Fechar

Aviso
Devido ao feriado do securitário, não teremos expediente hoje.
Retornaremos nossas atividades dia 17/10.

Blog

Proteção para toda a família!

Home Blog União estável: quando o parceiro da tem direito ao seguro de vida?

União estável: quando o parceiro da tem direito ao seguro de vida?

POSTS

O seguro de vida é um serviço que esta se popularizando cada vez mais, entre as pessoas que buscam um investimento que ofereça tranquilidade financeira para a família caso uma situação adversa aconteça. No entanto, muitas dúvidas podem aparecer no momento da busca por este serviço, e uma delas é referente ao direito de casais em união estável em relação ao seguro do parceiro(a).

São muitas as dúvidas sobre os direitos entre parceiros que se casaram no civil, declararam união estável ou que apenas decidiram morar juntos em vários âmbitos da vida do casal. E em relação ao seguro de vida para pessoas casadas ou em relacionamentos, também é comum aparecer algumas dúvidas.

Muitas pessoas se perguntam, como este serviço “compreende” a união estável? Se apenas o casamento no civil confere o direito ao parceiro(a) a receber a indenização do seguro, ou se casais que declararam união estável também possuem este direito?

Continue a leitura e entenda o conceito de beneficiários. Saiba quem pode ter direito a premiação de seguros de vida, e quais os critérios para declarar união estável.

Qual o conceito de beneficiários?

Toda apólice de seguro, independente do valor, dá ao segurado o direito de escolher seus beneficiários, que pode ser mais de uma pessoa. Por sua vez, beneficiário é a pessoa que irá receber a premiação no caso de sua ausência.

O seguro de vida traz ao segurado um grande benefício que levar uma vida tranquila. Isso porque não tem que se preocupar em como seus dependentes teriam que lidar com sua morte.

Portanto, o ideal é que ao escolher os beneficiários da sua apólice, o segurado selecione seus familiares próximos. Afinal, na situação da ausência do segurado a família serão os mais afetados financeiramente. Neste caso, o segurado poderá incluir seu parceiro ou parceira da união estável como beneficiário de sua apólice.

No entanto, o segurado pode escolher quem quiser para ser seu beneficiário, não existe uma regra que o obrigue a escolher um familiar ou dependente. O seguro de vida não é uma herança e nem entra em inventários, por isso é possível escolher qualquer pessoa para receber a indenização.

E quando o segurado não escolhe os beneficiários?

Quando o segurado por qualquer motivo não aponta os beneficiários da sua apólice, ou se por algum motivo o beneficiário não puder receber a indenização, o valor irá para os herdeiros, de acordo com, os termos legais.

Desta forma, se o segurado(a) estiver em uma união estável no momento de sua partida o parceiro(a) receberá o valor da indenização. Porém, conforme o art. 793 do Código Civil (CC), o companheiro poderá ser indicado como beneficiário, desde que, o segurado seja solteiro ou esteja separado.

E como declarar união estável?

A união estável poderá ser declarada com os dois parceiros em vida, pela via extrajudicial. Neste caso, o casal comparece em um cartório para formalizar a união estável, através de uma “escritura pública”. No entanto, caso um dos parceiros tenha falecido, o conjugue terá de provar a união estável através da via judicial. Para isso será necessário comprovar alguns critérios que definem uma união estável.

uniao-estavel-quando-o-parceiro-da-tem-direito-ao-seguro-de-vida

Seguro de vida é protegida para você e sua família

Quando uma pessoa procura um Seguro de Vida, geralmente, o que se tem em mente é oferecer estabilidade financeira para os entes no momento da sua partida. No entanto, um seguro de vida é um  investimento que pode incluir outras coberturas como, por exemplo, o apoio financeiro em situações repentinas de doença ou de acidente. E as vantagens não param por aí: veja, a seguir, algumas razões pelas quais você deve contratar um seguro de vida.

Agora você já sabe em quais situações os parceiros em união estável, possuem direito á indenização do seguro de vida. Conheça o Vida e Protegida, um seguro de vida acessível e que oferece simplicidade e praticidade na contratação.

Cadastre-se em nossa newsletter

    FECHAR