Plano de carreira: Guia para construir o seu

POSTS

Alcançar os objetivos pessoais e profissionais exige um planejamento. Por meio dele, há a possibilidade de entender quais são os principais passos a serem tomados no plano de carreira.

Pensar em quais estratégias devem ser seguidas e analisar, de forma contínua, quais são os pontos positivos e negativos desse processo, de modo que haja ajustes para chegar ao resultado pretendido para construir o seu plano de carreira.

Por essa razão, o plano de carreira se destaca justamente por possibilitar que você alcance o cargo desejado ou cresça na área de atuação escolhida.

Pensando nisso, elaboramos este material completo para que você entenda o que é o plano de carreira, quais são os principais tipos existentes, a sua importância e como construir. Continue a leitura e saiba mais!

1- O que é um plano de carreira?

Para explicarmos sobre o plano de carreira, vamos fazer uma alusão simples. Imagine que você deseja adquirir uma casa. Visando essa conquista, é preciso definir algumas etapas, entender qual é o dinheiro que será gasto, definir algumas mudanças de hábitos, entre outros pontos importantes.

A partir de todo esse planejamento, você conseguirá contar com uma reserva financeira, dar a entrada no imóvel e conseguir pagar as parcelas sem que comprometa o orçamento, certo?

O plano de carreira é basicamente isso: você definirá estratégias para alcançar o sucesso almejado em sua vida profissional, de modo que chegue aos objetivos de forma mais simplificada.

Bem como, podemos associar a um GPS: por meio dele, você será orientado qual o caminho a ser percorrido, fará mudanças de rota quando algo não estiver de acordo com o planejado e chegará até o destino final a partir dessa orientação.

2- Diferença entre plano de carreira pessoal e profissional

Porém, há uma diferença entre plano de carreira pessoal e profissional.

  • O plano de carreira profissional está voltado especificamente para os objetivos profissionais que deseja alcançar.
  • Por outro lado o pessoal está relacionado ao que você pretende adquirir a partir de seu trabalho — fazer um intercâmbio, por exemplo.

3- Quais são as vantagens de um plano de carreira?

Agora que você já sabe o que é um plano de carreira, chegou o momento de explicarmos brevemente sobre as vantagens que ele traz para a sua vida pessoal. Confira!

– Preparação para novos desafios

Vamos imaginar que você é um contratado em uma grande empresa, mas não está satisfeito com os rumos que a vida vem tomando.

Desta forma, deseja elaborar estratégias para utilizar o conhecimento adquirido ao longo desse tempo para se tornar um profissional liberal, contando com o seu próprio empreendimento para atender clientes de acordo com os seus valores e propósitos.

Um desafio e tanto, não é verdade? Para alcançá-lo, é preciso de preparação. Ainda mais que no período inicial de sua carreira como profissional liberal alguns desafios serão comuns, como a busca por novos clientes e a conquista de seu nome no mercado.

Nesse sentido, existe a necessidade de contar com uma reserva financeira para que o seu padrão de vida não seja prejudicado até se estabelecer, além de contar com ações efetivas para fechar novos clientes.

De acordo com o plano de carreira, então, será essencial para definir quais são os primeiros passos, o que fazer em cada uma das etapas, quais são as estratégias necessárias para alcançar o sucesso, entre outros pontos relevantes.

– Definição de objetivos claros

Muitas vezes, especialmente jovens profissionais, cometem o erro de esperarem constantemente o apoio de outras pessoas para a definição de objetivos. Porém, é preciso levar em consideração que o responsável pela sua carreira é exclusivamente você.

Caso trabalhe em uma empresa, suas lideranças e as oportunidades oferecidas ali serão um apoio para que alcance o sucesso almejado, mas não são o principal fator que contribuirão para esse resultado.

Por essa razão, ao contar com um plano de carreira, você tem a possibilidade de identificar as principais oportunidades de sua área e definir aquela que melhor se encaixa ao seu perfil. Consequentemente, amplia a sua motivação, uma vez que você terá um foco maior no dia a dia de trabalho.

Exemplo: caso o seu principal objetivo seja alcançar um cargo de liderança, naturalmente os passos para alcançá-lo se tornam mais visíveis:

  • fazer um curso para aprender a liderar;
  • entender quais são as competências técnicas exigidas de um líder de sua área de atuação;
  • saber se comunicar bem;
  • conhecer as habilidades necessárias, entre outros.

