma coluna e outra para adequar a formatação.

Passo 3

A primeira linha de cada mês deve ser nomeada “saldo anterior” na coluna discriminação. O valor será justamente o saldo que sua conta terminou o último mês. Quando você computador os valores de gastos, deve usar o sinal de menos antes da quantia paga. Então, os números serão marcados em vermelho pelo Excel. No caso das receitas, basta inserir o valor de forma positiva.

Passo 4

Chegou a hora de colocar a fórmula na coluna de saldo. Sempre é preciso começar com o sinal de = e abrir um parêntese. Faça isso dentro da célula na linha do primeiro item do mês. Depois de digitar =( você clica na célula do saldo inicial, digita outro sinal de + e clica na célula da coluna “valor” referente a linha desse gasto ou ganho. Feche com outro parêntese e dê um enter.

Fica assim: =(célula do valor do saldo inicial + célula da receita ou despesa)

Lembrando que como uma conta com sinal positivo e outro negativo, dá sempre uma subtração, é importante você marcar as despesas com sinal de menos na frente para que a coluna de saldo seja atualizada corretamente. Assim, receitas serão somadas e despesas serão descontadas.

Google Drive

O processo de controle de finanças no Google Docs é muito parecido com o passo a passo do Excel que citamos acima. A diferença é que enquanto o Excel é um programa local, instalado no seu computador, o Google Docs é uma ferramenta hospedada na nuvem.

Isso significa que você pode acessá-la de qualquer computador ou dispositivo móvel com o login e senha do e-mail no qual você vinculou o documento. É bem fácil.

Passo 1

Abra qualquer navegador e acesse o site doGoogle Sheets

Passo 2

Nomeie o seu arquivo e siga todas as etapas que explicamos para o Excel. Superfácil, certo?

3. Como usar a planilha no seu planejamento financeiro?

Separamos algumas dicas simples e práticas para você usar a planilha no planejamento das suas finanças. Veja!

Separe as contas profissionais das pessoais

Misturar os gastos profissionais com as próprias despesas representa um dos principais motivos de endividamento dos autônomos. Essa confusão dificulta o cálculo dos lucros e coloca em maus lençóis ao gastar mais do que pode, comprometendo a receita necessária — gastos fixos — para manter a saúde financeira de seu negócio.

Além disso, há vantagens burocráticas. Essa separação de contas facilita muito a sua vida, ou a de seu contador, na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda.

Portanto, crie, desde já, uma conta bancária do tipo Pessoa Física e outra de Pessoa Jurídica. Dessa forma, você conseguirá fazer umplanejamento e controle financeiro eficaz e, assim, tomar as melhores decisões para que o seu trabalho prospere.

Calcule custos fixos e variáveis

Os custos fixos são aqueles que se mantêm constantes ao longo do tempo, tais como aluguel, internet, telefone. Já os custos variáveis representam os que sofrem alterações, como alimentação, água, luz e materiais de trabalho. Nesses últimos números, você pode fazer uma média dos valores mais recentes para calcular as despesas previstas, tanto pessoais quanto profissionais.

Com isso, você terá uma noção de todos os gastos e conseguirá fechar o orçamento. Se as entradas não forem suficientes para cobri-los antecipadamente, será necessário cortar algumas despesas para não ser pego de surpresa e ter o trabalho comprometido.

Em certos períodos há despesas específicas que devem ser previamente planejadas, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o material escolar. Fique atento a esses pontos e fuja do vermelho.

Corte gastos desnecessários

No início da jornada autônoma, principalmente, a prioridade deve ser a prosperidade do negócio. Por isso, corte todos os gastos desnecessários até que a situação esteja estabilizada.

Deixe de comer fora tantas vezes, substitua os encontros em bares por algo mais caseiro e barato, avalie se realmente você precisa daquela roupa que chamou a sua atenção na vitrine do shopping, etc. Pense a longo prazo e foque no seu trabalho.

Inclua as férias no seu planejamento financeiro

Tirar um período de férias é essencial para descansar o corpo e a mente, além de estimular a criatividade e fazer com que você retorne com o gás todo para as tarefas diárias. Afinal, trabalhar 12 meses seguidos, sem pausa, é muito estressante.

No entanto, para que o momento seja aproveitado com tranquilidade, planejamento e controle financeiro são essenciais. Considere a redução de seus ganhos durante as férias, guardando umareserva nos meses anteriores.

Avaliar qual período do ano representa baixa procura de seus serviços é uma boa estratégia, já que assim você não deixará de ganhar muito. Se coincidir com meses de baixa temporada, melhor ainda. Assim, os custos de uma viagem serão reduzidos.

Conte com uma reserva de emergência

Lembre-se que os seus ganhos são variáveis. Nesse sentido, é crucial contar com uma reserva deemergência tanto para despesas pessoais quanto profissionais. Logo no início da carreira autônoma, defina o quanto você vai poupar mensalmente para constituir esse fundo. Em períodos mais produtivos, tente guardar mais que a quantia fixada.

Especialistas recomendam que, antes de retirar lucro do negócio, invista em uma caixa capaz de cobrir seis meses de despesas. Desse modo, você estará preparado para enfrentar situações desfavoráveis e os possíveis riscos inerentes ao trabalho autônomo.

Lembre-se que o seguro-desemprego não é um benefício com o qual você poderá contar. Além disso, faça investimentos em produtos que apresentem uma boa margem de retorno, sem oferecer ameaças de prejuízo.

Caso, futuramente, você deseje fazer um grande investimento para expansão, recorrer a esse montante pode possibilitar o seu propósito.

Pense a longo prazo

Ao contrário dos assalariados que têm o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e investem, automaticamente, na aposentadoria, você só dispõe dos recursos que consegue no presente. Portanto, considere em seu planejamento e controle financeiro a fase em que o corpo não terá mais a mesma energia para produzir.

Para isso, destine uma quantia todo mês a essa finalidade, tal como se fosse uma despesa fixa.

Considere investir em Previdência privada

A previdência privada funciona como uma aposentadoria, porém, não está vinculada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como acontece com os celetistas. Portanto, ela é ideal para garantir a futurasegurança financeira do autônomo.

É interessante que, ao contar com esse recurso, você poderá escolher a quantia de contribuição e a periodicidade em que ela será feita, de modo que não pese no seu bolso. O plano é definido no ato da contratação do serviço, permitindo que você pague mensalmente as parcelas ou de uma só vez, se preferir. O dinheiro ficará rendendo em sua conta por todo o período de investimento.

Caso desista, você poderá resgatá-lo, mas o ideal é que ele proporcione uma aposentadoria próspera, com qualidade de vida.

Planejamento e controle financeiro são elementos-chave para o sucesso da carreira autônoma. Ao aplicar as dicas apresentadas em sua rotina, esperamos que você consiga realizar os seus sonhos com a carreira que escolheu.

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