Quer oferecer benefícios para seus funcionários? Veja 7 motivos para contratar um seguro de vida

DESTAQUES POSTS Seguro de Vida

O seguro de vida é um dos benefícios para funcionários que têm como propósito proteger o que um negócio tem de mais valioso: o seu capital humano. Com isso, a empresa se torna mais competitiva no mercado.

Uma apólice de seguro de vida empresarial faz diferença no momento em que um profissional precisa escolher onde deseja trabalhar. Isso porque esse tipo de benefício garante a segurança financeira do colaborador e de seus familiares em casos de falecimento ou incapacidade laboral do titular.

Com esta leitura, você conhecerá algumas das principais razões pelas quais uma organização deve investir no seguro de vida como um forte atrativo do pacote de benefícios da empresa. Confira!

1. Serve como fator motivacional

Obviamente, a oferta de benefícios atraentes aumenta bastante a motivação e o engajamento dos profissionais de uma instituição com as suas tarefas e obrigações diárias. Quando o seu time sente que é valorizado, o clima organizacional é afetado positivamente, melhorando a satisfação de todos. Com isso, o negócio ganha em produtividade e na qualidade das atividades desenvolvidas.

Quando a empresa contrata um seguro de vida para seus trabalhadores, o retorno do investimento acontece com muita rapidez, visto que ela contará com funcionários mais comprometidos na prestação de um serviço impecável aos seus clientes. Essa atitude é muito importante para que o faturamento cresça e, consequentemente, a lucratividade suba.

2. Ajuda na retenção de funcionários

Uma apólice de seguro de vida transforma seu pacote de benefícios em algo mais atrativo para os funcionários. Isso porque esse tipo de seguro dá mais segurança aos colaboradores e aos seus familiares, que são os beneficiários, caso imprevistos sérios aconteçam.

E não é só de casos de falecimento que estamos falando. Hoje em dia, existem diversas coberturas que podem ser incluídas no seguro de vida, como:

  • gastos médico-odontológicos;
  • incapacidade de trabalho por acidente: se o trabalhador se afastar por conta de um acidente, ele recebe uma renda diária;
  • adiantamento da indenização em vida: para uma situação de doença terminal ou crônica;
  • assistência emergencial: em viagens nacionais ou internacionais, por exemplo;
  • assistência funeral: para trâmites burocráticos e despesas do funeral, em caso de morte do titular.

Ao ter um pacote de benefício atrativo, a organização consegue diminuir seu índice de turnover, já que a retenção de talentos está diretamente ligada a essa questão. A vantagem está em reduzir os gastos com processos demissionais e admissionais.

3. Antecipa problemas na empresa

O seguro de vida corporativo possibilita que o estado de saúde dos funcionários seja acompanhado. Quando possíveis riscos à saúde são identificados e antecipados, é possível fazer o tratamento pertinente, de modo a evitar que o problema piore. Assim, garante-se o bem-estar dos trabalhadores.

Um quadro de colaboradores saudável não só aumenta a produtividade, como também reduz de modo considerável o índice de absenteísmo e de afastamentos médicos. Portanto, esse tipo de seguro é uma ótima opção para proporcionar mais qualidade de vida aos trabalhadores.

4. Reduz custos financeiros

Uma grande vantagem desse produto é a relação custo-benefício. Isto é, o ganho e a tranquilidade oferecidos ao empregado são altos, em oposição ao baixo custo que a apólice do seguro de vida representa no orçamento empresarial. Existem planos totalmente customizáveis, permitindo que a organização diversifique as coberturas, de acordo com o que é mais interessante para os seus colaboradores.

O valor do contrato é definido conforme as características de 3 itens:

  • a idade de cada colaborador;
  • o número de coberturas acessórias;
  • o montante da indenização.

Nosso conselho é que o gestor entre em contato com um especialista em seguros para pedir orientação a respeito da composição mais atrativa ao seu quadro de trabalhadores, sem que a instituição seja onerada.

Geralmente, o seguro de vida corporativo é um benefício barato em comparação aos outros, como o convênio médico.

5. Oferece vantagens fiscais

A quantia paga para os prêmios, conforme consta na minuta contratual da apólice empresarial, pode ser abatida em sua integralidade, considerando a base de cálculo do Importo de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ).

A Receita Federal considera essa despesa como um custo operacional, desde que a organização opte pela declaração por Lucro Real, conforme discorre a Lei nº 9.249/95.

6. Dá segurança aos colaboradores

Empregador e empregados saem ganhando com a contratação do seguro de vida. O colaborador é beneficiado com uma melhor condição de trabalho e com o acompanhamento da sua saúde. Já a empresa usufrui de um número menor de faltas e de afastamento por doença.

Além do mais, há o estreitamento da relação entre os dois, já que o trabalhador se sente valorizado. Por isso, o seguro de vida vai muito além do resgate de capital. A contratação de uma apólice desse tipo traz tranquilidade para todos: funcionários, familiares e empresa.

Em um mundo cada vez mais turbulento, poder ter o luxo de não se preocupar com a própria segurança financeira e a dos familiares é um grande privilégio. Afinal, esse investimento minimiza situações difíceis, trazendo paz de espírito a todos.

7. Inclui automaticamente novos funcionários

Quando a empresa contrata um seguro de vida em grupo, não há necessidade de assinar um novo tratado para incluir os funcionários que forem entrando para o time. Também não precisa cancelar contratos de colaboradores que forem desligados.

Esse processo é automático, contanto que o nome do empregado esteja cadastrado no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Dependendo da apólice, pode ser que o contratante tenha apenas de mandar uma relação atualizada do seu quadro de funcionários, mensalmente, à seguradora.

Agora que você já está convencido a respeito das vantagens do seguro de vida empresarial, temos uma boa notícia: qualquer empresa pode oferecer esse benefício para funcionários, não importa o seu tamanho ou ramo de atuação. Inclusive, existem opções a partir de dois empregados. Basta entrar em contato com uma corretora de confiança e credibilidade no mercado para começar a usufruir das benesses desse tipo de seguro com inteligência e sem dores de cabeça.

Para entender mais sobre o assunto, continue sua leitura do post sobre apólice de seguro: tudo o que você precisa saber sobre o tema!