– Busca por qualificação

Essa vantagem se alinha diretamente com a anterior. A busca constante por qualificação deve ser uma prioridade para qualquer profissional, justamente por abrir portas e tornar mais simples alcançar o sucesso almejado. Entre as vantagens de se qualificar, destacamos especialmente:

  • estar continuamente entre os profissionais de destaque, seja em uma empresa, seja como profissional liberal;
  • conquistar remuneração mais competitiva;
  • ser competitivo no mercado;
  • ter expectativas maiores em relação aos cargos;
  • melhorar a rede de contatos, conversando com demais profissionais de sua área e entendendo alguns de seus desafios, entre outros.

– Controle da ansiedade

Muitas vezes, a ansiedade pode ser prejudicial para que o profissional alcance os objetivos almejados.

Por essa razão, ao elaborar um plano de carreira, você entenderá em qual fase do projeto está, quais são as perspectivas para avançar para a próxima etapa e quais são as ações atuais para que possa se desenvolver de forma contínua.

Tudo isso contribuirá para reduzir essa apreensão, uma vez que você terá uma noção mais clara dos pontos fortes a serem potencializados e dos fracos a serem trabalhados para que esse processo seja mais curto, além de ter um entendimento sobre o que falta para que a meta seja atingida.

– Contribui para a tomada de decisão

Consequentemente, você passa a ter insumos mais precisos para as suas tomadas de decisão, justamente por ter essa visão mais clara de todas as etapas necessárias para alcançar a sua visão de sucesso.

Por meio do plano de carreira, você tem a possibilidade de encontrar aquilo que realmente gosta, traçar metas alcançáveis, além de reduzir as interferências externas que impedem o progresso de suas ações.

4- Como construir um plano de carreira?

A seguir, selecionamos algumas dicas úteis sobre como construir seu plano de carreira. Confira!

– Reflita sobre a sua situação atual

Vamos voltar ao exemplo do profissional que estava em uma empresa e decide seguir a carreira autônoma ou liberal.

Para que ele desse início à sua estratégia e ao seu plano, antes de mais nada seria necessário fazer uma autoanálise, entender qual era a sua perspectiva dentro da organização, o que o esperaria em uma carreira liberal e quais seriam os desafios a serem enfrentados.

Por essa razão, inicialmente é preciso fazer uma análise sobre a sua situação atual. Entenda o seu contexto profissional, quais são as suas expectativas para aquele cargo, o que você almeja — crescer naquela vaga ou buscar por novas oportunidades, por exemplo —, entre outros aspectos relevantes.

Nesse sentido, você terá uma melhor clareza de onde está e aonde deseja chegar, de modo que defina as ações necessárias para que esse caminho seja percorrido sem grandes dificuldades e percalços.

– Saia da zona de conforto

Quem deseja se destacar em sua carreira, independentemente de qual seja o objetivo, precisa sair da zona de conforto. Para isso, pode se desafiar em um período inicial a compartilhar suas próprias opiniões, debater mais de forma sadia e estimular o seu raciocínio em diferentes práticas de seu trabalho. Além disso, é indicado que encare alguns de seus medos, especialmente se eles estiverem diretamente relacionados ao espaço de trabalho.

Conhecer pessoas novas e ambientes distintos também contribuirá para que você conheça outras histórias e se inspire. Muitas vezes, basta um empurrãozinho para ir atrás de seus sonhos, conquistado a partir de experiências de profissionais que fizeram o mesmo!

– Tenha objetivos bem definidos para elaborar estratégias

Ao longo de todo o material, mencionamos sobre alguns possíveis objetivos de quem elabora o seu plano de carreira. Por isso, depois de fazer uma análise sobre a sua atual situação, esse é o passo seguinte, uma vez que vai orientar de forma mais eficaz a chegar nos resultados almejados. Além de ter uma maior clareza nos rumos e seu desenvolvimento profissional, contribuirá para estabelecer metas mais estratégicas e produtivas.

Qual a diferença entre metas e objetivos? Objetivo é algo macro. Exemplo: ser um profissional liberal de sucesso. Metas são os resultados micro que você precisa alcançar para que o objetivo seja atingido.

