Quer empreender na aposentadoria? Saiba como viabilizar esse desejo!

DESTAQUES POSTS Previdência Privada

Aposentar não é mais sinônimo de parar de trabalhar e descansar. O número de aposentados que estão aproveitando o momento para investir em seus próprios negócios cresce gradativamente. Empreender na aposentadoria é mais comum do que você imagina!

Podemos citar aqui o exemplo de Luiz Cláudio Salgado, que decidiu começar um novo negócio com seus filhos aos 68 anos de idade. Eles criaram um estúdio de pilates e hoje contam com mais de 300 credenciados.

Existem diversos exemplos de empreendedores de sucesso que ingressaram na vida dos negócios depois da aposentadoria. Se você ficou interessado no assunto e quer saber o que fazer para abrir o seu próprio negócio, continue a leitura e confira as nossas dicas!

Use a experiência a seu favor

Os aposentados têm uma grande vantagem sobre os jovens que desejam empreender cedo: os anos acumulados de experiência. Se o aposentado deseja investir em um negócio dentro da sua área de atuação, melhor ainda, porque tudo o que você viveu pode ser usado ao seu favor. Seu currículo extenso atrairá os clientes que se sentirão seguros em negociar com uma pessoa tão experiente no assunto.

É claro que o aposentado pode se arriscar e empreender em uma área diferente daquela em que trabalhou ao longo da vida, mas a experiência o ajudará a tomar ações mais certeiras, o que é essencial para o início de um negócio.

Saiba administrar seu tempo

O aposentado que realmente parou de trabalhar tem mais tempo livre para ficar com a família, fazer exercícios, descansar, divertir-se e, é claro, empreender. Essa é uma das vantagens de empreender na aposentadoria: a disponibilidade de tempo. Nós sabemos que a tentação de usar todo o seu tempo para lazer e descanso é grande, mas, para empreender, é preciso ter muita dedicação, então você provavelmente vai ter que reservar boa parte dos seus dias para o novo negócio.

Como você está aposentado e não tem que se dividir para fazer duas tarefas simultaneamente, tempo não será um problema se você souber administrar corretamente os seus dias! É preciso ter foco e lembrar que agora você é o seu próprio chefe, ou seja, não haverá ninguém para recordá-lo de seus deveres e afazeres.

Use a sua renda extra

Uma pessoa aposentada provavelmente já está com a vida estabilizada: tem a sua casa e seu carro próprio, não precisa mais sustentar os filhos e ainda recebe o dinheiro da aposentadoria. Esse é o momento mais que perfeito para começar um investimento!

Caso você tenha um seguro de vida ou qualquer outro rendimento que possa ser utilizado como renda extra, isso pode ajudar a alavancar o seu negócio e pagar as contas enquanto o empreendimento não começa a dar lucros significativos.

Receber a aposentadoria também é uma grande vantagem, pois você não dependerá do seu negócio para sobreviver, o que significa que em momentos difíceis ainda restará o dinheiro da aposentadoria para manter as contas da casa.

Peça ajuda à sua rede de contatos

Ao longo dos anos trabalhando dentro da mesma área, você, com certeza, deve ter conhecido muita gente influente, bons fornecedores e bons funcionários que talvez estejam desempregados. Para abrir um novo negócio é preciso contratar pessoas de confiança e contar com profissionais qualificados, a boa notícia é que você já sabe onde encontrar essas pessoas.

A desvantagem do jovem empreendedor é que ele tem que desbravar o mercado sozinho já que não conhece ninguém. Você, por outro lado, pode pedir o auxílio de outras pessoas que investiram na mesma área que você deseja investir. Embora você já tenha trabalhado nesse mercado, é sua primeira vez como um empreendedor, então seria interessante pedir conselhos de pessoas mais experientes no quesito empreendedorismo.

Faça cursos profissionalizantes

Sejamos sinceros, já faz algum tempo desde que você terminou uma faculdade, especialização ou curso técnico. Embora você tenha uma extensa bagagem, é preciso estar atualizado, pois todo mercado é dinâmico e está sempre em mudança.

Essa é uma desvantagem das pessoas mais velhas, elas geralmente não acompanham as novidades do mundo, principalmente se tratando de tecnologia. Mas isso não significa que você não possa aprender! Faça cursos, leia livros, informe-se de todas as formas possíveis. Outra dica para você, aposentado que deseja se atualizar, é contratar pessoas jovens que estejam dispostas a repassar seu conhecimento.

Não tenha preguiça de repassar o seu conhecimento

Qualquer negócio que se inicia precisa de novos funcionários. É claro que os profissionais mais experientes são os mais visados, afinal eles já estão prontos para o trabalho, mas você não pode deixar de investir em jovens e aprendizes com potencial. Os jovens, além de terem muita energia, querem mostrar o seu valor dentro da empresa, por isso eles estão sempre dando o melhor de si.

O ponto negativo é que eles não têm tanta experiência e, por isso, podem cometer alguns erros. Como dono do empreendimento, é seu dever guiá-los nessa nova jornada e passar todo o conhecimento que você adquiriu durante os anos. Seja paciente, os jovens aprendem rápido e trazem muitos resultados positivos.

Recorra à previdência privada

Muitas pessoas investem em uma previdência privada ao longo da vida mesmo trabalhando de carteira registrada. A previdência privada é uma aposentadoria que não está ligada ao INSS, por isso é chamada de previdência complementar.

O lado bom da previdência privada é que você escolhe o valor e o tempo de contribuição. Todas as suas economias serão bem-vindas durante os primeiros meses, portanto reúna o máximo de dinheiro que conseguir para pagar as contas do seu negócio até que ele comece a dar lucros.

Empreender na aposentadoria é muito mais fácil do que você imagina, talvez esse seja o melhor momento para se começar um novo negócio. Temos certeza que seguindo todas as dicas dadas acima seu negócio será um sucesso, o importante é não desistir. Nunca é tarde para empreender!

Achou as dicas interessantes? Quer ler mais textos como esse? Então assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todas as novidades que acontecem por aqui!