Saiba como funciona a cobertura de acidentes pessoais
DESTAQUES POSTS Seguro de Vida
O seguro de vida é a primeira coisa que vem à cabeça da maioria das pessoas quando o assunto é contratar um seguro, mas existem várias outras opções igualmente vantajosas (que infelizmente são pouco conhecidas), como o seguro residencial, de carro e a cobertura de acidentes pessoais.
Esse ultimo tipo de seguro cobre qualquer evento externo, súbito e involuntário, que possa causar danos físicos à pessoa segurada. A indenização é garantida unicamente em casos de acidentes que resultem em invalidez (parcial ou total) ou morte.
Pensar no amanhã e garantir um futuro seguro é muito mais simples e fácil do que você imagina. Continue com a leitura e saiba tudo sobre o seguro de acidentes pessoais!
Por que contratar um seguro é tão importante?
Qual é a primeira atitude que as pessoas tomam ao comprar um carro novo? O seguro é quase uma obrigação quando o assunto é proteger bens materiais, até mesmo os celulares já saem das lojas com um seguro próprio. Muitos estão acostumados a supervalorizar e proteger tudo o que custou dinheiro, mas poucos são aqueles que cuidam do bem mais importante: a vida.
Os seguros, como o de acidentes pessoais, garantem ao assegurado vários benefícios. Se você ainda não está convencido a contratar um seguro, confira agora algumas de suas vantagens!
Planejamento financeiro
O seguro garante a estabilidade financeira do segurado caso aconteça alguma eventualidade. Quem não tem um bom planejamento financeiro, ou um seguro de acidentes pessoais, acaba ficando desamparado quando algum imprevisto acontece. Contratando o seguro de acidentes pessoais você não precisa se desfazer de nenhum patrimônio e pode manter o mesmo padrão de vida.
Custo-benefício
Levando em consideração todos os benefícios do seguro de vida, o preço a se pagar não é tão caro. Mas, para quem está com um orçamento realmente apertado, a melhor opção é a cobertura de acidentes pessoais. Esse seguro é bem mais em conta que o de vida, e o valor não muda de acordo com a idade do segurado.
Tranquilidade
Não há nada mais satisfatório do que saber que você vai ser amparado até mesmo nos momentos mais difíceis. Imagine só sofrer um acidente e ainda ter que se preocupar com as contas! Toda essa segurança e tranquilidade não tem preço, só quem já passou por uma situação de aperto sabe o quão importante é pensar no futuro.
Qual a diferença entre seguro de vida e seguro de acidentes pessoais?
Enquanto algumas pessoas mal sabem da existência da cobertura contra acidentes pessoais, outras não conhecem as diferenças entre esse seguro e o seguro de vida.
A principal diferença entre essas duas opções está na cobertura do plano. A função do seguro de acidentes pessoais é promover o sustento do indivíduo, ou da sua família, caso ele venha a sofrer algum acidente e fique inválido de forma permanente (total ou parcial) e não possa mais trabalhar.
O seguro também garante a indenização à família caso o assegurado morra em decorrência do acidente sofrido. Esclarecendo as informações, o seguro de acidentes pessoais cobre unicamente as consequências de acidentes.
Já o seguro de vida tem uma cobertura muito mais abrangente, protegendo o beneficiário de acidentes, mortes por causas naturais, doenças e muito mais. Justamente por ser mais completo, o valor do seguro de vida é mais elevado do que o do seguro de acidentes pessoais.
Além do preço, outra diferença é que o valor do seguro de acidentes pessoais não muda de acordo com a idade do segurado, já o seguro de vida tende a ficar mais caro à medida em que a pessoa envelhece.
Mas a boa notícia é que em ambas as opções de seguro a indenização não entra no inventário, logo não pode ser resgatada como pagamento das dívidas do segurado. O valor é pago diretamente para o indivíduo, ou sua família, sendo totalmente isento de taxas e impostos.
Para quem é recomendado a cobertura para acidentes pessoais?
Pessoas que trabalham por conta própria, como empresários e trabalhadores liberais, não têm a garantia de poder continuar recebendo ao se afastarem de seu trabalho por motivo de doença. Essas pessoas necessitam de sua força e boas condições físicas para trabalhar.
Caso elas sofram algum acidente e sejam obrigadas a parar de trabalhar, sua renda do final do mês será prejudicada, por isso o seguro de acidentes pessoais é altamente recomendado nesses casos.
Esse seguro também é indicado para quem trabalha com carteira assinada, mas a empresa não oferece aos funcionários a opção de uma apólice coletiva.
Quais são os tipos de apólice existentes?
No modelo de seguro de acidentes pessoais você pode escolher entre duas opções: individual e coletiva.
Na apólice individual, como o próprio nome já indica, o seguro é contratado diretamente pelo indivíduo interessado. A cobertura do seguro pode ser incrementada de acordo com as necessidades pessoais do contratante. Caso ele sofra algum acidente que o torne inválido, ele próprio recebe a indenização; caso o acidente venha a causar a sua morte, a indenização é entregue aos beneficiários escolhidos por ele.
A apólice coletiva é contratada por uma empresa, associação, clube, sindicado, enfim, um grupo de pessoas que compartilham um interesse em comum. São as instituições que firmam o contrato e representam o grupo perante as companhias seguradoras. Os interessados em participar da apólice coletiva fazem a adesão. A boa notícia é que não existe um número máximo de pessoas que podem fazer parte desse tipo de apólice.
Nos dois casos, é possível adquirir uma cobertura complementar para deixar o seguro de acordo com suas necessidades. Como o seguro de acidentes pessoais é bem mais em conta, compensa fazer esse tipo de negócio.
Contratar um seguro, seja ele de vida seja de acidentes pessoais, é muito importante e devia ser um hábito mais comum entre a população. Afinal, não há como prever o dia de amanhã e é sempre bom estar preparado para tudo, até para o pior.
Este tipo de conteúdo é do seu interesse? Que ler mais textos como este? Então assine a nossa newsletter e fique pode dentro de todas as novidades.