Fique por dentro das principais tendências de trajetória profissional

POSTS

Mesmo sendo por vezes bastante incerta, a trajetória profissional é extremamente relevante, independente da área e do setor de atuação em que você se encontra. Dessa forma, buscar maneiras de impulsionar e estar sempre se atualizando em relação a sua carreira se tornou crucial nos últimos anos.

Um dos principais fatores que fazem com que os profissionais estejam cada vez mais antenados nas novidades é principalmente a tecnologia. Afinal, ela está criando profissões, tipos de trabalho sejam modificados, processos fiquem automatizados e até mesmo extinguindo determinadas ocupações.

Dessa forma, agora que você já sabe a importância do desenvolvimento de carreira, confira cinco tendências extremamente relevantes para este assunto.

5 tendências atuais para a trajetória profissional

Abaixo, vamos listar cinco tendências atuais que vão fazer com que você tenha uma maior possibilidade de obter sucesso na sua trajetória profissional, confira!

Novo modelo de empregabilidade

Principalmente devido à pandemia a flexibilização do trabalho, com o home office tem se tornado cada vez mais comum. Há ainda o modelo híbrido, em que o profissional trabalha alguns dias na semana em casa e outros na empresa. Claro que para algumas profissões este modelo de não é que algumas profissões passem a atuar majoritariamente no modelo remoto.

Além disso, em alguns casos, a contratação de profissionais freelancers ou até mesmo os profissionais autônomos que trabalham apenas em determinados projetos ou por demanda é crescente em algumas profissões, relacionadas a redação de conteúdo, gestão de mídias pagas, designers, entre outras.

Aumento das exigências profissionais

O aumento das exigências profissionais está ocorrendo principalmente pela questão da inserção de ferramentas mais tecnológicas, que auxiliam na produtividade das empresas e automatizam determinados processos. Dessa forma, em quase todas as profissões atualmente, é muito comum visualizar nas vagas de empregos, a familiaridade no uso de determinadas plataformas e softwares.

Diferentes tipos de carreira

Principalmente nos últimos anos, existe uma maior flexibilização relacionada a área de atuação do profissional, dessa forma, se tornou mais comum trabalhar em diferentes áreas de atuação e setores ao longo da carreira profissional, à medida que você vai se especializando ou buscando novos conhecimentos. Além disso, nos últimos anos, determinadas profissões tendências cresceram muito devido ao avanço da tecnologia.

Remuneração fixa e remuneração variável

Anteriormente, as pessoas que ganhavam remuneração variável estavam praticamente todas no setor de vendas, devido ao comissionamento em relação às negociações fechadas pelo vendedor.

Atualmente, é cada vez mais comum, que outras áreas de atuações tenham suas metas próprias. Além disso, que para que aquele determinado setor consiga alcançar, cada um dos indivíduos que atuam nele tenham suas metas pessoais e a partir do alcance delas ou não, eles ganhem uma remuneração variável.

Autogestão

A autogestão e a autonomia, principalmente devido ao trabalho remoto ou a flexibilização do home office se tornou cada vez mais uma tendência. Dessa forma, o gerenciamento excessivo das pessoas acabou sendo deixado de lado por muitas empresas e elas agora cobram resultados dos empregados, independente do número de horas trabalhadas ou outras variáveis.

Seguindo sempre, aos cinco tipos de trajetórias acima, com certeza, você estará sempre capacitado e podendo inclusive ser promovido na empresa que está ou mesmo buscar uma nova.

Se você gostou desse conteúdo e é um profissional liberal, confira 7 dicas que podem impulsionar a sua carreira.