Idade para seguro de vida: quando fazer

DESTAQUES POSTS Seguro de Vida

Embora o brasileiro esteja cada vez mais consciente da necessidade de se preparar para o futuro e da importância das ferramentas que facilitam tal tarefa, ainda existem muitas dúvidas. Entre elas, podemos citar a melhor idade para seguro de vida.

Se levarmos em consideração as funcionalidades do seguro de vida e o modo como elas podem garantir a segurança e organização financeira de famílias, é fácil perceber que ele é fundamental.

Mas, apesar desse resultado óbvio, qual a melhor idade para contratar o serviço? Com a finalidade de responder essa pergunta, preparamos este conteúdo para esclarecer suas dúvidas.

Continue a leitura e entenda, de uma vez por todas, qual o momento ideal para contratar um seguro de vida!

Funcionalidades de um seguro de vida

Antes de descobrir qual a melhor idade para aderir a um seguro de vida, é preciso compreender mais fundo as funcionalidades do serviço e entender como elas tornam a vida de uma pessoa mais conveniente.

Proteção em vida

Muitas pessoas não têm dependentes com quem se preocupar e, por essa razão, chegam à conclusão de que não precisam de um seguro de vida. A grande questão é que, mesmo em vida, o seguro traz mais segurança para o contratante.

Isso ocorre porque as funcionalidades do seguro de vida vão muito além da indenização em caso de morte e cobrem um grande número de eventos em vida. Entre eles podemos citar acidentes graves e doenças.

Assim, ao contratar um seguro de vida que englobe esses benefícios, o segurado passa a contar com um auxílio confiável diante de uma emergência.

Nos tempos atuais, questões como a reforma previdenciária criam muitas dúvidas para os trabalhadores a respeito da proteção com que vão contar diante de um imprevisto que os impossibilite de exercer suas funções.

Em tal contexto, a cobertura do seguro em vida se apresenta como um meio de se precaver em uma situação difícil.

Transferência de patrimônio

Embora o seguro de vida seja uma ferramenta indispensável para pessoas interessadas em garantir proteção em um momento de saúde desfavorável, ele também pode ser utilizado na sucessão patrimonial.

Quando uma pessoa perde a vida, seus bens precisam passar por um longo processo de inventário que, além de deixar dificuldades financeiras à família, ainda torna um momento já muito ruim ainda pior.

Segundo a legislação brasileira, porém, o seguro de vida não passa pelo processo de inventário, de modo que, em um curto período de tempo, os beneficiários do segurado têm acesso à indenização, quando ela se fizer necessária.

Essa funcionalidade aumenta a paz de espírito do contratante do serviço, principalmente se ele tem, sob seus cuidados, dependentes menores de idade ou mesmo maiores que dependam dele financeiramente.

Isso porque, fazendo uso do seguro eles podem manter seu padrão de vida enquanto aguardam o inventário e os demais procedimentos legais serem terminados.

Segurança para família

Por fim, a última e provavelmente mais conhecida funcionalidade do seguro de vida é indenizar os benefícios do segurado no momento em que ele perde a vida. Como foi dito, o processo não passa por inventário, o que o torna mais ágil.

É importante considerar, porém, que seus benefícios vão além de agilidade. Entre eles, podemos citar o fato de que o beneficiário não precisa ter uma ligação de sangue com o segurado.

Desse modo, se o segurado assim desejar, ele pode incluir pessoas fora de sua família entre os benefícios de sua apólice de seguro e garantir a elas uma parte da indenização ou a indenização total.

Portanto, uma pessoa interessada em garantir a segurança de alguém fora de sua família ou em agradecer o trabalho de um colaborador fiel, por exemplo, tem acesso à funcionalidade de que necessita.

Idade para seguro de vida

Avaliando as funcionalidades oferecidas por um seguro de vida, não é difícil perceber que ele apresenta benefícios para todas as faixas etárias. Levando isso em conta, é possível concluir que o serviço é adequado para todas as pessoas, independentemente de sua idade.

Para que o valor justo do seguro seja calculado, alguns dados do contratante são levados em consideração — e a idade é um deles. Portanto, ao contratar um seguro ainda jovem, o segurado conta com preços menores e ainda tem a possibilidade de renovar o seguro.

Seguro de vida para terceira idade

Como pessoas com mais idade tendem a usar mais o seguro de vida do que as mais jovens, a legislação brasileira permite que esse fato seja levado em consideração na hora em que o custo do serviço é calculado.

Mas é importante considerar que existem regras rígidas para que tal cálculo seja realizado. Segundo essas regras, o preço do seguro para um idoso não pode ser seis vezes maior do que o menor valor cobrado pelo serviço.

Por exemplo, digamos que, para a faixa etária mais jovem, o custo do seguro seja equivalente a R$ 80,00. Assim, de acordo com a regra, uma pessoa na terceira idade pode pagar no máximo R$ 480,00 pelo mesmo serviço.

Algumas seguradoras costumam impor um limite de idade para os interessados em contratar os serviços do seguro de vida. Mas segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), a prática é ilegal e o consumidor sujeito a ela deve fazer uma reclamação junto à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) ou junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Por fim, quando falamos a respeito da idade para seguro de vida, é válido ressaltar que, embora a regulamentação aceite o ajuste de preços de acordo com a faixa etária, muitas empresas não o praticam e oferecem o mesmo custo a todos os seus clientes.

Dados os benefícios de um seguro de vida, ele é útil para uma pessoa, independentemente de sua idade. Embora aderir ao serviço o mais cedo possível seja o meio para ter acesso a melhores condições, o que realmente importa é a proteção fornecida pelo seguro. Portanto, mesmo em idades mais elevadas, fazer uso dele é fundamental.

Agora que você entende melhor sobre a idade para seguro de vida, gostaria de ter informações mais detalhadas sobre o serviço? Entre em contato conosco e descubra o seguro ideal para suas necessidades!