Redes sociais para profissionais liberais

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É inegável a importância das redes sociais para profissionais liberais. Com elas, você divulga seus serviços, eleva a sua reputação e alcança seu público. Mas, assim como as redes sociais podem alavancar a carreira de um profissional liberal, se expor nelas sem muito conhecimento pode comprometer sua imagem. Por isso é preciso pensar em uma estratégia para interagir com o seu público.

Neste texto, você encontrará as melhores dicas para solidificar a sua presença enquanto profissional nas redes sociais e mostraremos qual é a maneira certa de usar essas ferramentas a seu favor. Ficou interessado? Então continue com a leitura!

Mantenha suas redes sociais atualizadas

De nada adianta ter uma conta em todas as redes sociais existentes e não estar presente em nenhuma delas. Para atrair público novo, você precisa manter as suas contas atualizadas. Então já fica a dica: prefira ter apenas duas ou três contas ativas a ter um perfil inativo em todas as redes.

Estar sempre ativo nas redes sociais também é a melhor maneira de criar um relacionamento íntimo com os seus clientes. Por isso o aconselhável é que você crie uma rotina de postagens.

Faça um cronograma na sua agenda e defina qual tipo de postagem você deverá fazer cada dia da semana. Dessa forma, os seus clientes saberão os dias exatos em que haverá novidades nas suas redes e, assim, não perderão nenhuma das suas postagens.

Crie conteúdos e postagens relevantes

Como nós dissemos no tópico acima, as redes sociais de um profissional liberal devem ser recheadas de novidades e postagens. Mas tome cuidado! Postar conteúdos inúteis só para manter a conta atualizada também não é uma boa coisa a se fazer.

Quanto menos conteúdo relevante e inovador você produzir, menos interessados os seus clientes ficarão nas suas postagens e, provavelmente, deixarão de segui-lo em suas redes sociais. Mais uma vez, fique atento à dica: é melhor fazer postagens relevantes três vezes na semana que produzir conteúdo vazio todos os dias.

Vale lembrar que o conteúdo das suas postagens deve variar, por exemplo, um dia você pode postar um texto reflexivo, no outro uma imagem informativa que fale sobre a sua área no setor comercial e, em seguida, compartilhar uma informação pessoal (mas sempre com cuidado para não se expor de maneira negativa nas redes sociais). O importante é ser criativo!

Um conteúdo relevante é aquele que leva informação para seu público ou causa algum entretenimento. Não caia na tentação de falar só sobre você, seus serviços e vantagens deles. Pense em publicações que estejam relacionados a sua área de negócios. Assim, você começa a marcar presença no feed do seu seguidor como alguém que entrega coisas relevantes. No entanto, você não precisa ser sério. Vale a pena apostar na informalidade!

Utilize todos os recursos das redes sociais

Com a evolução das funcionalidades nas redes sociais, usuários podem utilizar diversas ferramentas diferentes para interagir com seus seguidores. Por exemplo, você não precisa ficar preso a somente postar vídeos no Youtube. Agora, a plataforma permite que os canais conversem com seus inscritos por meio da aba comunidade.

O Instagram é muito mais que uma rede social destinada à postagem de fotos. Os usuários podem fazer enquetes, postar vídeos mais longos em seus feeds, fazer os famosos stories e assim por diante. Faça uso de todas essas ferramentas! Como já foi dito antes, quanto mais ativo você estiver em suas redes sociais, maior será o público que você conseguirá alcançar.

Chame o seu público para ações

Dentro do marketing digital, há uma estratégia chamada de CTA (em inglês, call to action) que significa literalmente chamar para ação. Mas o que isso significa na prática? Você já deve ter reparado que na legenda das fotos ou no final dos vídeos as pessoas sempre repetem frases como: “deixe o seu comentário”, “não se esqueça de deixar o seu like”, “me siga em X rede social para ficar por dentro das novidades.” Esse é o famoso CTA!

Convide o seu público para realizar alguma ação, mas seja discreto. Tente convidar as pessoas da maneira mais amigável e natural para que elas realmente sintam vontade de interagir. Não faça esse pedido soar como uma súplica ou uma ordem.

Preserve a sua imagem

Existe uma linha muito tênue entre ser amigo do seu público e expor a sua vida pessoal na internet. Lembre-se que você está usando essas mídias sociais para se promover como profissional liberal e não como pessoa.

Em primeiro lugar, jamais se envolva em assuntos polêmicos. Durante as eleições, algumas marcas podem se posicionar a favor de determinado político e, por isso, perder a confiança dos seguidores.

Em segundo lugar, evite postar qualquer coisa que fuja do assunto principal que é a sua marca ou o seu trabalho. Lembre-se que o seu público está interessado no seu serviço e não em serem seus amigos. Por fim, seja amigo dos seus seguidores mas não seja íntimo.

Fique de olho nas notificações

Tão importante quanto manter a frequência de postagens é atender seu público, que pode entrar em contato por comentários, mensagens e chats. Por isso, é importante manter-se atento e responder assim que possível. Isso desperta uma boa impressão no seu seguidor e pode ajudá-lo a decidir por comprar ou contratar seu serviço.

É importante, no entanto, que você responda às perguntas do seu público com educação e de forma descontraída, principalmente nos comentários de alguma postagem, pois todos terão acesso a sua resposta.

Se você receber uma mensagem negativa ou até mesmo mal-educada, mantenha a calma e responda com educação. Tenha certeza que esse tipo de atitude impressiona e atrai o público.

Agora que você já sabe a melhor forma de usar as redes sociais para profissionais liberais, não tenha medo de investir nesses recursos valiosos! Você consegue atingir um público grande e, assim, a sua chance de crescer aumenta. Não se esqueça de aproveitar ao máximo as funções de cada rede social e oferecer conteúdo que realmente tenham valor.

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