Para se tornar um profissional liberal de sucesso, é preciso inicialmente fazer cursos, entender qual é a área que deseja focar, quais são os produtos e serviços vendidos (definir um escopo), entre outras estratégias. Essas podem ser as suas metas. Entre as vantagens de estabelecê-las, destacamos:

  • cria um senso de prioridade;
  • oferece um foco maior para as estratégias executadas;
  • contribui para que as etapas sejam seguidas sem tirar a prioridade dos tópicos importantes; entre outros.

– Estimule prazos para as metas

Não basta contar com metas preestabelecidas. É preciso ter prazos para que possa cumpri-las, uma vez que vai contribuir ainda mais para o foco destinado às suas atividades e estratégias. Elas podem ser de curto prazo (realizar algum curso de aperfeiçoamento, desenvolver habilidades, fazer networking etc.), de médio prazo (conseguir se estabelecer no objetivo almejado, por exemplo) e de longo prazo (conquistar frutos financeiros e de reputação positiva devido ao seu trabalho).

– Valide seus objetivos

É comum ter dúvidas se esse realmente é o objetivo desejado para que você esteja satisfeito consigo mesmo no âmbito profissional. Por essa razão, o ideal é validar os seus desejos, de modo que você responda algumas perguntas importantes para refletir melhor, como:

  • por que esse objetivo é importante para a minha carreira profissional?
  • Como eu me sentirei, enquanto pessoa e profissional, quando alcançar esses resultados?
  • Por que isso é importante para mim?.

5- Por que o plano de carreira é importante para jovens?

Conforme vimos, o plano de carreira oferece muitos ganhos para quem o aplica. Mas por que ele é ainda mais importante para jovens?

De acordo com um estudo realizado pela Etalent, em parceria com a Catho, elaborado com 5 mil pessoas entre 18 e 25 anos, 73% desse público considera que o planejamento é importante para a sua trajetória profissional.

Porém, segundo o mesmo levantamento, 26% das pessoas nem sequer chegam a tirar os seus planos do papel, não elaborando nenhuma estratégia para colocá-lo em prática e alcançar os objetivos. Se considerar profissionais que tenham mais de 36 anos, esse número é ainda superior, chegando a 34%.

A seguir, selecionamos alguns pontos que comprovam a importância do plano de carreira para jovens.

– Autoconhecimento

Mais acima, mencionamos sobre a necessidade de fazer uma avaliação sobre a sua atual situação profissional e profissional.

Consequentemente, essa estratégia contribui para ampliar o autoconhecimento, tão importante para ter mais confiança em si mesmo, para deixar de ter medo de contextos diferentes, além de possibilitar a descoberta de sua vocação, seja pessoal, seja profissional.

– Planejamento financeiro

Além disso, o plano de carreira deve ser visto com uma estratégia que vai além de apenas definir metas e prazos.

Existe a necessidade de contar com um planejamento financeiro para mudar de carreira, ou até mesmo iniciar uma, além de definir quais são as capacitações mais importantes necessárias para chegar até o resultado almejado.

A partir disso, você tem a oportunidade de ter uma vida mais equilibrada, de evitar dívidas, além de cortar gastos desnecessários, bem como tem a possibilidade de se programar para poupar e investir.

– Mais qualidade de vida

A qualidade de vida está intimamente ligada à satisfação nos mais diversos âmbitos da vida, tanto pessoais quanto profissionais.

Ao ter um entendimento claro sobre os passos a serem seguidos em sua carreira e dos objetivos pretendidos, conforme dito, vai reduzir a ansiedade, proporcionando maior tranquilidade para exercer as demandas necessárias (como a capacitação para o desenvolvimento da carreira, o planejamento financeiro, entre outros).

Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre o que é o plano de carreira, quais são seus objetivos, além de dicas de como elaborá-lo. Seja qual for a estratégia adotada, contar com um planejamento possibilitará ajustes ao longo de suas ações, potencializando pontos fortes e corrigindo aquilo que pode ser aperfeiçoado, aumentando as chances de sucesso profissional e pessoal.

Gostou das dicas apresentadas e tem alguma outra sugestão que não mencionamos? Deixe seu comentário no post e compartilhe com a gente!